Notícias em 19/08/2022

Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 007

Despacho n.º 10205/2022 – Diário da República n.º 160/2022, Série II de 2022-08-19
Finanças e Saúde – Gabinetes da Ministra da Saúde e do Secretário de Estado do Tesouro
Delegação de competências no conselho diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P., no âmbito do concurso público para prestação de cuidados de saúde no Hospital de Cascais

Despacho n.º 10206/2022 – Diário da República n.º 160/2022, Série II de 2022-08-19
Finanças e Saúde – Gabinetes da Ministra da Saúde e do Secretário de Estado do Tesouro
Delegação de competências no conselho diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P., no âmbito do contrato de concessão relativo ao Hospital de Lisboa Oriental


Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 007

Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 007

Informação sobre número de casos em Portugal até 17 de agosto de 2022.

A 3 de maio foi detetada a presença do vírus Monkeypox (VMPX) em Portugal, com a confirmação laboratorial de cinco casos de infeção humana por VMPX. Desde então até 17 de agosto de 2022, foram identificados 810 casos confirmados.

Até 17 de agosto de 2022, foram reportados 729 casos no SINAVEmed (Figura 1). Dos 729 casos, a maior parte pertence ao grupo etário entre os 30 e 39 anos (308; 42%).  A maioria dos casos são do sexo masculino (723; 99,2%), havendo 6 casos (0,8%) reportados no sexo feminino.

Ações a nível nacional

A 16 de julho foi iniciada a vacinação dos primeiros contactos próximos de casos, de acordo com critérios de elegibilidade da Norma 006/2022 de 12/07/2022. Até 13 de agosto, foram vacinados 215 contatos. Continuam a ser identificados e orientados para vacinação os contactos elegíveis nas diferentes regiões.

A DGS encontra-se atenta à situação epidemiológica, quer a nível nacional quer internacional, acompanhando e adaptando, quando necessário, a implementação de medidas de saúde pública, nomeadamente no que diz respeito à vacinação.


EMA divulga novas informações sobre vacina contra varíola dos macacos / Infarmed

Alertas_Notícias - Vacinas

19 ago 2022

A Emergency Task Force (ETF), da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), atualizou a informação sobre a utilização da vacina Imvanex/Jynneos contra a varíola dos macacos.

A vacina está apenas autorizada para injeção subcutânea (injeção sob a pele). No entanto, devido ao atual fornecimento limitado da vacina, pode ser utilizada uma dose menor, quando administrada por via intradérmica, levando a que o número de pessoas vacinadas possa ser superior.

Para esta decisão, a ETF avaliou os dados de um ensaio clínico, que envolveu cerca de 500 adultos e comparou a vacina administrada por via intradérmica ou subcutânea, em 2 doses, com intervalo de 4 semanas entre cada dose. As pessoas que receberam a vacina por via intradérmica receberam um quinto (0,1 ml) da dose subcutânea (0,5 ml), mas produziram níveis semelhantes de anticorpos aos que receberam a dose subcutânea mais alta.

A ETF alerta ainda que pode existir um risco maior de reações locais (por exemplo, vermelhidão mais duradoura e espessamento ou descoloração da pele) após injeções intradérmicas.

Tendo em conta todas as considerações da EMF, as autoridades nacionais podem agora decidir, como medida temporária, utilizar Imvanex como uma injeção intradérmica numa dose mais baixa para proteger indivíduos em risco durante o atual surto de varíola dos macacos, enquanto o fornecimento da vacina permanece limitado.

Para mais informações aceda ao Comunicado original da EMA.


Teste rápido Monkeypox Ag Pantest (Referência MKP(AG)) do fabricante Pantest, SA / Infarmed

Alertas_Notícias - DM 11

19 ago 2022

Para: Divulgação geral

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

Circular Informativa N.º 094/CD/100.20.200 de 16/08/2022

O INFARMED, I.P. informa que, por Deliberação datada de 11/08/2022, proibiu a colocação no mercado do dispositivo médico para diagnóstico in vitro “Teste rápido Monkeypox Ag Pantest (Referência MKP(AG))”, ao abrigo da Diretiva 98/79/CE. A decisão resulta da verificação do incumprimento das condições requeridas para a disponibilização e entrada em serviço, após 26 de maio de 2022, de dispositivos avaliados ao abrigo da Diretiva 98/79/CE, tal como previsto nos n.ºs 3 e 4 do artigo 110º do Regulamento (UE) 2017/746.

Mais se informa que, como previsto nos n.ºs 3 e 4 do artigo 110º do Regulamento (UE) 2017/746, apenas os dispositivos:

  • legalmente colocados no mercado nos termos da Diretiva 98/79/CE antes de 26 de maio de 2022 e os dispositivos colocados no mercado a partir de 26 de maio de 2022 ao abrigo de um certificado, como referido no n.º 2 do artigo 110º, podem continuar a ser disponibilizados no mercado, isto é, podem usufruir do período transitório nos termos legalmente previstos;

 ou

  • cujo procedimento de avaliação da conformidade nos termos da Diretiva 98/79/CE não exija a intervenção de um organismo notificado, para os quais tenha sido elaborada uma declaração de conformidade antes de 26 de maio de 2022 nos termos da referida diretiva, e para os quais o procedimento de avaliação da conformidade nos termos do referido regulamento exija a intervenção de um organismo notificado, podem ser colocados no mercado ou entrar em serviço após 26 de maio de 2022, sendo a data limite prevista para esta colocação ou entrada em serviço variável consoante a nova classe de risco do dispositivo, ao abrigo do Regulamento (UE) 2017/746.

A Vogal do Conselho Diretivo
Erica Viegas


VMER realizou mais de 1.300 socorros entre janeiro e julho.

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) realizou, de janeiro a julho de 2022, um total de 1.310 acionamentos de socorro, o que equivale a uma média diária de seis saídas.

Em funções desde 1 de junho de 2004, a VMER do HDS está disponível 24 horas por dia e tem atualmente uma equipa constituída por 12 médicos e 16 enfermeiros, que diariamente contribui para a capacidade de resposta do número de emergência nacional 112.

Para Ana Infante, Presidente do Conselho de Administração do HDS, a emergência pré-hospitalar é «decisiva» na resposta imediata em caso de acidente ou doença súbita. «Acreditamos que a dedicação e profissionalismo destes profissionais têm contribuído para diariamente salvar muitas vidas», afirma.

Para saber mais, consulte:

HDS > Notícias


CHL remodela acesso à urgência e cria mais vestiários para profissionais.

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) terminou este mês a construção de vestiários e rouparia para profissionais, bem como a obra de remodelação e repavimentação do acesso ao Serviço de Urgência Básica do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).

A construção de vestiários e rouparia teve um custo de cerca de 67 mil euros, e a requalificação do acesso à Urgência do HABLO representou um investimento de cerca de 60 mil euros.

A empreitada de criação de vestiários e rouparia teve lugar no piso 0 do HABLO e englobou a reformulação e o melhoramento de espaços, de forma a aumentar a capacidade dos já existentes vestiários femininos, e a criação de vestiários masculinos, dotando este espaço de instalações sanitárias com duche, para melhorar as condições de trabalho e de conforto dos profissionais. Os vestiários femininos tiveram um acréscimo de 30 cacifos individuais, e os masculinos têm uma capacidade máxima de 26 cacifos individuais.

A obra de requalificação do estacionamento junto à Urgência do HABLO permitiu otimizar a circulação automóvel e pedonal, com a criação de um espaço amplo para uma utilização mais funcional. Foram ainda removidos os pavimentos existentes, assim como as caldeiras e árvores que provocaram a destruição dos passeios e lancis, diminuindo assim o risco de queda.

Para saber mais, consulte:

CHL – https://www.chleiria.pt/


Conheça as recomendações da DGS para se proteger do calor.

Perante as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para um aumento gradual da temperatura nos próximos dias, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor

A DGS aconselha procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados, bem como aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

A exposição direta ao sol deve ser evitada, principalmente entre as 11 e as 17 horas. Deve ser usado protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovada a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina.

Sugere-se a utilização de roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta.

Atividades que exijam grandes esforços físicos devem ser evitadas, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior. Para viajar de carro devem ser escolhidas as horas de menor calor, não sendo recomendado permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol.

A DGS recorda que deve ser dada atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas. Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas especificas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24 (808 24 24 24).

Deve ser assegurado que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado. As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta.

Devem também ser acompanhados os idosos e outras pessoas que vivam isoladas, assegurando a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado.

Para saber mais, consulte:


Ministra da Saúde reúne com homólogo checo.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, reuniu, esta quinta-feira, com o Ministro e o Vice-Ministro da Saúde da República Checa, Vlastimil Válek e Jakub Dvořáček, respetivamente, e com o embaixador da República Checa, Martin Pohl, no Ministério da Saúde, em Lisboa.

Na reunião foram abordados temas como as doenças raras, a vacinação e a situação dos pacientes da Ucrânia.

No encontro estiveram também presentes representantes da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPO Lisboa).