Notícias em 09/05/2022

COVID19 |Relatório de Situação Semanal nº 747 | 26/04/2022 a 02/05/2022

COVID19 |Relatório de Situação Semanal nº 747 | 26/04/2022 a 02/05/2022 – DGS

COVID19 |Relatório de Situação Semanal nº 747 | 26/04/2022 a 02/05/2022

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação Semanal


Relatório de Monitorização da Situação Epidemiológica da COVID-19 nº 8

Relatório de Monitorização da Situação Epidemiológica da COVID-19 nº 8

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgam o relatório n.º 8 de monitorização da situação epidemiológica da COVID-19. O documento inclui diversos indicadores, nomeadamente a incidência a sete dias e o índice de transmissibilidade (R(t)), nacionais e por região de saúde, entre outros.

Da análise dos diferentes indicadores, a epidemia de COVID-19 mantém uma incidência muito elevada, com transmissibilidade crescente dado o aumento observado no valor do R(t) nos últimos dias. O impacto nos internamentos e na mortalidade geral é reduzido, não obstante a mortalidade específica de COVID-19 se encontrar acima do valor de referência definido pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), mas com tendência decrescente.

O aumento da incidência, acompanhado de sinais de aumento de circulação de variantes com potencial impacto na entrada do vírus nas células humanas e/ou na sua capacidade de evadir a resposta imunitária, poderá levar ao aumento da procura de cuidados de saúde e da mortalidade, em especial nos grupos mais vulneráveis. Deve ser mantida a vigilância da situação epidemiológica da COVID-19 e recomenda-se a manutenção das medidas de proteção individual nos grupos de maior risco e a vacinação de reforço.

Do presente documento, destacam-se ainda os seguintes pontos:

  • O número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19, por 100 000 habitantes, acumulado nos últimos 7 dias, foi de 740 casos, com tendência estável a nível nacional. As Regiões do Norte e Região Autónoma (RA) dos Açores apresentaram uma tendência crescente, e a RA Madeira apresentou uma tendência decrescente. As restantes regiões de saúde apresentaram uma tendência estável;
  • O R(t) apresenta um valor igual ou superior a 1 a nível nacional (1,03) e nas regiões Norte, Centro e RA Açores (1,09; 1,06 e 1,04, respetivamente), o que indica uma tendência crescente nestas regiões;
  • O número de pessoas com COVID-19 internadas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no Continente revelou uma tendência crescente, correspondendo a 23,5% (no período em análise anterior foi de 19,2%) do valor crítico definido de 255 camas ocupadas;
  • A razão entre o número de pessoas internadas e infetadas foi de 0,18 com tendência estável. Este valor é inferior aos observados em ondas anteriores, indicando uma menor gravidade da infeção do que a observada anteriormente;
  • A linhagem BA.2 da variante Omicron apresenta uma frequência relativa estimada de 73,8% ao dia 2 de maio de 2022, com tendência decrescente. Em contraciclo, os indicadores disponíveis sugerem um aumento relevante de circulação da linhagem BA.5 da variante Omicron e potencialmente de uma nova sublinhagem da BA.2 (agora designada como BA.2.35). Ambas apresentam mutações adicionais com impacto na entrada do vírus nas células humanas e/ou na sua capacidade de evadir a resposta imunitária;
  • A mortalidade específica por COVID-19 (24,1 óbitos em 14 dias por 1 000 000 habitantes) apresenta uma tendência decrescente. A mortalidade por todas as causas encontra-se dentro dos valores esperados para a época do ano, o que indica reduzido impacto da pandemia na mortalidade.


Instituto Ricardo Jorge apresenta resultados do estudo da imunidade adquirida pela vacinação contra a COVID-19 – INSA

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge apresenta resultados do estudo da imunidade adquirida pela vacinação contra a COVID-19

09-05-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através dos seus departamentos de Doenças Infeciosas e de Epidemiologia e do seu Serviço de Saúde Ocupacional, desenvolveu um estudo prospetivo de coorte a profissionais de saúde vacinados e não-vacinados entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2022, com o objetivo de comparar dados relativos aos anticorpos específicos contra o SARS-CoV-2 após a vacinação contra a COVID-19. Os resultados deste trabalho serão apresentados amanhã, dia 10 de maio, no Auditório do INSA, em Lisboa.

O estudo da imunidade adquirida pela vacinação contra a COVID-19 em profissionais de saúde do INSA foi implementado durante 12 meses, com o objetivo de estimar a efetividade da vacina contra a COVID-19. Ao longo desse período, uma coorte de 132 profissionais do INSA vacinados e/ou com infeção prévia por SARS-CoV-2 disponibilizou-se a participar ativamente com colheitas de amostras e partilha de informação clínica através de um questionário online.

De acordo com o artigo “Monitoring of SARS-CoV-2 Specific Antibodies after Vaccination”, publicado na revista Vaccines com as principais conclusões do estudo, foi observada uma diminuição em oito vezes do título de anticorpos induzidos pela vacinação COVID-19, ao fim de seis meses da vacinação primária completa, sendo esta diminuição menos acentuada para os anticorpos com capacidade para a neutralização do vírus. A investigação decorreu até fevereiro de 2022, com vista a permitir uma melhor avaliação da correlação entre os títulos dos anticorpos de ligação e os anticorpos neutralizantes do vírus SARS-CoV-2, bem como a avaliação da imunidade induzida pela dose de reforço entretanto disponibilizada aos profissionais participantes no estudo.

A apresentação dos resultados finais, a cargo da equipa de investigação que inclui o Departamento de Epidemiologia, o Departamento de Doenças Infeciosas e o Serviço de Saúde Ocupacional do INSA, terá lugar amanhã, dia 10 de maio, pelas 11 horas, no Auditório do Instituto, em Lisboa. Os interessados em assistir ao evento deverão inscrever-se até dia 9 de maio, através do seguinte link.


Cessação de publicação da lista de autotestes com marcação CE, destinados à deteção do antigénio do vírus SARS-CoV-2 em amostra nasal, notificados ao INFARMED, I.P.

Alertas_Noticias_autotestesCOVID-19

09 mai 2022

Para: Divulgação geral

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

Circular Informativa N.º 043/CD/100.20.200 de 06/05/2022

Em 2021, no contexto da pandemia COVID-19, foi identificado como solução capaz de contribuir para um alargamento do rastreio, os testes rápidos de autodiagnóstico realizados em amostras da área nasal anterior interna, pela sua resposta unitária rápida e pela facilidade de colheita.

Face ao aumento da procura deste tipo de testes, verificada em 2021, tendo também sido identificada a necessidade de facilitar o acesso à informação consolidada relativa a este tipo de testes notificados ao Infarmed, pelos seus fabricantes, mandatários e/ou distribuidores, foi decidido publicar, a título excecional, uma lista dos autotestes com marcação CE destinados à deteção do antigénio do vírus SARS-CoV-2 em amostra nasal.

Presentemente, havendo um número significativo de autotestes destinados à deteção do antigénio do vírus SARS-CoV-2 em amostra nasal no mercado nacional e um mais fácil acesso aos mesmos pelas partes interessadas, o Infarmed informa da cessação da atualização da lista de autotestes com marcação CE destinados à deteção do antigénio do vírus SARS-CoV-2 em amostra nasal que lhe foram notificados e que a mesma será removida do seu site.

Informação acerca de autotestes destinados à deteção do antigénio do vírus SARS-CoV-2 em amostra nasal, assim como de qualquer outro dispositivo, notificados ao INFARMED, I.P. poderá ser pesquisada através do serviço online infoDM, sendo essa informação da exclusiva responsabilidade da respetiva entidade notificadora.
O Vice-Presidente do Conselho Diretivo
António Faria Vaz


VI Congresso dos Enfermeiros

09/05/2022

SEAS destaca a aposta nos recursos e na sustentabilidade do SNS

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, participou, este sábado, na sessão de encerramento do VI Congresso dos Enfermeiros, em Braga, onde destacou a “aposta firme” do Governo “no reforço dos recursos e da sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde”.

Nos últimos anos, recordou, “temos vindo a reforçar os recursos do SNS – o orçamento cresceu mais de 3.2 mil milhões de euros desde 2015 -, investindo igualmente na melhoria da qualidade da respetiva despesa”.

Para Lacerda Sales, “as circunstâncias do presente confirmam a importância de mantermos um sistema de saúde forte, sustentável, com as pessoas no centro”.

Esta aposta no robustecimento, prosseguiu, prepara o SNS para dar “resposta àquelas que são as necessidades e dos desafios do século XXI, em claro benefício dos utentes, mas também da valorização, da motivação e da realização de tosos os profissionais de saúde”.

O Secretário de Estado destacou, ainda, que é uma prioridade para o Governo “o reconhecimento do papel dos enfermeiros na melhoria dos cuidados de saúde que prestamos às populações e a disponibilidade para valorizar as carreiras dos enfermeiros, através da reposição dos pontos perdidos”.

“O XXIII Governo Constitucional quer reforçar o Serviço Nacional de Saúde valorizando os seus profissionais, e defendendo, acima de tudo, os seus utentes”, salientou o governante, que recebeu o prémio Valor e Excelência da Ordem dos Enfermeiros, na categoria de menção honrosa.


7 Dias do Coração

09/05/2022

Setúbal promove iniciativas dedicadas à saúde cardiovascular

O Centro Hospital de Setúbal vai realizar, entre os dias 11 e 14 de maio, diversas atividades inseridas na iniciativa «Maio, Mês do Coração», que conta este ano com a sua 12.ª edição.

Assim, nos dias 11, 12 e 13 de maio, das 9h30 às 16h, vão decorrer ações de educação para a saúde, rastreio de fatores de risco cardiovascular e de fibrilação auricular e promoção da atividade física.

Já no dia 14 de maio vai ter lugar uma caminhada pela orla marítima entre a Praia da Saúde e Albarquel, com uma visita ao Forte de Albarquel.

Para saber mais, consulte:

CHS – https://www.chs.min-saude.pt/


CHL com novo equipamento

09/05/2022

Hospital de Santo André, em Leiria, dispõe de sala robotizada de raio X

O Serviço de Imagiologia do Hospital de Santo André, inserido no Centro Hospitalar de Leiria (CHL), já tem em funcionamento a sua primeira sala robotizada de raio X.

De acordo com o CHL, «o novo equipamento de radiologia robotizado de aquisição digital direta com detetores flat panel representou um investimento de cerca de 301 mil euros e vem substituir uma mesa de raio X convencional».

Segundo o CHL, «além da aquisição e montagem do novo equipamento, o investimento incluiu todos os trabalhos necessários para a substituição do equipamento de radiologia convencional existente, bem como as obras essenciais para adequar a sala ao novo conceito, ao nível do pavimento, das instalações elétricas e do sistema de ventilação, e a colocação de um sistema de sinalização luminosa e informativa de emissão de radiação ionizante».

Para saber mais, consulte:

CHL – https://www.chleiria.pt/


Prémio Saúde Sustentável

09/05/2022

Candidaturas para a 11.ª edição a decorrer até 29 de junho

Encontram-se a decorrer, até dia 29 de junho, as candidaturas para a 11.ª edição do Prémio Saúde Sustentável, uma iniciativa da Sanofi e do Jornal de Negócios.

O Prémio Saúde Sustentável tem como objetivo distinguir e premiar entidades (individuais, coletivas, públicas, privadas ou sector social), que sejam prestadoras de cuidados de saúde (hospitalares, cuidados primários, cuidados continuados, farmácias e associações) que se tenham destacado por promover e implementar iniciativas de sustentabilidade com impacto tangível na saúde.

Este prémio, atribuído anualmente, divide-se em dois âmbitos: institucional e personalidade. No caso da distinção institucional, existem atribuídos nas seguintes categorias: Cuidados de Saúde Centrados no Cidadão; Inovação em Saúde, Integração de Cuidados, Promoção da Saúde e Prevenção da Doença; e Transformação Digital. No caso da distinção personalidade, o júri identifica e premeia a personalidade com maior destaque e relevo na promoção de práticas sustentáveis na área da saúde, uma distinção que não está sujeita a candidatura.

Para saber mais, consulte:

Prémio Saúde Sustentável – https://premiosaudesustentavel.negocios.pt/


Hospitalização Domiciliária

09/05/2022

São João prestou assistência ao domicílio a mais de 700 pessoas

Em três anos de atividade, o Serviço de Hospitalização Domiciliária (SHD) do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) prestou assistência médica a 753 doentes, registando uma demora média de cerca de 10 dias de internamento, num total acumulado de mais de 7.400 dias de internamento.

No exercício da sua atividade, os profissionais de saúde realizaram mais de 11.500 visitas, com um tempo médio de visita entre 45 e 60 minutos, percorrendo, só no último ano, cerca 72.500 Km.

Em termos de indicadores de produção clínica, a taxa de ocupação registada foi de 72% e a taxa de reinternamento de 2,8% aos 7 dias. Os utentes e cuidadores apresentaram um grau de satisfação muito elevado, sendo que 90% a 96% dos inquiridos dizem-se «Muito Satisfeitos» com o desempenho dos profissionais do serviço.

De acordo com Miguel Santos, enfermeiro do SHD, os projetos «passam pelo aumento da dotação do serviço para 15 lugares, a Certificação da Qualidade do serviço, uma maior articulação com os diferentes internamentos do CHUSJ e a aposta forte na investigação clínica, produção científica e formação».

Ainda de acordo com o profissional, o SHD está a «articular com o Agrupamento de Centros de Saúde Maia/Valongo e Porto Oriental no sentido de criar um protocolo de articulação com os diferentes serviços dos Cuidados de Saúde Primários». Também explicou que «há cerca de um ano iniciámos o protocolo com o Serviço de Cirurgia de Ambulatório e do Centro da Mama, através do projeto de ambulatorização da cirurgia por cancro da mama, em doentes com idade superior a 80 anos, o que permitiu o internamento em hospitalização domiciliário de 12 doentes».

O SHD, constituído por equipas de médico e enfermeiro, com apoio de assistente social, farmacêutica, nutricionista, psicólogo, assistente operacional e assistente técnica, funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana e, atualmente, são referenciados doentes de vários serviços de internamento do CHUSJ, inclusive da Urgência, Consulta Externa e de outros hospitais.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


INSA | Análises de Dopagem

09/05/2022

Laboratório de Análises de Dopagem passa a estar integrado no INSA

O Laboratório de Análises de Dopagem (LAD), que se encontrava a funcionar junto do Instituto Português do Desporto e da Juventude, passou a estar integrado no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Esta integração foi aprovada, no dia 5 de maio, pelo Conselho de Ministros, e consolida os esforços empreendidos por Portugal na luta contra a dopagem, garantindo a conformidade do laboratório com a Norma Internacional de Laboratórios da Agência Mundial Antidopagem (AMA).

Esta norma veio estabelecer a obrigatoriedade de, a partir de 2022, todos os laboratórios acreditados pela AMA serem administrativa e operacionalmente independentes de qualquer organização desportiva ou outra tutelada pelo membro do Governo responsável pela área do Desporto.

O fenómeno da dopagem representa não só um ataque direto à ética e à integridade desportiva, como constitui um problema de saúde pública, associado aos efeitos manifestamente nefastos que decorrem do uso de substâncias dopantes. A acreditação do LAD permite ao Estado deixar de depender de análises encomendadas a laboratórios europeus e, paralelamente, arrecadar receitas de análises de dopagem solicitadas por outros países.

O LAD é uma das entidades nacionais de antidopagem, juntamente com a Autoridade Antidopagem de Portugal e o Colégio Disciplinar Antidopagem. É uma unidade com autonomia técnica e científica que iniciou a sua atividade em 1980 e obteve a sua primeira acreditação em 1987 pelo Comité Olímpico Internacional, tendo sido, continuamente, reconhecida a sua competência a nível nacional e internacional.

Para saber mais, consulte: