Nomeação da Chefe da Divisão de Certificação e Avaliação da Qualidade da DGS

«Despacho n.º 627/2023

Sumário: Revogação do Despacho n.º 9837/2022, publicado no Diário da República, 2.ª série, parte C, n.º 153, de 9 de agosto de 2022, p. 112.

Revogo o meu Despacho n.º 9837/2022, datado de 22 de julho de 2022, publicado no Diário da República, 2.ª série, datado de 9 de agosto de 2022, com efeitos retroativos à data da prática do ato de nomeação em regime de substituição para o cargo de Chefe de Divisão de Certificação e Avaliação da Qualidade, do Departamento da Qualidade na Saúde, por se ter verificado não se encontrarem reunidos os requisitos exigidos pelo disposto no artigo 27.º, da Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, atualizada pela Lei n.º 128/2015, de 3 de setembro.

2 de dezembro de 2022. – A Diretora-Geral da Saúde, Maria da Graça Gregório de Freitas.»


«Despacho n.º 9837/2022

Sumário: Designa em regime de substituição a Dr.ª Maria Laura dos Prazeres Marques como chefe da Divisão de Certificação e Avaliação da Qualidade da Direção-Geral da Saúde.

Considerando que se encontra vago o cargo de Chefe de Divisão de Certificação e Avaliação da Qualidade, do Departamento da Qualidade na Saúde, e que assume caráter urgente e imprescindível para a prossecução das atribuições da Direção-Geral da Saúde o desempenho destas funções, nos termos do artigo 27.º do Estatuto do Pessoal Dirigentes dos Serviços e Organismos da Administração Pública, aprovado pela Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, na sua atual redação, designo, em regime de substituição e com efeitos a 25 de julho de 2022, a Doutora Maria Laura dos Prazeres Marques, Médica, Assistente Graduada Sénior da especialidade de Medicina Geral e Familiar, no cargo de Chefe de Divisão de Certificação e Avaliação da Qualidade, por reunir as condições para o desempenho do cargo a prover, conforme decorre da súmula curricular anexa ao presente despacho.

22 de julho de 2022. – A Diretora-Geral da Saúde, Maria da Graça Gregório de Freitas.

Súmula Curricular

Maria Laura dos Prazeres Marques

Formação Académica:

Licenciatura em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde, Universidade Católica.

Experiência Profissional:

Médica, Assistente Graduada Sénior, especialidade de Medicina Geral e Familiar.

Coordenadora do Modelo de Certificação do Ministério da Saúde na Direção-Geral de Saúde (desde outubro de 2014).

Coordenadora da Equipa Regional de Apoio à Reforma dos Cuidados de Saúde Primários na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP, (2007 a 2014).

Funções no Centro de Saúde da Reboleira: Diretora; Chefe dos Cuidados de Saúde Personalizados; Coordenadora de uma das Extensões do CS; Coordenadora local de Programa de Saúde dos Idosos; Representante dos Cuidados de Saúde Primários (Unidade D) na articulação com hospital de referência e outros serviços hospitalares; Orientadora de internos do Internato Geral e Internato Complementar da Especialidade; Formadora responsável por cursos de pós-graduação em planeamento familiar e menopausa; Médica Assistente a prestar cuidados de saúde a lista própria de utentes durante todo o seu tempo de permanência no CS (1983 até 2007).

Participação em vários estudos de investigação e publicação de artigos científicos em revistas.

Participação em processo de autoavaliação voluntária no seu Centro de Saúde e avaliação cruzada noutro Centro de Saúde através da aplicação da ferramenta MoniQuor.

Oradora em eventos científicos.

Júri de vários concursos (saída de especialidade, colocação nacional de especialistas, aquisição de grau de assistente graduado e grau de assistente graduado sénior).»