Notícias em 02/11/2022

Monitorização sobre acesso à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)

02/11/2022

A monitorização mais recente conclui, entre outras situações, que “praticamente toda a população residente em Portugal continental reside a 60 minutos ou menos de um ponto da RNCCI com internamento” embora se tenha verificado uma tendência de agravamento da mediana do tempo desde a referenciação até à identificação de vaga nas Unidades de Convalescença (UC), em três regiões de saúde (Norte, Centro e Alentejo). Adicionalmente, da análise à duração do internamento, verifica-se que esta excede a duração prevista para a tipologia respetiva, com impacto no tempo de espera até obtenção de vaga.

O documento integral com as informações da monitorização está disponível aqui.


Atrofia Muscular Espinal

02/11/2022

INSA inicia estudo-piloto para rastreio neonatal da doença

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) iniciou, dia 27 de outubro, um estudo-piloto para o rastreio neonatal da Atrofia Muscular Espinal (AME), a nível nacional. Este trabalho tem como objetivo avaliar a exequibilidade técnica e organizacional do rastreio da AME em Portugal e determinar o seu impacto em termos de saúde pública.

Este estudo prevê rastrear 100 mil recém-nascidos num período temporal até dois anos e, após a fase inicial, avaliar a viabilidade da integração deste teste no grupo de doenças sistematicamente rastreadas pelo Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN), também conhecido por «teste do pezinho» e que contempla, atualmente, 26 patologias.

O PNRN realiza, desde 1979, testes de rastreio de algumas doenças graves, em todos os recém-nascidos. Este exame é efetuado através da recolha de umas gotículas de sangue no pé da criança e permite diagnosticar algumas doenças graves que clinicamente são muito difíceis de diagnosticar nas primeiras semanas de vida e que mais tarde podem provocar atraso mental, alterações neurológicas graves, alterações hepáticas ou até situações de coma.

O exame deve ser realizado entre o terceiro e o sexto dia de vida do recém-nascido, porque antes do terceiro dia os valores dos marcadores existentes do sangue do bebé podem não ter valor diagnóstico e após o sexto dia alguns marcadores perdem sensibilidade, havendo o risco de atrasar o início do tratamento. Este rastreio não tem carácter obrigatório, no entanto, a sua cobertura é, atualmente, superior a 99% dos recém-nascidos.

A AME é uma doença neuromuscular rara, hereditária e muito grave que se carateriza por uma fraqueza muscular progressiva, afetando 1 em cada 6.000 a 10.000 nados vivos, o que a torna a doença neurodegenerativa mais comum na criança. É atualmente rastreada com sucesso em diversos países, tendo a experiência acumulada demonstrado que o diagnóstico precoce contribui significativamente para uma melhor qualidade de vida destes doentes, melhores cuidados de saúde e redução dos custos associados.

Para saber mais, consulte:

INSA > Notícias


CHS investe em Medicina Interna

02/11/2022

Hospital de Dia de Medicina Interna retoma atividade em novas instalações

O Hospital de Dia (HDI) de Medicina Interna do Centro hospitalar de Setúbal (CHS) mudou de instalações, estando agora localizado no primeiro piso, junto à Unidade de Cuidados Especiais Neonatais.

De acordo com o comunicado do CHS, tratou-se de um investimento de 120.764,30€ que permitiu retomar a plena atividade desta valência.

Esta área de Serviço de Medicina Interna conta com dois gabinetes médicos para realização das consultas do dia e apoio ao HDI, sete cadeirões e um gabinete de suporte a técnicas diferenciadas, incluindo a realização de consultas multidisciplinares e sessões de HDI da Unidade Integrada de Insuficiência Cardíaca.

Para saber mais, consulte:

CHS > Notícias


Desafios do teletrabalho

02/11/2022

Secretária de Estado admite oportunidade que precisa de regulamentação

A pandemia trouxe várias alterações ao funcionamento da sociedade, introduzindo algumas mudanças, por exemplo, na forma como trabalhamos, muitas das quais vieram para ficar mesmo depois da Covid-19. O teletrabalho foi uma das áreas impulsionadas nos últimos anos e que vai perdurar, acarretando vários desafios no âmbito da saúde. Este foi um dos temas debatido no 16º Fórum Nacional de Medicina do Trabalho – 3º Portuguese International Forum on Occupational Health, que decorreu na sexta-feira, dia 28 de outubro, com a presença da Secretária de Estado da Promoção da Saúde.

Margarida Tavares encerrou a mesa redonda sobre “Teletrabalho e a Promoção de Saúde”, que contou com vários projetos de investigação da Escola Nacional de Saúde Pública. As apresentações sintetizaram alguns dados sobre o recurso ao teletrabalho, salientando a necessidade da avaliação do risco e da vigilância da saúde – área em que o papel do médico do trabalho ganha especial relevância para uma abordagem mais sistémica e integrada, focada em estratégias de prevenção.

A Secretária de Estado, a propósito do aumento do recurso ao teletrabalho, referiu que é crucial que “não deixemos que esta oportunidade se transforme numa ameaça”, mas admitiu que também não se pode esperar uma solução única. “O teletrabalho pode ser uma extraordinária ferramenta de bem-estar, mas tem de ser muito bem regulamentado e legislado”, disse.

Depois, Margarida Tavares assegurou que a Promoção da Saúde – nova Secretaria de Estado no Ministério da Saúde – não é uma mera designação, pretendendo-se que esteja presente em todas as políticas, nomeadamente numa área “tão central nas nossas vidas” como é o trabalho.

Ainda a este propósito, a governante aproveitou para agradecer aos profissionais de saúde ali presentes, nomeadamente aos especialistas em Medicina do Trabalho, o enorme esforço e dedicação feitos durante a pandemia, tanto para a adaptar as necessidades de trabalho presencial como de trabalho remoto.

O Fórum deste ano, dedicado ao tema “Novos desafios: estamos preparados?”, decorreu no Auditório Camões, na Escola Secundária Camões, em Lisboa.


Saúde e Ambiente de mãos dadas

02/11/2022

SES saúda criação do Conselho Português para a Saúde e Ambiente

O Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, participou esta segunda-feira, 31 de outubro, na sessão de lançamento do Conselho Português para a Saúde e Ambiente, uma nova plataforma que junta 35 organizações para promover maior sustentabilidade ambiental no setor da Saúde.

Ricardo Mestre saudou a iniciativa, vincando o compromisso e empenho do Ministério da Saúde nesta área. Na sua intervenção, o Secretário de Estado do Ambiente sublinhou a interligação entre a saúde humana e a saúde do planeta e os desafios para a comunidade e serviços de saúde, destacando avanços nos últimos anos numa maior consciencialização ambiental nas instituições do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente o programa Eco Saúde, que tem vindo a monitorizar os consumos dos hospitais em termos de energia elétrica, de gás, de água ou da produção de resíduos, fazendo o benchmarking da eficiência e boas práticas.

Ricardo Mestre falou do caminho a percorrer e dos instrumentos disponíveis para esse efeito, nomeadamente o novo Plano Nacional de Saúde, em fase final de aprovação. “Uma das suas prioridades estratégicas é a transição climática. Neste âmbito, destaca-se a abordagem One Health, orientada para a prevenção e mitigação dos riscos decorrentes das interações entre as pessoas, animais, plantas e ambiente, incluindo a ameaça da resistência antimicrobiana”, afirmou.

O Secretário de Estado da Saúde evidenciou ainda os investimentos em eficiência energética no âmbito do Programa Operacional – Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), superiores a 100 M€, e também os investimentos apoiados pelo PRR, que contemplam novas construções com compromisso ambiental e a dotação das equipas de saúde com viaturas elétricas.

Da mesma forma, a proposta de Orçamento do Estado para 2023, já aprovada na generalidade, “é um importante instrumento para prosseguirmos este caminho”, afirmou Ricardo Mestre. “Refira-se, a título de exemplo, o trabalho em curso no âmbito da transição digital, e que permitirá melhorar o acesso ao SNS desmaterializando e integrando vários processos, eliminando vários custos, mas também reduzir o impacto ambiental da atividade da saúde”, acrescentou.


Indústria portuguesa em feira internacional

02/11/2022

Ministro da Saúde visitou farmacêuticas portuguesas na CPhI Worldwide Frankfurt

“O investimento realizado por empresas portuguesas, nas áreas da ciência e da saúde, não só reforça a capacidade produtiva nacional, como evidencia o compromisso desta indústria com o desenvolvimento e a autonomia estratégica de Portugal”, disse Manuel Pizarro, no dia 1 de novembro, em visita à maior feira internacional do setor farmacêutico, na Alemanha.

O Ministro da Saúde visitou a CPhI Worldwide – Frankfurt para contactar com as empresas farmacêuticas de base produtiva nacional, que produzem e exportam a partir de Portugal. Manuel Pizarro evidenciou “o profissionalismo e o nível altamente diferenciado das empresas farmacêuticas portuguesas que exportam produtos de saúde”.

Foram nove as empresas farmacêuticas portuguesas que participaram neste evento internacional, quatro delas através da PharmaPortugal, projeto que resulta de uma parceria entre o Infarmed, a AICEP e empresas da Indústria Farmacêutica portuguesa associadas da APIFARMA, e que pretende dar a conhecer a inovação e a investigação no setor e estimular a exportação.

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, juntou-se à delegação portuguesa de visita ao certame, de que fizeram parte a representante da Comissão Diretiva do Programa Compete 2020, Ana Gomes (em representação do Secretário de Estado da Economia, João Neves), o Vice-Presidente do Infarmed, Carlos Alves, o Delegado da AICEP Portugal, Rui Boavista Marques, o Presidente da APIFARMA, João Almeida Lopes e ainda o Cônsul-Geral de Portugal em Estugarda, Leandro Amado, entre outros.


Nova fábrica de antibióticos

02/11/2022

Ministro da Saúde acompanhou Primeiro-Ministro na inauguração de duas novas infraestruturas do Campus BIAL.

O Primeiro-Ministro, António Costa, inaugurou na sexta-feira, 28 de outubro, a nova unidade de produção de antibióticos e a ampliação da área industrial do Campus BIAL, na Trofa. O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, acompanhou a visita às novas instalações, que marcam uma nova etapa na vida da farmacêutica portuguesa.

As duas novas infraestruturas que integram o projeto de expansão do Campus BIAL estão instaladas numa área superior a 24 hectares e traduzem um investimento de 30 milhões de euros.

A ampliação do edifício industrial, com uma área de mais de 10 mil metros quadrados, dá resposta às especificidades de alguns mercados internacionais, como é o caso do norte-americano.

A nova fábrica de antibióticos, cuja construção foi iniciada em maio de 2021, em plena pandemia, tem capacidade instalada para duplicar a produção de 1,5 milhões de embalagens em blister e em frasco para 3 milhões de embalagens. A empresa estima que 50% da produção se destine a fornecer os mercados externos.


DGS participa em Workshop “Os diferentes palcos da violência: qual o papel dos profissionais de saúde”

Direção-Geral da Saúde

No enquadramento do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres – dia 25 de novembro de 2022, as Equipas de Prevenção da Violência no Adulto (EPVA) do Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Oriental e do Centro Hospitalar Universitário São João vão realizar, no próximo dia 11 de novembro de 2022, o Workshop “Os diferentes palcos de violência: Qual o papel dos profissionais de saúde”.

Com esta iniciativa, que contará com a participação da coordenação do Programa Nacional da Prevenção da Violência no Ciclo de Vida da Direção-Geral da Saúde, pretende-se reunir profissionais de saúde de diferentes áreas, e outros/as profissionais que trabalham na área da prevenção e intervenção na violência no adulto, para promover a discussão, a reflexão, a partilha de estratégias e boas práticas de abordagem, intervenção e orientação em situações de violência.

O workshop decorrerá nas instalações Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Rua Dr. Plácido da Costa 91, Porto, entre as 9:00 e as 13:00 horas.

A inscrição poderá ser feita, gratuitamente, até o dia 9 de novembro 2022, através de Formulário online: https://forms.office.com/r/H7xzw7riBz

Para mais informações e esclarecimentos, contactar a Comissão Organizadora: epva.portooriental@arsnorte.min-saude.pt

Mais informação:

Programa do Workshop

Abrir documento


Projeto da OMS Europa promove visita de estudo do Azerbaijão a Portugal

Projeto da OMS Europa promove visita de estudo do Azerbaijão a Portugal

  Um grupo de 12 especialistas do Ministério da Saúde do Azerbaijão fizeram uma visita de estudo ao sistema de gestão de emergências de saúde pública de Portugal. Nesta visita, que decorreu entre 24 e 28 de outubro de 2022, estiveram também presentes duas outras agências de saúde pública, TABIB (Sindicato de Gestão de Unidades Territoriais Médicas) e SAHMI (Agência Estadual de Seguros de Saúde Obrigatórios), acompanhados por três peritos da OMS Europa.

A visita enquadrou-se em iniciativas da OMS para reforçar os sistemas de preparação e resposta a emergências na Região Europeia da OMS, sendo Portugal um dos países envolvidos, através da DGS, que também já tinha organizado uma visita semelhante para o Kosovo em agosto de 2022.

O principal objetivo foi partilhar conhecimentos e práticas nacionais com o Azerbaijão, no âmbito de emergências de saúde pública. O enquadramento legal, procedimentos, ferramentas e capacitação de recursos humanos, que permitem a deteção precoce, avaliação, gestão, coordenação de resposta e a comunicação de risco foram as áreas abordadas.

A troca de experiências focou-se nos sistemas de informação que suportam a recolha de dados e a gestão de informação, que permitem detetar alertas e avaliá-las como potenciais emergências e, consequentemente, monitorizar as componentes de resposta, desde o contexto epidemiológico, laboratorial e ambiental até à capacidade instalada de serviços de prestação de cuidados.

Os visitantes tiveram a oportunidade de acompanhar a abordagem de procedimentos e ferramentas utilizados a nível local, regional e nacional, tendo sido exemplificados circuitos de informação nos sistemas de saúde pública (SINAVEmed, SINAVElab, SINAVEamb, SICO, VACINAS, TRACE COVID-19) e de prestação de cuidados (SClinico, PEM, entre outros). Estiveram envolvidos diferentes profissionais da DGS, do Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) e respetiva Unidade de Saúde Pública, a Administração Central do Sistema de Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

A visita foi uma oportunidade para partilhar experiências, desafios e melhores práticas entre os dois países, proporcionando refletir e trocar ideias sobre como fortalecer o sistema de saúde de ambos os países no contexto de emergências em saúde pública.

Leia também:

https://www.ulsm.min-saude.pt/noticias/visita-de-profissionais-do-azerbaijao/