Notícias em 07/04/2022

Sessão de Encerramento do Projeto “Promover a integração através da Equidade em Saúde”

Manual de Apoio para Migrantes

07/04/2022

Centro Hospitalar de Coimbra cria manual em ucraniano

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) lançou o “Manual de Apoio para Migrantes – Acessos a Cuidados de Saúde”, traduzido para a língua ucraniana, para facilitar o acesso ao sistema de saúde dos cidadãos ucranianos.

É com o lançamento deste manual, que resulta de um projeto do grupo “Literacia para a segurança dos cuidados de saúde de enfermagem”, que o CHUC assinala hoje, 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde.

Considerando o atual contexto migratório devido à guerra na Ucrânia, foi criado o projeto “Promoção da Literacia em Saúde dos Migrantes Ucranianos (recém-chegados)”, com o objetivo de “facilitar o acesso destes cidadãos ao sistema de saúde e promover a literacia em saúde, contribuindo, assim, para uma melhor integração no nosso país”, explica o CHUC.

Trata-se de uma iniciativa que conta com a colaboração do serviço social do CHUC, o serviço de assistência espiritual e religiosa, o voluntariado e ainda um conjunto de profissionais do CHUC, de nacionalidade ucraniana, que se voluntariaram para mediar a comunicação entre os profissionais de saúde e os cidadãos ucranianos.

Este projeto pretende ir “mais além” na sua abrangência e “envolver outras áreas da comunidade e estabelecer parcerias com instituições como a Segurança Social, os cuidados de saúde primários, o setor social e as autarquias”, para em conjunto cooperarem para uma “integração mais inclusiva destes cidadãos”.

O “Manual de Apoio para Migrantes – Acessos a Cuidados de Saúde” está disponível na rede social Facebook e no site do CHUC.

Consulte:

CHUC > Informações ao Cidadão/Utente > Apoio a Migrantes


Sessão de Encerramento do Projeto “Promover a integração através da Equidade em Saúde” – DGS

Sessão de Encerramento do Projeto “Promover a integração através da Equidade em Saúde”

No dia 30 de março decorreu presencialmente na Fundação Calouste Gulbenkian, o evento final do Projeto “Promover a integração através da Equidade em Saúde”, iniciativa desenvolvida pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), cofinanciada pelo Fundo para o Asilo, Migração e Integração (FAMI) e pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Este evento, igualmente transmitido no canal de Youtube da DGS, teve como principais objetivos apresentar as atividades desenvolvidas e os resultados do projeto, bem como discutir questões relacionadas com os desafios atualmente enfrentados pelos migrantes aquando do acesso aos cuidados de saúde, tendo sido apresentado o ponto de vista de profissionais de saúde do SNS, de organizações da sociedade civil e de peritos na área.

O evento constituiu um momento único de partilha e reflexão sobre a importância do acesso à saúde, determinante muito relevante de integração dos migrantes no nosso país.

A DGS agradece a participação de todos os palestrantes e restantes profissionais que colaboraram na execução das atividades durante o decorrer do projeto. Estende, ainda, o seu agradecimento a todos os participantes do curso online “Migração e Saúde”.

Os relatórios da Fase I e da Fase II do projeto serão brevemente publicados na página da DGS, bem como os folhetos produzidos no âmbito do mesmo.


Dia Mundial da Saúde 2022 – DGS

Dia Mundial da Saúde 2022

A Organização Mundial da Saúde dedicou o Dia Mundial da Saúde de 2022 ao tema: “O nosso planeta, a nossa saúde”, com destaque para as ações necessárias para manter as pessoas e o planeta saudáveis e na promoção das sociedades focadas no bem-estar.

O Ministério da Saúde destaca este dia com uma sessão comemorativa.

Mais informações em https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/04/06/dia-mundial-da-saude-2022/


Atividade física em destaque no Dia Mundial da Saúde – DGS

Atividade física em destaque no Dia Mundial da Saúde

Membros do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF) da Direção-Geral da Saúde (DGS) participam, no dia 7 de abril, numa conversa sobre os benefícios da atividade física que vai decorrer no Museu da Saúde.

A iniciativa decorre no âmbito do Dia Mundial da Saúde e tem participação livre.

À conversa, em que irão participar ainda Bruno Rodrigues e Sofia Franco, licenciados em Ciências do Desporto e com formação especializada em fisiologia do exercício, seguir-se-á uma aula de Chi Kung ministrada pela Associação Profissional de Chi Kung e Tai Chi Terapêuticos. Os participantes terão a oportunidade de experimentar esta prática que consiste na combinação de exercícios e técnicas de respiração e meditação para despertar os sentidos e a libertar o corpo e a mente.

O Museu da Saúde, criado em 2007, é uma unidade do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) com o objetivo de preservar, inventariar e divulgar o património cultural português da saúde, que compreende objetos de natureza histórica, científica e artística.

Desde 2017, este património mostra-se na exposição “800 anos de saúde em Portugal”, patente no antigo edifício do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa. O Museu da Saúde disponibiliza ainda um espaço virtual, que agiliza o acesso à sua coleção, através da plataforma InWeb e da iniciativa “Peça do Mês” que, mensalmente, destaca um objeto do seu acervo.


Certificação internacional

07/04/2022

Serviços de saúde de Entre o Douro e Vouga reconhecidos

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) conquistou a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, atribuída pelo Bureau Veritas no âmbito da norma internacional ISO 9001:2015.

Esta certificação é atribuída com base num paradigma de qualidade que se centra na excelência da prestação de serviços, medidas de segurança de utentes e profissionais, liderança eficaz e padronização nos processos organizacionais, bem como melhorias contínuas e constantes em termos de qualidade, segurança e gestão global.

O processo realizado e implementado no CHEDV abrange a prestação de serviços de saúde nas áreas de Medicina Interna, Medicina Intensiva, Anestesia, Obstetrícia – núcleo de partos e urgência, Pediatria, Unidade de Cuidados Intensivos de Neonatologia, Otorrinolaringologia, Serviços Farmacêuticos, Ortopedia, Unidade de Colheita e Aplicação da Córnea e Imunohemoterapia.

Para Miguel Paiva, presidente do Conselho de Administração do CHEDV, “este reconhecimento vem comprovar a nossa preocupação em dar a melhor resposta aos nossos utentes, através das melhores práticas e em respeito pelos procedimentos que cumprem os mais elevados padrões de qualidade, assim garantindo uma assistência humanizada, associada a uma medicina de excelência”.

A ISO 9001 é uma norma do sistema de gestão da qualidade publicada pela ISO (International Organization of Standardization). A norma fornece uma estrutura para a gestão dos processos de qualidade de uma organização, baseada em oito princípios: foco no cliente; liderança; envolvimento das equipes; abordagem de processos; abordagem de sistemas; melhoria contínua; tomada de decisão baseada em factos; relação de benefício mútuo com fornecedores.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga – http://www.chedv.min-saude.pt/


Boletim INFO ERS: Dia Mundial da Saúde

07/04/2022

O Dia Mundial da Saúde foi instituído pela Organização Mundial da Saúde logo na sua Primeira Assembleia de Saúde, em 1948, e assinala-se no dia 7 de abril.

Em Portugal, o direito fundamental à proteção da saúde é reconhecido como um direito basilar de todos os cidadãos, aos quais incumbe o dever especial de a defender e promover.

À Entidade Reguladora da Saúde (ERS) compete verificar se os direitos e legítimos interesses dos utentes são respeitados pelos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde e intervir, sempre que se justifique, utilizando os poderes que lhe são confiados nos seus Estatutos.

Ainda no âmbito das suas atribuições e competências, a ERS tem por incumbência garantir o respeito dos direitos e interesses legítimos dos utentes dos serviços de saúde, prestar informação, orientação e apoio aos utentes, dinamizar ações para reforço da literacia em saúde e cooperar com outras entidades na divulgação dos direitos e interesses dos utentes na área da saúde.

Desta forma, e com o objetivo de sensibilizar todos os agentes, com intervenção direta ou indireta no sistema de saúde, para a importância da defesa dos direitos e interesses dos utentes dos serviços de saúde, a ERS assinala o Dia Mundial da Saúde com a publicação de um boletim informativo alusivo à data.

O boletim INFO ERS pode ser consultado aqui.


Graça Freitas reconhecida com medalha de mérito da Ordem dos Médicos – DGS

Graça Freitas reconhecida com medalha de mérito da Ordem dos Médicos

Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, foi reconhecida com a medalha de mérito da Ordem dos Médicos pela sua carreira em prol da saúde pública em Portugal. Com uma vasta carreira, esteve à frente do Programa Nacional de Vacinação e tem sido um dos rostos da resposta à pandemia de Covid19.

Anualmente a Ordem dos Médicos entrega medalhas a médicos que, em determinadas áreas de intervenção, se distinguiram ao longo da sua carreira. Este ano, no dia 3 de abril, no final do 24º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos a lista distinguiu carreiras de profissionais que enaltecem em cada área o que é ser médico. A lista inclui os médicos António Rodrigues (Medicina Geral e Familiar), Júlio Bilhota Xavier (Pediatria) e Helena Gervásio (Oncologia Médica)  pela entrega e dedicação, profissionalismo e empenho, competência e notoriedade do trabalho realizado ao longo das suas carreiras. Ao todo, foram homenageados 18 médicos pela sua atividade e mérito pessoal, profissional, académico ou associativo.

Para além destes a Ordem dos Médicos agraciou, igualmente Ana Vila Lobos (Nefrologia), Ana Cruz França (Medicina Interna e Medicina Intensiva), Ana Fernandes (Pneumologia), António Damásio (Neurologia), Assunção Martinez  (Medicina Geral e Familiar), Alberto Midões (Cirurgia Geral), Fátima Carneiro (Patologia Clínica), Graça Freitas (Saúde Pública), Filipe Froes (Pneumologia), Luís Graça (Ginecologia/Obstetrícia), João Estrada (Pediatria), José Matos Cruz (Ginecologia/Obstetrícia), Maria Teresa Ramos (Medicina Interna), Pedro Bastos (Cirurgia Cardiotorácica) e Pedro Nunes (Oftalmologia).

“Estamos a distinguir as carreiras destes colegas e, neles, destacamos e homenageamos todos os médicos. Estamos a homenagear quem personaliza na perfeição o ‘Ser Médico’ e que tanto se dedicou e continua a dedicar aos seus doentes. Estamos a enaltecer também quem foi pioneiro em cada uma das suas áreas de especialização. São colegas extraordinários e que muito orgulham a Medicina Portuguesa”, sublinhou o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes. (in Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos)