Notícias em 19/09/2022

Mais de 150 mil vacinas administradas contra a covid-19 na campanha outono-inverno

Mais de 150 mil vacinas administradas contra a covid-19 na campanha outono-inverno – DGS

Mais de 150 mil vacinas administradas contra a covid-19 na campanha outono-inverno

Já foram vacinadas mais de 150 mil pessoas contra a covid-19 no âmbito da campanha de vacinação outono-inverno, das quais mais de 130 mil receberam as duas vacinas: contra a covid-19 e a gripe, desde 7 de setembro, data em que arrancou a campanha.

Até ontem, dia 15 de setembro, nos centros de vacinação de todo o país, o número total de vacinas administradas contra a gripe era superior a 140 mil.

A campanha de vacinação contra a covid-19 dirige-se a pessoas com 60 ou mais anos; grávidas com idade igual ou superior a 18 anos e doenças definidas pela norma publicada pela Direção-Geral da Saúde e pessoas com 12 ou mais anos com patologias de risco. Para os residentes ou profissionais de Estabelecimentos Residenciais Para Idosos (ERPI) e na Rede Nacional de Cuidados Continuados e para profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados estão indicadas ambas as vacinas: contra a covid-19 e a gripe. A vacinação contra a gripe é também recomendável para quem tem idade igual ou acima dos 65 anos, crianças com seis ou mais meses que apresentem patologias crónicas associadas, doentes crónicos e imunodeprimidos e grávidas.

Os principais objetivos para o outono e inverno passam por proteger a população mais vulnerável, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte. A campanha irá decorrer até ao mês de dezembro.

Os horários de funcionamento dos pontos de vacinação e outras informações podem ser consultadas em https://covid19.min-saude.pt/.


Um ano do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026 – DGS

Um ano do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026

A Direção-Geral da Saúde (DGS)  através do Departamento da Qualidade na Saúde (DQS), assinala hoje o Dia Mundial da Segurança do Doente, com a divulgação  do vídeo “Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026” (PNSD 2021-2026). Desta forma pretende-se promover a segurança do doente na prestação de cuidados de saúde, incluindo em contextos mais específicos como o domicílio e a telessaúde.

Neste primeiro ano de implementação do PNSD 2021-2026, a par de vários materiais de divulgação, foi publicado o Documento Técnico de Apoio à Implementação do PNSD 2021-2026,  com o objetivo de suportar a sua operacionalização, lançar as bases para a uniformização dos processos de implementação e para a consecução das metas e objetivos, facilitando o trabalho de todos os profissionais e gestores na área da segurança do doente.

A implementação deste Plano depende do envolvimento/colaboração/participação de todos: gestores de topo, lideranças intermédias, colaboradores das Comissões da Qualidade e Segurança, gestores da segurança do doente e profissionais de saúde, integrando o utente, cuidador e família, reforçando a comunicação em saúde, a inovação e a humanização dos cuidados.

Por um sistema de saúde e um Serviço Nacional de Saúde mais seguro e com mais qualidade!

Para mais informações sobre as iniciativas do Dia Mundial da Segurança do Doente, dedicado à segurança na medicação, clique aqui.


Serviço de Cardiologia com tecnologia de mapeamento 3D de arritmias

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) é o terceiro Centro de Electrofisiologia em Portugal a contar com a mais recente tecnologia de mapeamento 3D de arritmias.

Em comunicado, o CHS explica que a nova plataforma de mapeamento cardíaco de alta densidade integra a revolucionária Tecnologia Omnipolar que permite a visualização instantânea da direção de ativação das arritmias em 360 graus. Este sistema de última geração oferece um melhor suporte ao diagnóstico e tratamento seguro e eficaz dos pacientes, permitindo identificar os sinais verdadeiros, localizar e tratar as arritmias com maior rapidez e precisão.

O CHS lembra que o «tratamento de arritmias cardíacas é muitas vezes complexo e desafiador» e que o Laboratório de Electrofisiologia se tem mantido na vanguarda do tratamento de arritmias complexas, como taquicardia ventricular ou fibrilhação auricular.

Esta tecnologia está disponível no CHS, desde o final de agosto de 2022, para todos os utentes que necessitam de efetuar ablação cardíaca de arritmias.

Para saber mais, consulte:

CHS > Notícias


Registadas mais de 217 mil consultas nos primeiros 8 meses do ano

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) registou o maior número de consultas efetuadas, com um total de 217.084 consultas realizadas nos primeiros oito meses do corrente ano, em termos acumulados.

De acordo com o conselho de administração «este número de consultas médicas ultrapassa a produção homóloga de 2021, onde se registaram 215.791 consultas, ficando o valor ainda acima dos períodos homólogos em anos anteriores, incluindo o período pré-pandemia onde se efetuaram 181.081 em 2020, 198.790 consultas em 2019 e 190.117 consultas em 2018, demonstrando-se assim o crescimento e diferenciação do CHUA, apesar das dificuldades».

Para saber mais, consulte:

CHUA > Notícias


Medicação sem danos

19/09/2022

DGS e Infarmed lançam campanha para uso responsável de medicamentos

A Direção-Geral da Saúde e o Infarmed lançaram uma campanha de sensibilização para prevenir danos relacionados com a medicação, que em casos extremos podem conduzir à morte, no âmbito do Dia Mundial da Segurança do Doente, assinalado no dia 17 de setembro.

Promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial da Segurança do Doente tem este ano como lema a “Segurança na utilização da medicação” e visa sensibilizar os profissionais de saúde e cidadãos para a importância desta temática, com destaque para a prevenção dos erros relacionados com a medicação e redução de incidentes neste âmbito.

A DGS e o Infarmed associaram-se a esta iniciativa com a realização de uma campanha, dando assim cumprimento ao preconizado no Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026.

A iniciativa da OMS promove este ano o lema “Medicação sem danos” e tem quatro objetivos, entre os quais aumentar a consciencialização sobre o elevado número de danos relacionados com os medicamentos devido a erros de medicação e práticas inseguras.

Para sensibilizar os profissionais de saúde e cidadãos para a importância desta temática, a DGS e o Infarmed lançaram uma campanha com documentos informativos disponíveis nos seus sites e redes sociais, que também foram disponibilizados em todas as unidades de saúde do SNS, com destaque para a prevenção dos erros relacionados com a medicação e redução de incidentes neste âmbito.

Para saber mais, consulte:


Novos Secretários de Estado

19/09/2022

Ricardo Mestre e Margarida Tavares tomaram posse dia 16 de setembro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conferiu posse a Ricardo Mestre, no cargo de Secretário de Estado da Saúde, e Margarida Tavares, como Secretária de Estado da Promoção da Saúde, numa cerimónia que teve lugar no Palácio de Belém, na sexta-feira, dia 16 de setembro.

Ricardo Mestre nasceu em 1978, em Serpa. É Licenciado em Economia, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, e tem o Curso de Especialização em Administração Hospitalar da Escola Nacional de Saúde Pública e pós-graduação em Administração de Serviços de Saúde pela Universidade Moderna.

Foi subdiretor-geral da Direção-Geral da Saúde, a partir de junho de 2022, e gestor de projeto no Conselho das Finanças Publicas, na área da saúde e do Setor Público Empresarial, de março de 2021 a junho de 2022.

Entre março de 2016 e março de 2021, foi vogal executivo do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, onde já tinha, anteriormente, exercido o cargo de diretor do Departamento de Gestão e Financiamento de Prestações de Saúde.

Margarida Tavares nasceu em Vale de Cambra, em 1970. É Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Mestre em Saúde Pública pela École de Santé Publique Institut Pasteur, em Paris.

Foi assistente graduada de infeciologia do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João, onde também foi coordenadora da Unidade de Doenças Infeciosas Emergentes.

A partir de 2021, foi diretora do Programa Prioritário para a área das Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, da Direção Geral da Saúde. Foi, ainda, membro do Conselho Nacional de Saúde Pública a partir de 2020.