Notícias em 11/11/2022

Vacinação de reforço sazonal contra a COVID-19 alargada aos 50-59 anos

Vacinação de reforço sazonal contra a COVID-19 alargada aos 50-59 anos – DGS

Vacinação de reforço sazonal contra a COVID-19 alargada aos 50-59 anos
A vacinação de reforço sazonal contra a COVID-19 vai ser alargada ao grupo etário dos 50 aos 59 anos, na sequência de recomendação da Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19. A Norma 008/2022 foi hoje atualizada no site da Direção-Geral da Saúde. As pessoas desta faixa etária começarão a ser convocadas para vacinação brevemente.
De acordo com o último parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19, existem benefícios neste alargamento, já que se alcança um nível mais elevado da cobertura de reforço sazonal contra a COVID-19 em adultos mais velhos, prevendo-se, consequentemente, uma maior redução do número de hospitalizações relacionadas com a COVID-19 ao longo dos próximos meses de inverno.
O alargamento da vacinação é possível face à disponibilidade atual de vacinas e à cadência da vacinaçã0, que prioriza grupos de maior vulnerabilidade, tendo já sido administradas quase dois milhões de doses sazonais contra a COVID-19. Apesar desta nova recomendação, a CTVC reforça que deve ser dada prioridade à vacinação da população que apresenta maior risco de doença grave, hospitalização e morte por COVID-19, e que já eram elegíveis. Entre estas estão as pessoas mais idosas, com especial atenção às que tinham indicação para o reforço da primavera-verão 2022, e que anda não o fizeram, e às pessoas com patologias de risco elegíveis para vacinação.
Consulte a NORMA aqui.


DGS atualiza recomendações na área das infeções respiratórias

DGS atualiza recomendações na área das infeções respiratórias

A Direção-Geral da Saúde divulga hoje dois documentos com recomendações gerais para a população para prevenir infeções respiratórias, como a Gripe ou a COVID-19, e para pessoas que já têm sintomas ou teste positivo para a COVID-19.

O documento “Infeções das Vias Respiratórias –Recomendações 2022-2023, define quatro grupos de recomendações para a época de outono-inverno, que passam pela vacinação, pelas medidas de higiene e etiqueta respiratória, medidas de proteção em contexto de risco de exposição, como sejam aglomerados populacionais ou contacto próximo com pessoas com infeção respiratória e, por último, em caso de haver de sintomas de infeções respiratórias.

Estas recomendações são particularmente relevantes para a prevenção de doença em determinados grupos de risco, uma vez que a doença pode evoluir para doença grave, e em pessoas que contactam com pessoas de maior risco.

Apesar de, atualmente, a situação epidemiológica relacionada com as infeções respiratórias em Portugal revelar estabilidade ou um ligeiro crescimento, importa realçar a necessidade de manter as medidas de prevenção e controlo de infeção, para acautelar possível agravamento da situação epidemiológica.

 A publicação destas recomendações tem como objetivo recordar os sintomas e as principais medidas que devemos adotar no dia a dia, prevenindo a transmissão de infeções das vias respiratórias, incluindo a COVID- 19.

A DGS publica ainda um outro documento aplicável às pessoas que têm sintomas de infeção respiratória ou teste positivo para a COVID-19, e que recorda um conjunto de medidas de precaução para com outras pessoas, em particular as pessoas mais vulneráveis.

Estas recomendações abrangem adultos e crianças com COVID-19 e outras infeções, ou que tenham sido contactos próximos de outras pessoas doentes, procurando contribuir para facilitar a navegação no sistema de saúde e prevenir a transmissão de infeção no local de trabalho ou na habitação.

Os documentos estão disponíveis no site da DGS.


Suspensão e recolha de compressas de gaze estéreis (fabricante Taizhou Yonghong Surgical Dressing CO, LTD. e mandatário Shanghai International Trading Corp. GmbH) – Infarmed

InfarmedImg

(Circular Informativa N.º 130/CD/550.20.001 de 09/11/2022)

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

11 nov 2022

No âmbito de uma ação de fiscalização de mercado foi identificada a disponibilização no mercado nacional de compressas de gaze, estéreis, cujo fabricante identificado na respetiva rotulagem é a entidade Taizhou Yonghong Surgical Dressing CO., LTD. e o mandatário a entidade Shanghai International Trading Corp. GmbH, da marca DIVISIONCARE, as quais não apresentam evidência formal/documental de cumprimento de todos os requisitos legais europeus aplicáveis.

Destacam-se como principais não conformidades:

– Indicação na rotulagem de que se tratam de compressas de tecido não tecido (TNT) quando no interior da embalagem encontram-se compressas de gaze;

– Marcação CE aposta não apresenta o código do Organismo Notificado avaliador, não existindo assim evidência de que o produto tenha sido avaliado da sua conformidade.

Neste sentido, o INFARMED, I.P. ordenou a suspensão imediata da comercialização e recolha do mercado dos dispositivos médicos compressas de gaze, estéreis, cujo fabricante identificado na respetiva rotulagem é a entidade Taizhou Yonghong Surgical Dressing CO., LTD. e o mandatário a entidade Shanghai International Trading Corp. GmbH, da marca DIVISIONCARE.

As entidades que eventualmente disponham de unidades deste dispositivo médico não as devem utilizar e devem entrar em contacto com o distribuidor no mercado nacional, a entidade Divisioncare Unipessoal, Lda..

A Vogal do Conselho Diretivo

(Erica Viegas)


Covid-19 | Vacinação sazonal

11/11/2022

Vacinação de reforço alargada para pessoas a partir dos 50 anos

A vacinação de reforço sazonal contra a Covid-19 foi alargada ao grupo etário dos 50 aos 59 anos, na sequência de recomendação da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19, e de acordo com a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS), atualizada no dia 10 de novembro.

A DGS informa que as pessoas desta faixa etária começarão a ser convocadas para vacinação brevemente.

De acordo com o último parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19, existem benefícios neste alargamento, já que se alcança um nível mais elevado da cobertura de reforço sazonal contra a Covid-19 em adultos mais velhos, prevendo-se, consequentemente, uma maior redução do número de hospitalizações relacionadas com a doença ao longo dos próximos meses de inverno.

A DGS explica que o alargamento da vacinação é possível face à disponibilidade atual de vacinas e à cadência da vacinaçã0, que prioriza grupos de maior vulnerabilidade, tendo já sido administradas quase dois milhões de doses sazonais contra a Covid-19.

Apesar desta nova recomendação, a Comissão Técnica reforça que deve ser dada prioridade à vacinação da população que apresenta maior risco de doença grave, hospitalização e morte por Covid-19, e que já eram elegíveis. Entre estas estão as pessoas mais idosas, com especial atenção às que tinham indicação para o reforço da primavera-verão 2022, e que anda não o fizeram, e às pessoas com patologias de risco elegíveis para vacinação.

A norma reforça que as pessoas que apresentem sintomas respiratórios agudos ou com infeção por SARSCoV-2 não devem ser vacinadas nem se dirigir aos pontos de vacinação. Se for confirmada a infeção por SARS-CoV-2, a vacinação só deve ocorrer após a recuperação.

Esta norma acrescenta ainda que para as pessoas entre os 12 e 15 anos de idade que sofram de patologias de risco como neoplasia maligna ativa, doenças neurológicas, imunossupressão ou sejam transplantados, mantém-se a recomendação de vacinação com a vacina Comirnaty.

Para saber mais, consulte:

DGS > Vacinação de reforço sazonal contra a Covid-19 alargada aos 50-59 anos


Novembro, mês da Diabetes

11/11/2022

Unidade da Diabetes da ULS Guarda promove ações de sensibilização

A Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda associou-se ao Programa FRAD (Frente Rotária Anti-Diabetes), criado com o objetivo de alertar a população para o risco de vir a desenvolver Diabetes tipo 2.

Assim, no decorrer do projeto FRAD, a UCFD vai participar na caminhada organizada pela Junta de Freguesia da Guarda, agendada para dia 13 de novembro, às 9 horas, com início na Torre de Menagem e termino na Sequeira. No final, profissionais da ULS da Guarda avaliarão a glicemia e a tensão arterial dos participantes.

Na semana de 14 a 18 de novembro, no átrio da consulta externa do Hospital Sousa Martins, estará patente uma mostra de material informativo para os utentes da ULS da Guarda.

No dia 25 de novembro, a UCFD participará, a convite da Associação Cultural e Recreativa do Bairro Nossa Senhora de Fátima, numa tertúlia relativa a esta temática, em destaque ao longo de todo o mês de novembro.

Para saber mais, consulte:

ULS da Guarda > Notícias


Relatório de Avaliação do Sistema de Saúde

11/11/2022
Ministro na Convenção Nacional de Saúde

Temos de vencer o problema endémico da desigualdade e da pobreza

“É necessário um Sistema de Saúde duplamente robusto para enfrentar o problema endémico da desigualdade e da pobreza, uma vez este é provavelmente o maior determinante em saúde”, disse Manuel Pizarro, quarta-feira, 9 de novembro, na apresentação do Relatório de Avaliação do Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde (RADIS), em Lisboa.

O Ministro da Saúde sinalizou o impacto das “desigualdades económicas” no acesso à educação e à literacia, e consequente aumento de “encargos nos serviços de saúde”, realidade que “obriga a uma intervenção transversal”, entre governantes e sociedade civil.

Manuel Pizarro salientou a importância da iniciativa da Convenção Nacional da Saúde, uma associação da sociedade civil, ao “assumir o encargo de realizar o estudo apresentado, pela sua “dimensão e relevância”.

Para o governante, “os decisores públicos olham com satisfação para todos os contributos para uma avaliação transparente e objetiva” do Sistema de Saúde. “Estes indicadores são muito úteis para a formulação da decisão”, reforçou o Ministro.

O governante, na sua intervenção, deixou ainda um repto relativamente à necessidade de a sociedade alcançar “um entendimento a propósito dos factos”, uma vez que “este é um tema decisivo” para o futuro da democracia. “Só é possível evoluir nesta matéria se as entidades do Sistema de Saúde se entenderem no essencial, que são os factos”, disse.

Neste contexto, Manuel Pizarro realçou a “total disponibilidade” para partilhar informação e dados relevantes para que “o estudo tenha uma leitura regular” e contribua para melhorar os resultados em saúde.


Balanço da atividade assistencial

11/11/2022

Centro Hospitalar de Setúbal com mais consultas e cirurgias

O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) verificou, entre janeiro e setembro de 2022, um aumento da sua atividade assistencial, com um acréscimo do número de consultas médicas, cirurgias, internamentos e sessões no Hospital de Dia.

Na apresentação dos dados de acompanhamento da produção do terceiro trimestre de 2022, o Conselho de Administração do CHS revelou que, neste período, foram feitas 194.018 consultas médicas, o que representa um crescimento de 9,7% face ao ano anterior. No que respeita às primeiras consultas foram realizadas 60.026, mais 13,7% comparativamente ao período homólogo.

Relativamente à atividade cirúrgica, constatou-se também um crescimento muito expressivo desta atividade. Até setembro do presente ano foram realizadas mais 28% de cirurgias comparativamente a 2021, contabilizando-se a realização de 11.260 cirurgias.

Foi ainda constatado o crescimento do número de doentes tratados em regime de internamento, estimando-se 14.735 doentes no final de 2022, mais 14,6 % em comparação com o ano de 2021.

No que respeita aos atendimentos efetuados no Serviço de Urgência estima-se que até final do ano possam vir a realizar-se 136.036 observações, atividade esta que se aproxima já dos valores pré-pandémicos verificados no centro hospitalar.

No que concerne à atividade desenvolvida em regime de Hospital de Dia, estipula-se que o CHS realizará até final deste ano 54.777 sessões, incremento que traduz um crescimento de atividade relativamente a 2021 na ordem dos 12,3%.

Nesta sessão foram comunicadas ainda orientações referentes à contratualização interna e externa para o ano de 2023 e foi, também, reforçada a necessidade de melhorar a acessibilidade dos utentes no que diz respeito à primeira consulta hospitalar e à realização de cirurgias.

Para saber mais, consulte:

CHS > Notícias


Ministro reforça apelo à vacinação

11/11/2022

Reunião de peritos avaliou a situação epidemiológica em Portugal

O atual contexto epidemiológico permite que falemos num “virar de página” da pandemia, defendeu o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, no final da reunião de peritos que decorreu esta sexta-feira, 11 de novembro, no auditório do Infarmed. Com os atuais dados, o governante afastou a necessidade de medidas de saúde pública de natureza obrigatória, mas lembrou que a fase em que nos encontramos só é possível graças às vacinas disponibilizadas, pelo que reiterou o apelo à vacinação para todos os elegíveis.

“O Sistema Nacional de Saúde continua a fazer o seu trabalho de vigilância da infeção, de vigilância do conjunto das infeções respiratórias e de aquisição do melhor conhecimento científico para nos permitir lidar com a infeção por SARS-CoV-2 (Covid-19) mas também com o conjunto das infeções respiratória”, salientou o Ministro, que aproveitou o momento para insistir que as vacinas são seguras e eficazes, “sobretudo contra a gravidade da doença e como prevenção da mortalidade associada à doença”.

Na reunião foi feita uma retrospetiva das várias variantes que o mundo já enfrentou, referindo-se também que é expetável que continuem a existir mutações. Neste contexto, Manuel Pizarro defendeu que, neste momento, “as novas variantes não acarretam maior risco para a saúde e que a vacina continua a ter um efeito protetor para a gravidade associada a estas novas variantes, que é inferior à gravidade das variantes que estavam anteriormente em circulação”.

Assim, o Ministro da Saúde sublinhou que é tempo de “virar a página do período mais difícil”, o que não significa que se abrande a monitorização da pandemia, sendo importante reforçar a vacinação – sobretudo nos grupos mais vulneráveis e nas idades elegíveis. “É preciso transmitir a todos os portugueses nestas faixas etárias e que ainda não se vacinaram, que a vacinação é decisiva para protegerem a sua vida e nos ajudar a preservar o funcionamento das unidades de saúde”, disse.

A vacinação sazonal contra a Covid-19 e a gripe iniciou-se em 07 de setembro, dirigida sobretudo aos grupos mais vulneráveis. Já receberam a dose de reforço da vacina cerca de 1,9 milhões de pessoas e o objetivo é que sejam três milhões até dezembro.

“A Covid-19 tem de ser encarada como qualquer outra infeção respiratória e é nesse contexto que as pessoas se devem comportar”, apelou, a propósito da utilização de outras armas que temos contra a doença, como o uso de máscaras.

Para saber mais, consulte:


I Jornadas de Saúde Familiar

11/11/2022

«Prevenir Para Melhor Cuidar» é o tema do encontro da ULS Guarda

Está a decorre esta sexta-feira, dia 11 de novembro, no Teatro Municipal da Guarda, a primeira edição das Jornadas de Saúde Familiar Unidade de Saúde Familiar (USF) A Ribeirinha, inserida na Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

«Prevenir Para Melhor Cuidar» é o tema central que pauta o programa desta iniciativa, relevando assim a importância da prevenção para a melhoria contínua da prestação dos Cuidados de Saúde Primários.

O programa está dividido em cinco mesas temáticas e aborda temas desde a pré-conceção, idade pediátrica, idade adulta, idosa e ainda sobre projetos dirigidos à comunidade.

Para saber mais, consulte:

ULS da Guarda > Notícias


Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – 2022: é já na próxima terça-feira

imagem do post do Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – 2022: é já na próxima terça-feira

11-11-2022

É já na próxima terça-feira, 15 de novembro, que o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinala o seu 123º aniversário. O programa das celebrações prevê a realização de uma Conferência-debate intitulada “Alterações Climáticas – Impacto na Saúde”, proferida por Kamal Mansinho, médico infeciologista, Diretor do Serviço de Infeciologia do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental e Professor Convidado do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

A Conferência-debate contará ainda com um painel de discussão, constituído por Felisbela Lopes (Professora e Investigadora da Universidade do Minho), Jorge Miguel Miranda (Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera), Nuno Canada (Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) e Nuno Lacasta (Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente). Este painel de discussão terá como moderadora Cristina Abreu Santos, vogal do Conselho Diretivo do INSA.

O programa das comemorações prevê ainda a inauguração da exposição “Centenário do nascimento de Laura Ayres”, bem como uma sessão solene, presidida pelo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na qual serão homenageados colaboradores do INSA com 30 ou mais anos de serviço. O evento será transmitido através das redes sociais do INSA (FacebookTwitter e YouTube). Para mais informações, consultar o programa do Dia do INSA – 2022.

Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge, o INSA desenvolve uma tripla missão como laboratório do Estado no setor da saúde, laboratório nacional de referência e observatório nacional de saúde. O INSA tem por missão contribuir para ganhos em saúde pública através de atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, atividade laboratorial de referência, observação da saúde e vigilância epidemiológica, bem como coordenar a avaliação externa da qualidade laboratorial, difundir a cultura científica, fomentar a capacitação e formação e ainda assegurar a prestação de serviços diferenciados.