Notícias em 10/08/2022

Utilização dos ingredientes Benzofenona-3 e Octocrileno em produtos cosméticos – Infarmed

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Circular Informativa N.º 091/CD/100.20.200 Data:10/08/2022

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: cos

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

10 ago 2022

Atendendo às preocupações relacionadas com as potenciais propriedades desreguladoras do sistema endócrino, a Comissão Europeia solicitou ao Comité Científico da Segurança dos Consumidores (CCSC) que efetuasse uma avaliação de segurança dos ingredientes benzofenona-3 e octocrileno.

A publicação no passado dia 7 de julho de 2022 do Regulamento (UE) n.º 2022/11761 descreve as conclusões do CCSC relativamente a estas substâncias, indicando quais as alterações introduzidas na utilização dos referidos ingredientes em produtos cosméticos como filtros para radiações ultravioletas. No que respeita ao ingrediente benzofenona-3, foram introduzidas as seguintes alterações:

a) Produtoscosméticos faciais, para as mãos e lábios (com exceção de produtos cosméticos em aerossol propulsor e pulverizador de bomba): concentração máxima de 6%;
b) Produtos cosméticos para o corpo (incluindo produtos cosméticos em aerossol propulsor e pulverizador de bomba): concentração máxima de 2,2%;
c) Outros produtos: concentração máxima de 0,5%.

De referir que este ingrediente no caso das situações a) e b), para além de ter como função filtro para radiações ultravioletas, pode simultaneamente exercer a função de proteção do próprio produto, até uma concentração máxima de 0,5 %. Acresce o facto de que, na sua rotulagem, deverá ser aposta a seguinte menção “contém benzofenona-3.

Relativamente ao octocrileno, as alterações são:
a) Produtos cosméticos em aerossol propulsor: até uma concentração máxima de 9%;
b) Outros produtos cosméticos: até uma concentração máxima de 10%.

O INFARMED, I.P. informa que os produtos cosméticos que contenham as referidas substâncias e cumpram as restrições estabelecidas no Regulamento (CE) n.º 1223/2009 de 30 de novembro, conforme aplicáveis em 27 de julho de 2022, não podem ser colocados no mercado da União Europeia após 28 de janeiro de 2023 e disponibilizados no mercado após 28 de julho de 2023.
A Vogal do Conselho Diretivo


Infarmed recebe certificação pelo Sistema de Gestão da Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal – Infarmed

Certificação do Sistema da Conciliação

10 ago 2022

No passado mês de julho, e após auditoria externa, o Infarmed recebeu a certificação na Norma Portuguesa 4552:2016 pela implementação do Sistema de Gestão da Conciliação. Esta certificação é o reconhecimento do compromisso assumido por esta entidade em adotar as melhores práticas e experiências de trabalho com o foco na promoção da conciliação entre as diferentes dimensões da vida dos seus colaboradores, tendo sempre subjacente a missão do Infarmed e a sua relevância para o cidadão e para a sociedade em geral.

Este sistema engloba um conjunto de medidas que se distribuem por três níveis de intervenção, Boas Práticas Laborais (práticas de trabalho, comunicação e processos), Desenvolvimento Pessoal (formação) e Serviços e benefícios (saúde e bem-estar).


Primeiro semestre com mais atendimentos de urgência e cirurgias.

No primeiro semestre de 2022, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) teve um aumento da atividade assistencial, com destaque para o acréscimo de atendimentos nos serviços de urgência.

Neste período, registaram-se 175.820 episódios de urgência, representando, em média, 971 atendimentos diários nas diversas tipologias dos dez serviços de urgências assegurados pelo CHUA. Tal representa um aumento da atividade de 42,8% em relação ao período homólogo de 2021, traduzindo-se em mais 291 atendimentos de urgência por dia.

O aumento mais expressivo verificou-se nas urgências de Pediatria, com 81,6% de acréscimo face ao mesmo período de 2021. Os Serviços de Urgência Básica (Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Stº António) registaram também um aumento muito substancial, na ordem dos 63%.

Logo a seguir às urgências, a área cirúrgica foi a que registou maior aumento com um total de 8.816 cirurgias, o que representa um acréscimo de 21,3% em relação ao primeiro semestre de 2021.

No que se refere às consultas externas verificou-se um aumento de 2,8% em relação a 2021, tendo sido realizadas um total de 162.709 consultas. As consultas não médicas, como é o caso das consultas de Enfermagem, de Nutrição e de Psicologia, registaram um crescimento de quase 5%, correspondendo a 1.130 num total de 25.563 consultas.

Relativamente à lista de inscritos para cirurgia assistiu-se a uma diminuição quer nas situações com tempos máximos de resposta garantidos esgotados (3%), quer nas situações com tempo de espera superior a 1 ano (11%).

Aumentou, também, a internalização da resposta no que respeita aos meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT), reduzindo-se em 32% os exames realizados no exterior. Foram realizados no CHUA mais 116.605 exames que em igual período do ano anterior, num total de 2.406.600 exames.

Nos Hospitais de Dia foram realizadas 29.180 sessões, o que representa um acréscimo de 10,9% relativamente ao primeiro semestre de 2021.

Quanto aos internamentos hospitalares, no primeiro semestre tiveram alta 15.600 doentes, representado um aumento de 2,8% face ao período homólogo de 2021.

Já na área da Hospitalização Domiciliária, cuja abrangência foi alargada a alguns lares algarvios em março deste ano, registaram-se 176 internamentos, correspondendo a um aumento de atividade de 17,3%.

Para saber mais, consulte:

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