Notícias em 05/05/2022

Infeções hospitalares e consumo de antibióticos diminuíram entre 2015 e 2020 – DGS

Infeções hospitalares e consumo de antibióticos diminuíram entre 2015 e 2020

Os dados integram o Relatório anual do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA) da Direção Geral da Saúde, publicado hoje (5 de maio), Dia Mundial da Higiene das Mãos.

A resistência a antimicrobianos também apresenta tendência decrescente em Portugal desde 2013, nomeadamente a resistência do Acinetobacter aos carbapenemes (que diminuiu de 70% para 15%) ou do Staphylococcus aureus à meticilina (de 48% para 30%). No entanto, a taxa de Klebsiella pneumoniae resistente a carbapenemes subiu significativamente (de 2% para 11,6%) no mesmo período.

No relatório, destaca-se a redução em 2020 do consumo de antibióticos em ambulatório. A utilização de quinolonas, um dos antibióticos mais associados à emergência de resistências, caiu 69% entre 2014 e 2020, igualando a média europeia. Também a utilização em meio hospitalar se manteve estável e abaixo da média. No entanto, tem aumentado a utilização de antibióticos de largo espectro face a espectro estreito, o que pode induzir maiores resistências a antibióticos.

O PPCIRA, em colaboração com vários parceiros nacionais e internacionais, tem em curso sete projetos para reduzir infeções hospitalares, promover o uso sensato de antibióticos, reduzir a emergência e transmissão de microrganismos resistentes e aumentar a literacia do cidadão nestas temáticas.

Salientam-se ainda os resultados relativos à Estratégia Multimodal de precauções básicas de controlo de infeção (PBCI) nas unidades de saúde, em que se releva o aumento progressivo da adesão ao cumprimento da higiene das mãos entre 2016 e 2020. É significativo o aumento ocorrido entre 2019 e 2020, tendo a taxa de cumprimento global e a taxa de cumprimento do primeiro momento de higiene das mãos aumentado de 75,7% para 82,7% e de 68,0% para 76,2%, respetivamente.

Crianças dão o exemplo na higiene das mãos

Em 2021, o PPCIRA, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), desenvolveu um estudo sobre os hábitos de higiene das mãos dos alunos do 2.º e 3.º ciclos, verificando-se que os inquiridos higienizavam as mãos ao chegar a casa, quando as mãos estavam visivelmente sujas, após usar a casa de banho e antes e após refeições. A maioria das crianças referiram também que higienizavam as mãos entre 6 e 10 vezes por dia, que conheciam bem a técnica de higienização das mãos e tinham conhecimento de que esta atitude evita infeções.

O PPCIRA assinala o Dia Mundial da Higiene das Mãos, com o objetivo de incentivar a promoção da higiene das mãos e outras medidas de controlo de infeção, através de atividades nas unidades de saúde e na comunidade. Em 2022, o tema da campanha é: “Cultura de Qualidade e Segurança em Saúde que valorize a higiene das mãos” e o slogan é: “Juntos pela Segurança: higienize as suas mãos”.

As estruturas do PPCIRA estão, assim, fortemente radicadas e ativas nas unidades de saúde, tendo sido obtidos resultados francamente positivos ao longo destes nove anos. Aumentar a literacia nestas temáticas, apostando sobretudo nos mais jovens, conseguir um sistema de informação de matriz automatizada e única que permita a integração dos vários sistemas de vigilância epidemiológica, disseminar o projeto “STOP-Infeção Hospitalar” junto de mais unidades hospitalares e reforçar os programas de apoio à prescrição antibiótica são algumas das metas para 2022.

A Higiene das Mãos é uma RESPONSABILIDADE PARTILHADA. Juntos pela Segurança: higienize as suas mãos!

Consulte aqui o relatório


OMS avalia resposta portuguesa a situações de emergência – ACSS

imagem do post do OMS avalia resposta portuguesa a situações de emergência

Portugal é um dos países piloto da Universal Health and Preparedness Review (UHPR) – uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) – cujo objetivo é avaliar a capacidade de preparação e resposta dos países a emergências de saúde pública.

Neste âmbito, Victor Herdeiro e Joana Carvalho, respetivamente presidente e vice-presidente do Conselho Diretivo da ACSS, estiveram reunidos, no passado dia 3 de maio, com elementos da OMS para uma reunião de trabalho sobre a avaliação da resposta portuguesa à pandemia da Covid-19.

Jaouad Mahjour (subdiretor-geral para a área de preparação para emergências na sede da OMS), Gerald Rockenschaub (diretor do programa das emergências da OMS Europa), Stella Chungong (diretora para a Segurança em Saúde na sede da OMS) e Rui Portugal (Subdiretor-Geral da Saúde) foram os elementos que estiveram presentes neste encontro. Os resultados finais deste trabalho serão apresentados na Assembleia Mundial da Saúde, em data a definir.

Com esta iniciativa pretende-se “reforçar a partilha de recursos da saúde com parceiros das áreas do ambiente, saúde animal, defesa, administração interna, igualdade de género, entre outras, no âmbito da preparação e resposta a emergências de saúde pública.”

Publicado em 5/5/2022


Entidade Reguladora de Saúde

Recomendação n.º 1/2022 – Recomendação aos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde primários e hospitalares do SNS no âmbito dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG)

05/05/2022

No exercício das suas atribuições e competências, a ERS emitiu uma Recomendação relativa ao cumprimento do quadro legal e regulamentar dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos, dirigida aos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde primários e hospitalares do SNS.

A versão final da Recomendação considerou os contributos e demais comentários que foram recebidos pela ERS, no âmbito do processo de consulta pública, que decorreu entre de 2 de dezembro de 2021 a 14 de janeiro de 2022.


Suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado nacional de produtos cosméticos das marcas Real Natura, Salon Line e Gota Dourada, comercializados pela empresa Pluricosmética S.A. que contêm na sua composição o ingrediente: Butylphenyl methylpropional – Infarmed

InfarmedImg

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: cos

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

05 mai 2022

A Circular Informativa º 022/CD/100.20.200, datada de 14 de março de 2022 respeitante à proibição da
utilização de ingredientes (Butylphenyl methylpropional e Piritiona de zinco) em produtos cosméticos
refere que a esta proibição se aplica desde o passado dia 1 de março de 2022, ou seja, a partir
desta data não podem ser comercializados nem disponibilizados ao consumidor produtos cosméticos
que tenham na sua composição estas substâncias.
O INFARMED, I.P. no âmbito de uma ação de fiscalização de mercado, verificou que a empresa
Pluricosmética, S.A. ainda se encontrava a comercializar produtos cosméticos das marcas Real
Natura, Salon Line e Gota Dourada que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl
methylpropional.
Os referidos produtos encontram-se listados na tabela anexa.

Assim, o INFARMED, I.P. determina o seguinte:

• As entidades que disponham destes produtos não os podem disponibilizar. Para obter informações adicionais, devem contactar o distribuidor Pluricosmética, S.A.
• Os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar.

O Vice-Presidente do Conselho Diretivo


Suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado nacional de produtos cosméticos da marca LADVANCE que contêm na sua composição o ingrediente: Butylphenyl methylpropional – Infarmed

InfarmedImg

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: cos

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

05 mai 2022

A Circular Informativa º 022/CD/100.20.200, datada de 14 de março de 2022 respeitante à proibição da
utilização de ingredientes (Butylphenyl methylpropional e Piritiona de zinco) em produtos cosméticos
refere que a esta proibição se aplica desde o passado dia 1 de março de 2022, ou seja, a partir
desta data não podem ser comercializados nem disponibilizados ao consumidor produtos cosméticos
que tenham na sua composição estas substâncias.
O INFARMED, I.P. no âmbito de uma ação de fiscalização de mercado, verificou que a empresa
Laverde – Produtos Naturais de Cosmética, Lda, ainda se encontrava a comercializar produtos
cosméticos da marca LADVANCE que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl
methylpropional.
Os referidos produtos encontram-se listados na tabela anexa.Assim, o INFARMED, I.P. determina o seguinte:

• As entidades que disponham destes produtos não os podem disponibilizar. Para obter informações adicionais, devem contactar a Pessoa Responsável Laverde – Produtos Naturais de Cosmética, Lda.
• Os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar.

O Vice-Presidente do Conselho Diretivo


Fim das Taxas moderadoras

05/05/2022
Marta Temido_abril 2022

Medida visa orientar fluxo de utentes e prevenir a utilização indevida dos serviços

O Conselho de Ministros aprovou o Decreto-lei que altera o regime de cobrança de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde (SNS). O diploma prevê que a cobrança de taxas moderadoras acabará em todos os serviços do SNS, mantendo-se apenas em serviço de atendimento de urgência hospitalar, exceto quando exista referenciação prévia pelo SNS ou admissão a internamento através da urgência. “Com a aplicação da medida fica cumprido o último ponto do compromisso assumido pelo Governo na eliminação de barreiras de acesso a cuidados de saúde”, afirmou a Ministra da Saúde.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, a Marta Temido, afirmou que “no contexto da nova Lei de Bases da Saúde, aprovada em 2019, tem vindo a ser realizado um processo de progressivo alargamento das situações de dispensa do pagamento de taxas moderadoras com o objetivo de garantir que as mesmas apenas sejam aplicadas para dois objetivos: orientar os fluxos de utentes na utilização do SNS” e “manter aquilo que se designa como controlo do risco moral, ou seja, da utilização indevida de serviços que, pela sua gratuitidade, podem suscitar essa apetência”.

“Chegámos ao momento da última fase do planeamento que tínhamos realizado” para a fim das taxas moderadas, disse Marta Temido, acrescentando que “a partir do próximo mês de junho apenas será devida a cobrança de taxas moderadoras, dentro daquilo que tinham sido os compromissos que tínhamos assumido”, na nova Lei de Bases do Governo, no Programa do Governo e no Orçamento do Estado. “Isto significa, na prática, que ao elenco de dispensas de cobrança de taxa moderadora que, neste momento estão na Lei, se vão juntar as situações de consultas subsequentes em hospital”, referiu a governante.


Novo equipamento

05/05/2022

Hospital de Bragança recebe equipamento de Ressonância Magnética

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste dispõe de um novo e moderno aparelho de Ressonância Magnética (RM), instalado na Unidade Hospitalar de Bragança, o qual vem aumentar a capacidade de resposta, permitindo a realização de 500 exames por mês, quer programados, quer de urgência.

“Trata-se de um investimento há muito ambicionado, que vem colmatar a inexistência deste equipamento nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde no distrito de Bragança, deixando assim, agora, a ULS do Nordeste de estar dependente de entidades externas para a realização de exames de Ressonância Magnética”, refere a ULS do Nordeste em comunicado.

Considerado fundamental na diferenciação do diagnóstico e no apoio à decisão clínica, este equipamento aumenta a capacidade de resposta da ULS do Nordeste às necessidades, permitindo a realização de 500 exames por mês, quer programados, quer de urgência

Para a instalação do novo equipamento foram também realizados trabalhos de adaptação do espaço no hospital, integrado no Serviço de Imagiologia, incluindo salas destinadas a apoio técnico e ao recobro dos utentes.

Trata-se, segundo a ULS do Nordeste, de um investimento que se traduz “em maior qualidade, rapidez, eficiência, segurança e conforto, beneficiando quer os utentes, quer os profissionais na prestação de cuidados de excelência”, acordo com aquela que “é a missão da ULS do Nordeste”.

Para saber mais, consulte:

ULS do Nordeste – http://www.ulsne.min-saude.pt/


Decréscimo das infeções em meio hospitalar

05/05/2022

Infeções hospitalares e consumo de antibióticos diminuíram entre 2015 e 2020

Entre 2015 e 2020 Portugal assistiu a um decréscimo na incidência das infeções em meio hospitalar. Os dados integram o Relatório anual do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), da Direção-Geral da Saúde (DGS), publicado esta quinta-feira, dia 5 de maio, no Dia Mundial da Higiene das Mãos.

A resistência a antimicrobianos também apresenta tendência decrescente em Portugal desde 2013, nomeadamente a resistência do Acinetobacter aos carbapenemes (que diminuiu de 70% para 15%) ou do Staphylococcus aureus à meticilina (de 48% para 30%).

No relatório, destaca-se a redução em 2020 do consumo de antibióticos em ambulatório. A utilização de quinolonas, um dos antibióticos mais associados à emergência de resistências, caiu 69% entre 2014 e 2020, igualando a média europeia. Também a utilização em meio hospitalar se manteve estável e abaixo da média. No entanto, tem aumentado a utilização de antibióticos de largo espectro face a espectro estreito, o que pode induzir maiores resistências a antibióticos.

O PPCIRA, em colaboração com vários parceiros nacionais e internacionais, tem em curso sete projetos para reduzir infeções hospitalares, promover o uso sensato de antibióticos, reduzir a emergência e transmissão de microrganismos resistentes e aumentar a literacia do cidadão nestas temáticas.

Salientam-se ainda os resultados relativos à Estratégia Multimodal de precauções básicas de controlo de infeção (PBCI) nas unidades de saúde, em que se releva o aumento progressivo da adesão ao cumprimento da higiene das mãos entre 2016 e 2020. É significativo o aumento ocorrido entre 2019 e 2020, tendo a taxa de cumprimento global e a taxa de cumprimento do primeiro momento de higiene das mãos aumentado de 75,7% para 82,7% e de 68,0% para 76,2%, respetivamente.

Crianças dão o exemplo na higiene das mãos

Em 2021, o PPCIRA, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), desenvolveu um estudo sobre os hábitos de higiene das mãos dos alunos do 2.º e 3.º ciclos, verificando-se que os inquiridos higienizavam as mãos ao chegar a casa, quando as mãos estavam visivelmente sujas, após usar a casa de banho e antes e após refeições. A maioria das crianças referiram também que higienizavam as mãos entre 6 e 10 vezes por dia, que conheciam bem a técnica de higienização das mãos e tinham conhecimento de que esta atitude evita infeções.

O PPCIRA assinala o Dia Mundial da Higiene das Mãos, com o objetivo de incentivar a promoção da higiene das mãos e outras medidas de controlo de infeção, através de atividades nas unidades de saúde e na comunidade. Em 2022, o tema da campanha é: “Cultura de Qualidade e Segurança em Saúde que valorize a higiene das mãos” e o slogan é: “Juntos pela Segurança: higienize as suas mãos”.

Para saber mais:

DGS > Relatório ( PDF – 1061 Kb )


Formação prática

05/05/2022

Hospital de Guimarães recebe 49 alunos de Medicina da Universidade do Minho

O Hospital Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) recebeu na quarta-feira, dia 4 de maio, 49 alunos do 3.º ano do Curso Médico da Universidade do Minho (UM), para iniciar a sua aprendizagem prática neste hospital.

“Um momento marcante na carreira académica e médica de cada um”, refere o HSOG, que de forma a assinalar a iniciativa promoveu uma cerimónia de acolhimento, assinalando a Abertura das Aulas Práticas do Curso de Medicina e que se esperam possam beneficiar desta sinérgica relação entre o Hospital e a sua Universidade.

“Esta tarefa de dimensão Universitária tem sido também de vital importância para o HSOG, dada a natureza inquisitiva dos alunos e a sua entusiasta participação em atividades não só de cariz assistencial, mas também nas múltiplas iniciativas associadas à investigação clínica e translacional que se desenvolvem neste Hospital”, refere o HSOG em comunicado.

O Hospital de Guimarães é uma das unidades hospitalares que trabalha em pareceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho, apoiando a “formação prática de nível superior ministrada aos alunos dos diferentes níveis de ensino”.

O Hospital de Guimarães, EPE,  é um dos Hospitais que, trabalhando em parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho, apoia a formação prática de nível Superior ministrada aos alunos dos diferentes níveis de ensino daquela Escola.

Para saber mais, consulte:

Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães > Notícias


Estudos científicos em destaque

05/05/2022

Hospital de Guimarães presente em dois dos maiores certames da Europa

O Hospital Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) está representado em dois dos principais eventos científicos da Europa, depois de ver estudos levados a cabo pelos seus profissionais serem aceites no 32.º Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infeciosas – ECCMID 2022 e ainda no Congresso da European Federation of Internal Medicine, a decorrer em Málaga entre 9 e 11 de junho de 2022.

Para o HSOG, trata-se de um importante contributo para “ajudar à competitividade do ecossistema de investigação clínica nacional, em prol do SNS”.

No ECCMID 2022, um congresso histórico e de referência no âmbito das Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica que decorreu de 23 a 26 de abril em Lisboa, o Hospital de Guimarães apresentou uma coorte de 1155 doentes com Covid-19 tratados neste hospital.

“Os resultados da utilização de uma estratégia terapêutica combinada em 843 destes doentes com pneumonia e necessidade de oxigénio suplementar demonstraram uma significativa redução da mortalidade destes pacientes, em relação àqueles tratados com o standard “of care”.

Esta coorte, a maior coorte portuguesa apresentada neste congresso europeu, contribuiu com informação de relevo para a definição de estratégias terapêuticas nos pacientes com COVID19 Severa e alinham-se com outros resultados que começam a surgir em outros pontos do globo, usando a mesma estratégia”, refere o HSOG.

Para saber mais, consulte:

Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães > Notícias


Especialista do Instituto Ricardo Jorge integra Comité Coordenador da Rede de Vigilância do VIH/SIDA do ECDC

imagem do post do Especialista do Instituto Ricardo Jorge integra Comité Coordenador da Rede de Vigilância do VIH/SIDA do ECDC

05-05-2022

Helena Cortes Martins, responsável pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Imunodeficiência Humana e Vírus das hepatites B e C, e pela atividade do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) relativamente à vigilância epidemiológica nacional da Infeção por VIH e SIDA, integra, desde março de 2022, o Comité Coordenador da Rede de Vigilância do VIH/SIDA (DNCC) do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) para o período 2022-2025. Esta estrutura tem como objetivo fornecer aconselhamento ao ECDC sobre matérias relacionadas com a infeção por VIH e SIDA.

A representação do INSA nesta rede de vigilância do ECDC, através da nomeação de Helena Cortes Martins como Ponto de Contacto Operacional Nacional, justifica-se pelo papel histórico da instituição na vigilância epidemiológica da infeção VIH e SIDA, gerindo a base de dados nacional que agrega a informação proveniente das notificações de casos de infeção e de SIDA, em estreita colaboração com o Programa Prioritário para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção VIH da Direção-Geral da Saúde (DGS). De resto, a especialista tinha já feito parte do mandato anterior do DNCC.

O recém-nomeado comité será formado por nove elementos eleitos e cumprirá um mandato de três anos, entre 2022 e 2025. Ao longo desse período, irá apoiar o trabalho do ECDC relativamente à infeção VIH e SIDA, bem como o trabalho da rede de vigilância específica, através de aconselhamento relativo à vigilância, prevenção e controlo desta infeção ou quaisquer outros aspetos técnicos, epidemiológicos ou científicos. Os DNCC são específicos de cada rede de vigilância coordenada pelo ECDC e procuram espelhar o espectro de conhecimento especializado existente na rede, bem como a diversidade geográfica dos países que a compõem.

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Mestre em Doenças Infeciosas Emergentes pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Assistente da Carreira Farmacêutica, Helena Cortes Martins iniciou a sua carreira no INSA em 1990, no então designado Laboratório de Referência da SIDA. No exercício das suas funções acompanhou, ao longo dos últimos 30 anos, os profundos desenvolvimentos técnicos e científicos que ocorreram no contexto da infeção VIH e SIDA, bem como as alterações epidemiológicas que resultaram dessas conquistas e que tem a honra de documentar, a nível nacional, nos relatórios da vigilância epidemiológica desta infeção que são editados anualmente pelo INSA, em colaboração com a DGS.


Nova edição do Boletim de Farmacovigilância – Infarmed

Boletim de Farmacovigilância, Volume 26, nº 3, março de 2022

05 mai 2022

Volume 26, nº 3, março de 2022

Já está disponível a nova edição do Boletim de Farmacovigilância, Volume 26, nº 3, março de 2022 .