Notícias em 18/02/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 717 | 17/02/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 717 | 17/02/2022 – DGS

COVID19 |Relatório de Situação nº 717 | 17/02/2022

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação


Norma nº 002/2021 de 30/01/2021 atualizada a 17/02/2022 – DGS

Norma nº 002/2021 de 30/01/2021 atualizada a 17/02/2022

Campanha de Vacinação Contra a COVID-19


Decreto-Lei n.º 23-A/2022 – Diário da República n.º 35/2022, 2º Suplemento, Série I de 2022-02-18
Presidência do Conselho de Ministros
Altera as medidas aplicáveis no âmbito da pandemia da doença COVID-19

Resolução do Conselho de Ministros n.º 25-A/2022 – Diário da República n.º 35/2022, 2º Suplemento, Série I de 2022-02-18
Presidência do Conselho de Ministros
Declara a situação de alerta no âmbito da pandemia da doença COVID-19

Despacho n.º 2181-B/2022 – Diário da República n.º 35/2022, 2º Suplemento, Série II de 2022-02-18
Economia e Transição Digital, Negócios Estrangeiros, Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes dos Ministros de Estado, da Economia e da Transição Digital e de Estado e dos Negócios Estrangeiros, das Ministras da Administração Interna e da Saúde, do Ministro das Infraestruturas e da Habitação e do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional
Determina as medidas aplicáveis em matéria de tráfego aéreo, aeroportos, fronteiras marítimas e fluviais e define os termos e requisitos do respetivo sistema de verificação, bem como a supervisão do seu funcionamento


Dose de reforço recomendada a pessoas com imunossupressão grave – DGS

Dose de reforço recomendada a pessoas com imunossupressão grave

 A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a vacinação com uma dose de reforço em pessoas com imunossupressão grave que receberam uma dose adicional para completar o esquema vacinal primário, com o objetivo de aumentar a proteção desta população contra a COVID-19. 

A vacinação com dose adicional foi anteriormente recomendada à população com imunossupressão grave, de forma a possibilitar um nível de proteção adequado e idêntico ao esquema vacinal primário da população em geral. 

Apelo à dose de reforço na grávida 

Atualmente, em Portugal, a dose de reforço é recomendada para pessoas com 18 ou mais anos de idade, estando já as grávidas incluídas na população abrangida. Para a proteção atempada, a Norma salvaguarda, ainda, que a vacinação na grávida é prioritária, pelo risco acrescido de complicações relacionadas com a COVID-19 neste grupo. 

Norma 002/2021 da DGS inclui também orientações sobre a transcrição dos atos vacinais noutros países e completude dos esquemas vacinais primários iniciados e a administração de doses subsequentes, com efeito a partir de 17 de fevereiro de 2022. 


Vacinação contra a Covid-19

18/02/2022

Grávidas podem iniciar vacinação em qualquer altura da gravidez

As grávidas podem iniciar o processo de vacinação contra a Covid-19 em qualquer altura da gravidez, segunda a norma da campanha de vacinação da Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizada esta quinta-feira, dia 17 de fevereiro.

Apesar da norma anterior afirmar que «não existe idade gestacional limite para o início da vacinação», a DGS recomendava que a vacinação da grávida ocorresse a partir das 21 semanas de gestação, após a realização da ecografia morfológica. Na norma hoje atualizada, a DGS diz que «não existe idade materna ou gestacional limite para o início da vacinação».

«A vacinação contra a Covid-19 na grávida deve respeitar um intervalo mínimo de 14 dias em relação à administração de outras vacinas. No entanto, se necessário, para a vacinação atempada, poderá ser utilizado qualquer intervalo, incluindo a coadminstração em relação à vacina contra a gripe e à vacina contra a tosse convulsa», explica.

Salienta ainda que «a administração de imunoglobulina anti-D na grávida não deve ser adiada», podendo ser administrada no mesmo dia ou com qualquer intervalo de tempo em relação à vacina contra a Covid-19.

Num comunicado divulgado na quinta-feira, a DGS apelou às grávidas para fazerem a dose de reforço da vacina, sublinhando que a vacinação das grávidas é prioritária, «pelo risco acrescido de complicações relacionadas com a covid-19 neste grupo».

Para saber mais, consulte:

DGS > Norma nº 002/2021 de 30/01/2021 atualizada a 17/02/2022


Novo Balcão SNS 24

18/02/2022

Freguesia de Arranhó, em Arruda dos Vinhos, com novo serviço

Foi inaugurado esta sexta-feira, dia 18 de fevereiro, um novo Balcão SNS 24, que vai funcionar na Junta de Freguesia de Arranhó, no concelho de Arruda dos Vinhos.

O novo Balcão SNS 24 vai facilitar o apoio a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e sem condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Integrado no Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo, este balcão representa uma maior proximidade da população local aos vários serviços digitais de saúde, através do apoio assistido de colaboradores devidamente habilitados.

Os Balcões SNS 24 possibilitam o acesso facilitado que permite marcar consultas, renovar receitas, entre outros serviços do SNS, e do acesso mediado que possibilita, por exemplo, realizar uma teleconsulta e obter os certificados digitais Covid da UE.

Com a inauguração deste espaço, a região de Lisboa e Vale do Tejo passa a contar com 10 balcões e o país disponibiliza 131 Balcões SNS 24, que resultam da parceria entre as Administrações Regionais de Saúde, a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, os municípios e as juntas de freguesia.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias


Recolha de sangue na Guarda

18/02/2022

Próxima ação de colheita decorre no dia 21 de fevereiro

A Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda vai receber, no dia 21 de fevereiro, mais uma iniciativa de recolha de sangue.

A colheita será efetuada por uma equipa de profissionais do Instituto Português do Sangue e Transplantação e decorrerá entre 10h00 e as 19h00 (com intervalo entre as 13h e as 14h 30).

A Unidade Local de Saúde da Guarda, o Instituto Politécnico Guarda e o Instituto Português do Sangue e Transplantação apelam à importância social desta ação solidária e contam com a ajuda de voluntários para a dádiva de sangue.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde da Guarda – http://www.ulsguarda.min-saude.pt/


Hospital de Ovar sem Papel

18/02/2022

Nova plataforma desmaterializa registos no Bloco Operatório

A plataforma Patient.Care (BSIMPLE), recentemente instalada no Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar), permite desmaterializar os registos no Bloco Operatório, aprofundando, desta forma, o processo que decorre nesta unidade no âmbito do projeto HOSP: Hospital de Ovar sem Papel.

«Este projeto em concreto consiste na adoção de uma solução informática que visa estender o nosso processo de desmaterialização ao ambiente do bloco operatório», diz o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.

«Pretende-se com esta aplicação dotar o serviço de anestesiologia de um registo clínico que, de uma forma automatizada, recolhe dados dos diferentes dispositivos existentes, facilitando a prática clínica aos profissionais de saúde», salienta Eulália Sá, responsável médica do Bloco Operatório e Serviços Cirúrgicos.

Este sistema – desenvolvido em colaboração com equipas médicas e de enfermagem – destaca-se, essencialmente, pela forma como trata e apresenta os dados clínicos e administrativos; pela facilidade de adaptação e parametrização; pela interoperabilidade com os vários dispositivos e sistemas existentes e pela capacidade em se adaptar a novas realidades que surjam no dia-a-dia do contexto cirúrgico.

A facilidade com que se consegue obter relatórios estatísticos, que tanto servem para a gestão, estudos clínicos, publicações ou controlo de diferentes áreas da unidade, são também uma mais-valia destas plataformas.

Para saber mais, consulte:

HFZ-Ovar > Notícias


CHVNGE | Hipertensão

18/02/2022

Serviço de medicina interna distinguido enquanto Centro de Excelência

O serviço de medicina interna do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) foi distinguido, no passado mês de janeiro, enquanto Centro de Excelência para a Hipertensão, pela Sociedade Europeia de Hipertensão, tornando-se o quarto a nível nacional.

Vitor Paixão Dias, coordenador da unidade de hipertensão arterial e risco cardiometabólico do CHVNGE, aponta «o reconhecimento internacional e interpares, bem como o envolvimento em projetos de cariz científico envolvendo os diversos Centros de Excelência dispersos pelo mundo» como algumas das mais-valias da distinção recebida, o que «irá permitir a troca de conhecimento médico de excelência para o tratamento da hipertensão arterial (HTA)».

Neste centro, de acordo com dados de 2019, tendo em conta os anos atípicos de 2020 e 2021 por causa da pandemia, eram seguidos 719 utentes. Destes resultaram um total 1410 consultas, das quais 166 primeiras consultas (12%). São ainda realizados, em média, cerca de 200 monitorizações ambulatórias de pressão arterial de 24 horas.

A consulta de HTA tem a possibilidade de realizar a avaliação não invasiva da rigidez arterial e da pressão aórtica central, importantes parâmetros para avaliar a verdadeira repercussão da pressão arterial nos chamados órgãos alvo (cérebro, coração, rim, circulação arterial periférica e retina).

Vitor Paixão Dias recorda que «a HTA constitui o principal fator de risco de morbi-mortalidade vascular, sendo esta a principal causa de morte em Portugal e em todos os países desenvolvidos.»

Para saber mais, consulte:

CHVNGE > Notícias


Rastreio do Cancro da Mama

18/02/2022

Região Centro com nova unidade móvel de rastreio

O rastreio do cancro da mama na região Centro passou a contar, este mês de fevereiro, com uma nova unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A nova unidade móvel de mamografia, que se encontra localizada, até maio, junto ao Centro de Saúde de Pombal, encontra-se equipada com tecnologia mamográfica digital direta preparada para a tomossíntese e vem reforçar a resposta na deteção precoce do cancro da mama no centro do país.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Centro > Notícias


Novo sistema de atendimento

18/02/2022
teleconsulta_650

Sistema call back entrou em funcionamento no ACES do Porto Oriental

O sistema call back, que permite devolver chamadas não atendidas, entrou em funcionamento esta sexta-feira, dia 18 de fevereiro, nas 10 unidades do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Porto Oriental, tendo, no período experimental, alcançado taxas de atendimento na ordem dos 90%.

De acordo com o diretor executivo do ACES Porto Oriental, Álvaro Pereira, «com esta ferramenta, a chamada é devolvida ao utente e essa pequena nuance permite que, no fundo, o secretário [da unidade de saúde] consiga organizar o seu tempo de forma conseguir atender os utentes presencial e devolver a chamada».

O sistema que entrou hoje em funcionamento no ACES Porto Oriental estava a ser testado em cinquenta unidades de saúde da área da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), onde o projeto arrancou, com resultados muito promissores.

«Nós passámos de uma taxa de eficácia de atendimento de 10% a 20% para uma taxa [média] de 80% a 90%. Na maioria dos dias é de 100%», observou, clarificando que os dados indicados foram recolhidos durante o período experimental do sistema.

A aplicação permite também substituir o atendimento presencial por uma gravação que coloca à disposição do utente um conjunto de opções, tais como, marcação de consulta do dia ou consulta programada ou renovação receitas, entre outros. Quando a opção é selecionada pelo utente, a aplicação procede então à gravação do número que fez o contacto, gerando depois uma tarefa (ordenada pela hora da chamada e pelo motivo).

Através dessa mesma aplicação, explica o responsável, é feita uma chamada «no mais breve tempo possível» para o utente.

De acordo com o dirigente, «na próxima semana, (o sistema) vai ser implementado no ACES da Póvoa/Vila do Conde. Depois na semana a seguir para o ACES Gerês/Cabreira. A ideia é um agrupamento por semana, e espera-se que no espaço de três meses, é esse o plano, toda a Região Norte esteja coberta com esse sistema».


CHMT retoma visitas

18/02/2022

Hospitais do Médio Tejo retomam visitas a partir de 19 de fevereiro

As três unidades hospitalares do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) – Abrantes, Tomar e Torres Novas – vão retomar as visitas hospitalares, a partir de sábado, dia 19 de fevereiro.

Em comunicado, o CHMT explica que a atual evolução epidemiológica do país e dos concelhos da sua área de abrangência permite uma reversão da medida de suspensão temporária de visitas, que tinha sido acionada no dia 12 de janeiro para salvaguarda da segurança de utentes e profissionais.

Assim, as visitas aos serviços de internamento passarão a ser realizadas diariamente entre as 15 e as 18 horas, restringindo-se a uma visita por doente, com a duração máxima de 30 minutos.

Os visitantes deverão apresentar comprovativo de vacinação há pelo menos 14 dias, com dose de reforço de uma vacina contra a Covid-19; ou resultado negativo de um teste de antigénio, realizado até 24 horas antes; ou de um teste PCR, realizado até 72 horas antes da visita. É ainda admitido o certificado digital de recuperação.

As visitas em Áreas Dedicadas à Covid-19 devem ocorrer preferencialmente via contacto telefónico ou videochamada, sendo disponibilizados para esse efeito equipamentos eletrónicos pela instituição.

Para saber mais, consulte:

CHMT – http://www.chmt.min-saude.pt/


Prémio Bial de Biomedicina 2021

18/02/2022

Ministra da Saúde participa na cerimónia que entregou o prémio ao imunologista Drew Weissman

A Ministra da Saúde, Marta Temido, participou esta sexta-feira, dia 18 de fevereiro, na cerimónia de entrega do Prémio Bial de Biomedicina 2021 ao imunologista norte-americano Drew Weissman, que liderou a equipa de investigadores que integra Katalin Karikó, vice-presidente da BioNTech, dupla que desenvolveu a tecnologia que serviu de base à vacina contra a Covid-19.

O Prémio foi atribuído a um estudo pré-clínico de uma vacina contra o vírus Zika baseada na tecnologia genética de ARN mensageiro, atualmente utilizada em duas vacinas para a Covid-19.

Drew Weissman, imunologista, liderou a equipa que publicou o estudo agora premiado.

“As vacinas de ARNm contra a covid-19 estão a tornar-se mais potentes” e que, “possivelmente, no futuro, uma única imunização pode ser suficiente e os reforços não serão necessários”, observou Drew Weissman.

O Prémio Bial de Biomedicina, no valor de 300 mil euros, é concedido pela Fundação Bial, que distingue, desta forma, um trabalho na área biomédica que tenha sido publicado após 1 de janeiro de 2012 e que traduza resultados de “excecional qualidade e relevância científica”. O júri da edição de 2021 foi presidido pelo neurocientista Ralph Adolphs, professor de psicologia, neurociências e biologia no Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos.

 

A Ministra da Saúde, Marta Temido, acompanhada pelo presidente da Fundação Bial, Luís Portela

 


Colocação de produtos biocidas no mercado nacional

Colocação de produtos biocidas no mercado nacional

A Direcção-Geral de Saúde procedeu à atualização:

  • Das listas de produtos biocidas com Autorização de Venda (AV) emitida.
  • Das minutas a submeter pra os diferentes tipos de pedidos à DGS.
  • Salienta a publicação da Portaria  n.º 76/2022, de 3 de fevereiro, que fixa as taxas devidas pelos serviços prestados e os encargos associados, relativos à disponibilização no mercado e à utilização de produtos biocidas, em vigor a partir de 31 de março de 2022. 

Para informação mais detalhada consulte a respetiva área.


Instituto Ricardo Jorge disponibiliza nova versão da Tabela de Composição de Alimentos

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge disponibiliza nova versão da Tabela de Composição de Alimentos

18-02-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, publicou uma nova versão online da Tabela de Composição de Alimentos, documento de referência nacional para a composição de alimentos consumidos em Portugal. Esta edição contempla dados de 1307 alimentos referentes a 42 componentes/nutrientes (Energia, Macroconstituintes, Ácidos Gordos, Colesterol, Vitaminas e Minerais), sem valores omissos.

A nova versão (5.0) da Tabela de Composição de Alimentos (TCA) está já disponível no site PortFIR, através deste link, sendo possível descarregá-la em formato Microsoft Excel, bem como fazer pesquisas online através, por exemplo, de palavras-chave, grupos de alimentos, componentes ou lista alfabética e comparar alimentos.

A introdução de novos alimentos foi feita, principalmente, com base no Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (2015-2016), com relevância para os alimentos consumidos pelo grupo da população que declarou ter um padrão de consumo alimentar vegetariano, cuja amostragem e determinações dos componentes foi feita nos laboratórios do INSA. Foi também efetuada uma revisão dos alimentos existentes na TCA, quer relativamente à sua descrição quer ao teor dos respetivos componentes, bem como a exclusão dos produtos que já não existem no mercado.

A atualização da TCA é um trabalho permanente e realizado em linha com os alimentos consumidos pela população portuguesa, com a evolução dos métodos analíticos e de acordo com critérios de qualidade estabelecidos internacionalmente. Desde 2017 que o INSA publica atualizações da TCA anuais, cujo acesso é livre.


Dia Mundial das Doenças Raras 2022: conheça o programa

imagem do post do Dia Mundial das Doenças Raras 2022: conheça o programa

18-02-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinala, dia 28 de fevereiro (09.30), o Dia Mundial das Doenças Raras com um evento online intitulado “Sensibilizar, conhecer e promover a mudança para 6% da população”. A iniciativa, que será transmitida através da plataforma Zoom, visa sensibilizar o público para a temática das doenças raras, mas também dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nesta área por diferentes entidades e instituições.

programa da sessão encontra-se dividido em três painéis subordinados aos temas “Sensibilizar”, “Criar conhecimento” e “Ser agente de mudança”. Organizado pelo INSA, Direção-Geral da Saúde, União das Associações das Doenças Raras de Portugal – RD Portugal, National Mirror Group do European Joint Programme for Rare Diseases, Orphanet, Fundação para a Ciência e Tecnologia, e pela Associação de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, o evento tem participação gratuita, podendo a inscrição ser efetuada aqui.

Criado pela EURORDIS-Rare Diseases Europe em 2008, o Dia Mundial das Doenças Raras é comemorado anualmente no último dia de fevereiro, em mais de 80 países, com o objetivo de sensibilizar o público e os decisores políticos para as doenças raras e o seu impacto na vida dos doentes e famílias. A EURORDIS é uma aliança não-governamental, sem fins lucrativos, que reúne mais de 700 associações de doenças raras, de mais de 60 países, que trabalham juntas para melhorar a vida dos 30 milhões de pessoas com doenças raras na Europa.

As doenças raras são doenças crónicas maioritariamente debilitantes e muitas vezes fatais precocemente, que requerem esforços combinados especiais de várias áreas de intervenção, onde têm grande papel a investigação genética e farmacológica, os produtos de apoio e as respostas sociais ou a satisfação de necessidades educativas especiais, a fim de permitir que os doentes sejam tratados, reabilitados e integrados na sociedade de forma mais eficaz. Estima-se que, em Portugal, existam cerca de 600 a 800 mil pessoas portadoras destas doenças.

Dia Mundial das Doenças Raras 2022 | Sensibilizar, conhecer e promover a mudança para 6% da população