Nomeação dos Vogais do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Lezíria – ARSLVT

«Deliberação (extrato) n.º 184/2022

Sumário: Designação dos titulares do cargo de vogal do conselho clínico e de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria.

Os mandatos dos titulares do cargo de Vogal do Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria terminaram, pelo que, ao abrigo do disposto nos n.os 1, 4, 5 e 6 do artigo 25.º, conjugado com o n.º 1 do artigo 29.º e artigo 30.º do Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de fevereiro, na redação atual, por deliberação do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P., de 17/12/2021, foram designados para o exercício do mesmo cargo, para um mandato de tês anos, renovável, os seguintes profissionais, conforme notas curriculares em anexo:

Félix Amet de La Rosa Lobelo, Assistente da Carreira Especial Médica, área de Saúde Pública, Delegado de Saúde;

Hugo Miguel Garcia de Sousa, Enfermeiro, da Carreira Especial de Enfermagem, Especialista e Mestre em Saúde Infantil e Pediátrica;

Susana Margarida Figueiredo Salvador, Técnica Superior da Carreira Especial de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica, área de Saúde Ambiental.

As presentes designações produzem efeitos a 17/12/2021.

21 de janeiro de 2022. – O Vogal do Conselho Diretivo da ARSLVT, I. P., Nuno Venade.

Nota curricular

Félix Amet de La Rosa Lobelo

Formação Académica e Profissional:

2018 – Administração Central do Sistema de Saúde. IP, Grau de Especialista na área de Saúde Pública

2015 – Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL), Lisboa, 54.º Curso de Especialização em Saúde Pública

2011 – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade de Porto, Portugal, Grau de Mestre em Medicina, equivalência concedida à Licenciatura obtida na Colômbia

2004 – Universidade Libre de Barranquilla – Colômbia, Médico e Cirurgião

Experiência Profissional:

2018 – Presente – Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Lezíria – Santarém, Portugal, Médico Assistente da carreira médica de Saúde Pública – Delegado de Saúde

2018-2017- ACES Lezíria, Santarém – Portugal

2017-2014 – ACES Baixo Mondego, Coimbra – Portugal, Internato Médico em Saúde Pública

2013 – Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Coimbra – Portugal, Internato Ano Comum

2012-2011 – ACES Oeste Norte, Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, Nazaré – Portugal, Médico de Clinica Geral e Familiar

2011-2007 – Emermedica S.A – Colômbia, Médico na Atenção Pré-hospitalar

2006 – Hospital San Francisco de Gacheta, Colômbia, Médico Clínica Geral

2005 – Secretária Departamental de Saúde, Guaínia – Colômbia, Médico em Serviço Social Obrigatório

Outras Atividades:

Desde janeiro de 2019, Responsável Local pelo Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) no ACES Lezíria.

Desde fevereiro de 2019, Orientador de Formação para os Estágios de Saúde Publica da Formação Geral do Internato Médico na Unidade de Saúde Pública do ACES Lezíria.

Desde abril de 2019, Elemento Representante da Saúde Pública no Núcleo de Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco/Equipa para a Prevenção de Violência no Adulto (ASCJR/EPVA) do ACES Lezíria.

Desde maio de 2019, Médico Interlocutor no Programa Nacional de Saúde Escolar nos Concelhos de Chamusca, Rio Maior, Coruche e Golegã do ACES Lezíria, tendo assumido o papel de Gestor Local do PNSE no ACES Lezíria em outubro de 2021.

Desde setembro de 2019, Gestor Local pelo Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral no ACES Lezíria.

Desde janeiro de 2021, Orientador de Formação Especializada em Saúde Pública, no ACES Lezíria.

Competências:

Línguas: espanhol (Nativo) – português (B1).

Competências de Comunicação: Boa capacidade de comunicação para as diferentes plateias.

Competências digitais: Uso eficiente de Microsoft Office, uso razoável do programa SPSS.

Competências relacionadas com o trabalho: responsável pela formação de profissionais, capacidade de dinamismo de equipas.

Nota curricular

Hugo Miguel Garcia de Sousa

Formação Académica:

(ver documento original)

Experiência Profissional:

Enfermeiro no Centro de Saúde do Cartaxo, a desempenhar funções no âmbito de vários projetos e programas de saúde nacionais (8/2003-2/2007).

Enfermeiro nos Estabelecimentos Prisionais de Alcoentre e Vale de Judeus (2003-2008).

Corresponsável pela criação e implementação da Unidade de Saúde Familiar D. Sancho I (2006-2007).

Enfermeiro de família na USF D. Sancho I, ACES Lezíria (de 2/2007 até à data).

Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na USF D. Sancho I (de 2/2007 até à data).

Responsável pela gestão da equipa de enfermagem e gestão de materiais na USF D. Sancho I (de 2/2007-12/2017).

Elemento de Conselho Técnico da USF D. Sancho I (de 2/2007 até à data).

Elemento do Observatório da Ordem dos Enfermeiros para os Cuidados de Saúde Primários (2008-2010).

Responsável pelo projeto USF D. Sancho I mais perto de si – Sorrisos no presente e no futuro – Projeto vencedor da Missão Sorriso 2014.

Responsável pelo Projeto de Certificação da Qualidade da USF D. Sancho I, pelo Ministério da Saúde (2014 até à data).

Enfermeiro em Funções de Chefia na USF D. Sancho I (de 12/2017 até 10/2018).

Integra a Direção de Enfermagem do ACES Lezíria (de 12/2017 até à data).

Integra o Conselho Coordenador de Avaliação dos Enfermeiros do ACES Lezíria (de 12/2017 até à data).

Vogal do Concelho Clínico e de Saúde do ACES Lezíria desde 25/10/2018 até à data.

Enfermeiro em Funções de Direção e Chefia no ACES Lezíria desde 11/2018 até à data.

Integra a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes da Lezíria desde 11/2018 até à data.

Integra a Unidade Coordenadora Funcional da Criança e do Adolescente desde 11/2018 até à data.

Enfermeiro cooperante na formação de enfermeiros, nos ensinos clínicos ao nível da formação pré e pós-graduada, da Escola Superior de Saúde de Santarém, ensino teórico-prático, (de 2004 até à data).

Professor convidado ESSS equiparado a professor adjunto – Ensino Teórico Mestrado e Especialidade de Saúde Infantil e Pediátrica e Ensino Clínico no estágio do 4.º Ano do Curso de Licenciatura (de 2012 até 2019).

Atividade Científica:

Foi autor e coautor de diversos trabalhos divulgados em congressos nacionais e internacionais, no âmbito da saúde infantil, parentalidade e da gestão de unidades de saúde.

Nota curricular

Susana Margarida Figueiredo Salvador

Licenciada em Saúde Ambiental desde 2001, pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra e detém a cédula profissional n.º C-010188177.

É mestre em Segurança e Higiene do Trabalho, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa desde janeiro 2021.

Ingressou na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT, IP) em 1999 e, atualmente, exerce funções de Técnica Superior de Diagnóstico e Terapêutica – área de Saúde Ambiental na Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Lezíria.

Possui pós-graduação/especialização em Higiene e Segurança no Trabalho, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e especialização em Proteção Civil – Riscos Naturais e Tecnológicos pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Foi designada como Vogal do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Lezíria, a 28 outubro de 2018.

É membro da Comissão de Qualidade e Segurança do Doente, desde 2 de fevereiro 2019 e renovado a 8 outubro de 2021.

É técnica superior de segurança no trabalho, com o CAP n.º 0310/1244/02, integrando a Equipa Regional de Saúde Ocupacional de 2004 a 2012, a Equipa Regional de Saúde e Segurança no Trabalho da ARSLVT, IP desde 2012 e a Equipa Operacional para a Saúde e Segurança no Trabalho do ACES Lezíria desde 2014.

É formadora, com o CAP n.º EDF 9304/99, ministrando vários cursos de formação nas áreas de Saúde Pública e Ambiental, Segurança e Saúde no Trabalho e Proteção Civil aos profissionais de saúde do ACES Lezíria e colaborando com entidades externas na formação e sensibilização em matérias de Saúde Pública e Segurança e Saúde no Trabalho.

Detém formações profissionais nas áreas de Gestão Ambiental e Auditorias de Qualidade e Ambiente, pelo Instituto de Superior de Línguas e Administração de Santarém, na área de Segurança e Saúde no Trabalho – atualização Técnica e Científica, Ergonomia – Ergonomia e Trabalho Informatizado e Ergonomia e Movimentação de Cargas pela Academia de Formação da ARSLVT, IP, e na área da Promoção da Segurança e Prevenção dos Acidentes em Meio Escolar e Peri-escolar, pela Direção-Geral da Saúde.

Coautora de várias publicações da ARSLVT, IP: “Segurança e Saúde no Trabalho – Gestão do risco profissional em estabelecimentos de saúde, 2010”; “Prevenção nos balneários da doença dos legionários – Manual de boas práticas, 2011”; “Proteção Civil e Autoridade de Saúde: estrutura, articulação e atribuições, 2011”; “Alterações Climáticas e Saúde Humana – Gestão do risco para a saúde da população da região de Lisboa e Vale do Tejo, 2012” e “Seca, Água, Ar e Alimentos – Agir em saúde e proteção civil, 2013”.

Em 2007 integrou o Grupo Técnico para as Emergências em Saúde Pública e o Grupo de Trabalho Regional para as Ondas de Calor do Centro Regional de Saúde Pública de Lisboa e Vale do Tejo, colaborando na elaboração do Plano de Contingência para Ondas de Calor 2007 da ARSLVT, IP e sua monitorização. Em 2008 participou no estudo sobre “Legionella em Lagos e Fontes Ornamentais”, do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Em 2011 integrou o Grupo de Trabalho Sectorial SAÚDE HUMANA, da Direção-Geral da Saúde, para a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas, e o Grupo Regional “Saúde e Alterações Climáticas” de Lisboa e Vale do Tejo. Integrou ainda o Grupo Técnico para a Proteção Civil – vertente Autoridades de Saúde, do Departamento de Saúde Pública de ARSLVT, IP.

Desde 2009 que assume a gestão dos resíduos hospitalares do ACES Lezíria. Elaborou e monitoriza o Plano de Gestão de Resíduos Hospitalares – Manual de Procedimentos do ACES Lezíria.

Desde 2010 tem colaborado nos processos de Acreditação de Qualidade de Unidades de Saúde no ACES Lezíria, nos standards relativos aos Profissionais: Desenvolvimento profissional e formação, e aos Processos de Suporte: Estrutura, equipamento e fornecedores.

Em 2011 e 2012 coadjuvou as funções da Autoridade de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo no Departamento de Saúde Pública da ARSLVT, IP.

Em 2014 participou no Grupo de Trabalho para a elaboração do Plano Prévio de Intervenção para Ondas de Calor no ACES Lezíria, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém da Autoridade Nacional de Proteção Civil, e atualmente faz parte do Grupo de Apoio à Decisão.

Em 2019 foi orientadora de estágio do 4.º ano do curso de licenciatura em Saúde Ambiental, pela Escola superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.»