Notícias em 04/04/2022

COVID19 |Relatório de Situação Semanal nº 742 | 22/03/2022 a 28/03/2022

COVID19 | Relatório de Situação Semanal nº 742 | 22/03/2022 a 28/03/2022 – DGS

COVID19 |Relatório de Situação Semanal nº 742 | 22/03/2022 a 28/03/2022

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação Semanal


Relatório de Monitorização da Situação Epidemiológica da COVID-19 nº 3

Relatório de Monitorização da Situação Epidemiológica da COVID-19 nº 3

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgam o relatório n.º 3 de monitorização da situação epidemiológica da COVID-19.

Da análise dos diferentes indicadores, a epidemia de COVID-19 mantém transmissibilidade muito elevada, embora com ligeiro decréscimo. O sistema de saúde apresenta capacidade de acomodar um aumento de procura por doentes com COVID-19. O impacto na mortalidade geral é reduzido, não obstante a mortalidade específica de COVID-19 se encontrar acima do valor de referência definido pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC). Deve ser mantida a vigilância da situação epidemiológica da COVID-19 e recomenda-se a manutenção das medidas de proteção individual nos grupos de maior risco e a vacinação de reforço.

Do presente documento, destacam-se ainda os seguintes pontos:

  • O número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19, por 100 000 habitantes, acumulado nos últimos 7 dias, foi de 681 casos, com tendência decrescente a nível nacional e nas regiões do Centro, Lisboa e Vale do Tejo e do Alentejo, e estável nas restantes.
  • O R(t) apresenta um valor inferior a 1 a nível nacional (0,97) e em todas as regiões do Continente à exceção da região Norte, indicando uma tendência decrescente.
  • O número de pessoas com COVID-19 internadas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no Continente revelou uma tendência decrescente, correspondendo a 24% (no período em análise anterior foi de 25%) do valor crítico definido de 255 camas ocupadas.
  • A razão entre o número de pessoas internadas e infetadas foi de 0,13 com tendência estável. Este valor é inferior aos observados em ondas anteriores, indicando uma menor gravidade da infeção do que a observada anteriormente.
  • A linhagem BA.2 da variante Omicron é claramente dominante em Portugal, estimando-se uma frequência relativa de 95% à data de 28 de março de 2022.
  • A mortalidade específica por COVID-19 (28,0 óbitos em 14 dias por 1 000 000 habitantes), apresenta uma tendência estável, a partir da segunda quinzena de março.
  • A mortalidade por todas as causas encontra-se dentro dos valores esperados para a época do ano, o que indica reduzido impacto da pandemia na mortalidade, apesar do valor da mortalidade específica por COVID-19 se encontrar acima do limiar definido pelo ECDC.


Portugal já efetuou mais de 40 milhões de testes

02/04/2022
banner-testes-comparticipados_130721

Esforço de testagem desenvolvido testemunha sentido de responsabilidade dos portugueses

Portugal já efetuou mais de 40 milhões de testes à covid-19. “Portugal alcançou, dia 30 de março, um total de 40.026.768 testes para deteção de SARS-CoV2, desde o início da pandemia”, de acordo com comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde, que não inclui dados referentes aos autotestes.

Entre estes, contabilizam-se 20,7 milhões de testes TAAN/PCR e cerca de 19,3 milhões de testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional. Este número resulta do “esforço de testagem desenvolvido pelo país, sobretudo, ao longo do último ano”.

Em dezembro de 2020, Portugal realizava, em média, cerca de 34.000 testes por dia, mês em que foram efetuados 1.060.641 testes.

No mesmo mês do ano seguinte, contabilizaram-se 174.000 testes por dia, tendo-se verificado um máximo de testagem diária em 30 de dezembro (402.756) e um total mensal de 5.404.737 testes.

“Os mais de 40 milhões de testes à covid-19 efetuados desde o início da pandemia demonstram bem a capacidade que Portugal teve para fazer face às necessidades de testagem em função das várias situações epidemiológicas que se verificaram, sendo motivo de satisfação e reconhecimento público pelo sentido de responsabilidade demonstrado pelos portugueses, que corresponderam sempre aos apelos das autoridades de saúde”, afirma o coordenador da Task Force de testagem, Fernando de Almeida, citado no mesmo comunicado.

Os TRAg de uso profissional, efetuados em laboratórios e farmácias aderentes, continuam a ser gratuitos até um máximo de dois por mês e por cada utente até ao final de abril.


Adoce a sua vida, faça exercício

04/04/2022

Mensagem nos pacotes de açúcar apela à atividade física

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e a Delta Cafés vão divulgar um apelo à prática da atividade física, inserindo a mensagem “Adoce a sua vida, faça exercício” nos pacotes de açúcar, distribuídos em todo o país, durante o mês de abril. A iniciativa enquadra-se nas comemorações do Dia Mundial da Atividade Física, que se assinala a 6 de abril.

“Nunca é demais relembrar os portugueses que é fundamental adotar um estilo de vida saudável e praticar atividade física, independente da idade. As recomendações da Organização Mundial da Saúde determinam que a duração aconselhada é de 30 minutos diários de atividade física moderada ou intensa para os adultos e 60 minutos diários para crianças e jovens”, sublinha Leonor Prates, Diretora do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do HFF em comunicado.

O Dia Mundial da Atividade Física visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.

O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do HFF tem como objetivo “reabilitar” os doentes referenciados com doenças do foro dos sistemas neuromuscular, cardiopulmonar ou musculoesquelético. Para atingir este objetivo o serviço está organizado em equipas de reabilitação multidisciplinares constituídas por fisiatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, neuropsicólogos e técnicos assistentes, contando com a participação e envolvimento do doente e da família.

Para saber mais, consulte:

Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca > Notícias


Algarve | Espaço multifuncional

04/04/2022

São Brás de Alportel abre espaço de intervenção e reabilitação

O Centro de Saúde de São Brás de Alportel acolhe, desde dia 30 de março, um Espaço Multifuncional com novas respostas na área da intervenção e reabilitação.

Este projeto é desenvolvido, no âmbito do trabalho desenvolvido em parceria entre o Município de São Brás de Alportel e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve em prol da qualidade dos serviços de saúde prestados à população.

Este espaço reforça a capacidade de resposta e apoio a crianças e jovens abrangidos nos projetos do Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil e do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.

O Espaço Multifuncional vai ser dinamizado com profissionais da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados do Agrupamento de Centros de Saúde do Central (ACES Central), nomeadamente terapeuta ocupacional, terapeuta da fala, psicóloga e fisioterapeuta.

A realização das obras de requalificação do novo espaço contou com o investimento por parte da ARS Algarve no total de 36.699,51 euros.

Futuramente, o ACES Central pretende iniciar também neste novo espaço um projeto-piloto na reabilitação respiratória de utentes diagnosticados com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, que serão acompanhados por fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica nas áreas de cardiopneumologia e radiologia.

Para saber mais, consulte:

ARS Algarve > Notícias


Imagiologia com novo equipamento

04/04/2022

Serviço de Imagiologia do Centro de Saúde Estremoz retoma atividade

O Serviço de Imagiologia do Centro de Saúde de Estremoz retomou a sua atividade normal, no dia 31 de março, com um novo equipamento de radiologia, que vai permitir aumentar a capacidade de diagnóstico radiológico, oferecendo uma melhor qualidade assistencial à população.

Trata-se de um equipamento de última geração, MULTIX Impact C, da SIEMENS, com solução em sistemas de Raios-X, que admite a realização de todos os exames de radiologia convencional com várias configurações possíveis, excelente qualidade de imagem e novas funcionalidades amigáveis para utentes e profissionais. Será assim possível realizar exames a todo o sistema osteoarticular.

O Serviço de Imagiologia é composto por uma equipa de quatro profissionais, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica da área de Radiologia.

Com a aquisição deste novo equipamento, a Administração Regional de Saúde do Alentejo visa ampliar a capacidade de diagnóstico radiológico, com ganhos evidentes para a população e para os seus profissionais de saúde.

O Serviço de Imagiologia está disponível para o âmbito do Serviço de Urgência Básica, como para as restantes unidades funcionais do Centro de Saúde de Estremoz, servindo também todos os concelhos pertencentes ao Agrupamento de Centros de Saúde Alentejo Central, mediante a apresentação de requisição do Serviço Nacional de Saúde, prescrita pelo médico de família, acompanhada de respetiva informação clínica.

Consulte:

Administração Regional de Saúde do Alentejo, IP – http://www.arsalentejo.min-saude.pt


Linha de Apoio Psicológico do SNS 24

02/04/2022

Mais de 148 mil chamadas atendidas pela Linha criada há dois anos

Mais de 148 mil pessoas, entre os quais 9.500 profissionais de saúde, receberam apoio através da Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24, criada há dois anos em plena pandemia de Covid-19.

“As chamadas recebidas pela Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 estão relacionadas sobretudo com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise”, refere em nota divulgada a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Lançada no dia 1 de abril de 2020, através de uma parceria entre a SPMS, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, a Linha procura dar “uma resposta de proximidade em saúde mental aos cidadãos durante a pandemia”.

“Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifique que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados”, explica a SPMS.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação do utente não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresentem outro tipo de sintomatologia.


Novas instalações de CCI em Montemor-o-Novo

02/04/2022

Instalações permitem melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes

As Coordenadoras da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), Cristina Henriques (em representação do Ministério da Saúde) e Cristina Caetano (em representação do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social) participaram esta sexta-feira na inauguração das novas instalações da RNCCI do Hospital S. João de Deus em Montemor-o-Novo.

A intervenção nas unidades de média duração e reabilitação (10 lugares) e de longa duração e manutenção (20 lugares), que foram inauguradas, resulta de financiamento do Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020, Alentejo 2020.

Em paralelo, foi também inaugurada a Residência de Apoio Moderado, tendo como objetivo a melhoria da qualidade da prestação de cuidados aos utentes internados na instituição. Recorda-se que o Instituto S João de Deus/Hospital S João de Deus integra desde 2009 a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e é atualmente a instituição que na região do Alentejo possui o maior leque de tipologias de respostas de internamento desta Rede.


Instituto Ricardo Jorge desenvolve workshop de epidemiologia de campo para eventos de massas

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge desenvolve workshop de epidemiologia de campo para eventos de massas

04-04-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, promove, dias 21 e 22 de abril, nas suas instalações em Lisboa, um novo workshop de epidemiologia de campo vocacionado para eventos de massas. Dedicado especificamente a profissionais de saúde, produtores/organizadores de eventos e a todos aqueles com especial interesse na temática, o curso possui uma forte componente prática, com exemplos concretos de eventos e a simulação de uma ocorrência.

Assente numa forte componente prática, o workshop permitirá aos formandos desenvolver competências ao nível de gestão da vigilância epidemiológica em eventos de massas, com base na experiência prévia dos profissionais do INSA em diferentes tipologias de eventos, como por exemplo festivais de música e iniciativas semelhantes que envolvam grandes concentrações de pessoas. Os interessados em participar nesta ação formativa deverão efetuar a sua inscrição até dia 15 de abril, mediante o preenchimento do formulário acessível neste link.

Eventos de massas ou multidões (mass gatherings) reúnem mais do que um determinado número de pessoas num local específico para uma dada finalidade e por um período definido de tempo. Nestes contextos, os riscos para a saúde são potenciados pela concentração elevada de participantes oriundos de diferentes regiões ou países e pelo aumento do número de contactos interpessoais.

Estas situações podem implicar ainda estruturas temporárias, nomeadamente de restauração, sanitários e/ou alojamentos, que podem contribuir para um maior risco de doenças transmissíveis e, quando associadas a consumos de álcool ou outras substâncias psicoativas, propiciarem comportamentos de risco. Portugal é, nesse sentido, um país particularmente vocacionado para grandes ajuntamentos de pessoas, devido ao seu clima, ao peso do turismo e também à sua cultura.