Notícias em 22/11/2022

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 22-11-2022

Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 22-11-2022 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 22-11-2022

22-11-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Genómica e Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 43.536 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 307 concelhos de Portugal.

Segundo o relatório do INSA, a linhagem BA.5 da variante Omicron (incluindo as suas múltiplas sublinhagens) é dominante em Portugal desde a semana 19 (9 a 15 de maio), apresentando uma frequência relativa de 91,6% de acordo com a mais recente amostragem aleatória por sequenciação na semana 45 (7 a 13 de novembro). A linhagem BA.4 da variante Omicron não foi detetada nas sequências analisadas nas semanas 44 e 45.

Por outro lado, a linhagem BA.2 da variante Omicron, dominante em Portugal entre as semanas 8 (21 a 27 de fevereiro) e 19 (9 a 15 de maio), apresenta desde então uma frequência relativa residual, representando 5,9% das sequências analisadas nas semanas 44 e 45.

No decurso da monitorização contínua realizada pelo INSA, tem-se observado a emergência de sublinhagens de interesse, com novas constelações de mutações potencialmente associadas à resistência a anticorpos neutralizantes. Em Portugal, realça-se o aumento de frequência relativa das sublinhagens BQ.1 e suas descendentes, em particular a BQ.1.1, e BN.1 e suas descendentes, em particular a BN.1.3.1. Até à data, foram detetadas sete sequências da sublinhagem recombinante XBB, a qual tem também suscitado interesse devido à sua capacidade de evasão ao sistema imunitário.

Desde abril de 2020, o INSA tem vindo a desenvolver o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal. Atualmente, esta monitorização contínua assenta em amostragens semanais de amplitude nacional. Os resultados deste trabalho podem ser consultados aqui.


Ação corretiva voluntária: cadeira de rodas elétrica rebatível Q50R – Infarmed

InfarmedImg

Circular Informativa N.º 136CD/550.20.001 de 18/11/2022

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

21 nov 2022

O fabricante JIANGSU INTCO MEDICAL PRODUCTS Co., Ltd está a realizar uma ação corretiva voluntária relativa à cadeira de rodas elétrica rebatível Q50R devido a um potencial risco de segurança em torno do braço dobrável da roda dianteira. As cadeiras de rodas elétricas Q50R abrangidas nesta ação foram fabricadas entre 1 de novembro de 2020 e 30 de maio de 2022 com os números de série entre 301201105001 e 301220301039. Em Portugal foram distribuídas no total 26 cadeiras a 13 distribuidores (ver anexo).

Esta ação foi adotada na sequência de notificações de incidentes por utilizadores (nenhuma em Portugal), nas quais se verificou que um pino de retenção, utilizado para fixar o braço articulado dobrável à armação da cadeira de rodas, soltou-se durante a utilização. Em alguns casos, ocorreram algumas lesões com pouca gravidade.

Embora esta situação tenha sido avaliada como de ocorrência rara e, embora o manual de instruções recomende uma verificação diária da existência de fixações soltas, uma falha completa do braço articulado dobrável pode resultar em lesões graves. Por este motivo, o fabricante recomendou que as cadeiras afetadas por esta falha (com números de série de 301201105001 a 301220301039) não sejam utilizadas até terem sido intervencionadas com a instalação de uma solução que resolve o problema.

Assim, o Infarmed recomenda aos utilizadores destes dispositivos que entrem em contacto com o fornecedor da sua cadeira de rodas.

Quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com estes dispositivos médicos devem ser notificados à Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 798 71 45; fax: +351 21 111 73 16; e-mail: dvps@infarmed.pt.

A Vogal do Conselho Diretivo

(Erica Viegas)


Recolha voluntária do medicamento Rasagilina toLife (1 mg, comprimido, lote T002) – Infarmed

InfarmedImg

Circular Informativa N.º 135/CD/550.20.001

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

22 nov 2022

A empresa Towa Pharmaceutical, SA (anterior toLife Produtos Farmacêuticos, SA), irá proceder à recolha voluntária do lote n.º T002, com a validade 11/2024, do medicamento Rasagilina toLife, 1 mg, comprimido, com os números de registo 5664750 e 5664768, por ter sido detetada uma impureza acima do limite aceitável.

Assim, o Infarmed determina a suspensão imediata da comercialização deste lote.

Face ao exposto:

  • As entidades que possuam este lote de medicamento em stock não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.
  • Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este lote não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem contactar o médico para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo.

A Vogal do Conselho Diretivo

(Erica Viegas)


HVFX abre Consulta Aberta

22/11/2022

Modalidade é uma alternativa ao atendimento no Serviço de Urgência

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) iniciou, no passado dia 7 de novembro, a modalidade de «Consulta Aberta», inserida no âmbito do Plano de Contingência Sazonal – Inverno.

Esta modalidade de consulta destina-se a doentes não urgentes e que podem optar pelo atendimento em Consulta Aberta como alternativa ao atendimento no Serviço de Urgência de Adultos.

A Consulta Aberta funciona nos dias úteis das 18h30 às 22h00 e a adesão a esta modalidade é voluntária, dependendo exclusivamente da vontade do utente.

Os utentes que optam por esta consulta têm acesso a consulta de enfermagem, consulta médica e meios de diagnóstico, tal como no Serviço de Urgência.

Esta medida tem por objetivo descongestionar os Serviços de Urgência do HVFX, sobretudo nos meses de inverno e em que se regista uma maior afluência de utentes ao Serviço de Urgência de Adultos do Hospital.

Para saber mais, consulte:

HVFX > Notícias


CHL com Internamento de Curta Duração

22/11/2022

Nova unidade tem como objetivo facilitar o fluxo diário de doentes

O Serviço de Urgência Geral (SUG) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) dispõe de uma Unidade de Internamento de Curta Duração (UICD) na área médica, que visa facilitar o fluxo de doentes com entrada no CHL através do SUG.

«A UICD permite-nos agilizar os procedimentos dos doentes que recebemos, sendo mais rápida a identificação de doentes que devem ficar internados e possibilitando uma gestão mais adequada do fluxo diário do serviço até os doentes serem transferidos para a enfermaria ou terem alta hospitalar», explica Maria João Canotilho, diretora do SUG.

A nova unidade de internamento é composta por 20 camas, com a possibilidade de disponibilizar mais cinco camas suplementares em situações de sobrelotação de doentes no SUG, e funciona 24 horas, todos os dias.

Nesta unidade são admitidos doentes estáveis, cujas necessidades podem ser satisfeitas numa enfermaria hospitalar, sob a responsabilidade da Medicina Interna ou outra especialidade médica com critérios de internamento e expectativa de manutenção no SUG superior a 24 horas.

Relativamente à Sala de Emergência do SUG, local destinado à prestação de cuidados intensivos emergentes, o Serviço de Medicina Intensiva do CHL disponibiliza para este efeito um médico intensivista que coordena o atendimento da Sala de Emergência.

«A presença contínua de um médico intensivista no nosso SUG para o tratamento de doentes emergentes e críticos é fundamental para prestarmos os cuidados mais adequados e, simultaneamente, diferenciarmos a nossa capacidade de resposta, mais atempada e eficiente», afirma Maria João Canotilho.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias


Novo Hospital do Oeste

22/11/2022

Ministro da Saúde recebeu estudo sobre futura unidade

O Ministro da Saúde deslocou-se esta segunda-feira, 21 de novembro, ao município de Torres Vedras, onde participou numa apresentação aos autarcas do estudo encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) sobre a localização do futuro hospital da região, no âmbito de um protocolo estabelecido com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Centro Hospitalar do Oeste.

Na sessão que teve lugar no edifício dos Paços do Concelho, e que formalizou a entrega do estudo à tutela, Manuel Pizarro recebeu a análise dos investigadores da Nova IMS, que ao longo dos últimos meses se debruçaram sobre hipóteses de localização, sobre o perfil funcional da nova unidade, que deverá substituir os atuais polos do Centro Hospitalar do Oeste, e também sobre futuras utilizações para os edifícios que deixarão de ter atividade hospitalar.

O Ministro da Saúde sublinhou que a construção de um novo hospital no Oeste é uma oportunidade para melhorar os serviços à população e oferecer uma resposta mais coordenada na região. “Precisamos de um pensamento conjunto para aproveitar da melhor forma o hospital e as estruturas existentes”, sublinhou o governante, saudando a Comunidade Intermunicipal do Oeste pelo envolvimento neste processo e pela iniciativa de contribuir para a fundamentação técnica do futuro hospital.

“O compromisso que assumi é que o Ministério da Saúde vai analisar exaustivamente este estudo, avaliar elementos complementares que venham a revelar-se úteis e tomar uma decisão sobre a localização da construção do futuro hospital do Oeste e o seu perfil funcional, tendo como limite o final do primeiro trimestre de 2023”, afirmou Manuel Pizarro após a reunião, traçando como objetivos seguintes, ainda no próximo ano, o desenvolvimento do programa funcional e o lançamento do concurso público para a elaboração do projeto da futura unidade hospitalar. O Ministro da Saúde salientou que os passos seguintes dependerão da dimensão do projeto, reforçando que o modelo de financiamento da nova unidade será também estudado, nomeadamente a hipótese de uma parceria público-privada de construção e manutenção.

O estudo da NOVA IMS – Associação para o Desenvolvimento da Nova Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa, será agora analisado pelo Ministério da Saúde.

Após a sessão, o Ministro da Saúde visitou o Hospital de Torres Vedras, onde contactou com utentes e profissionais de serviço na urgência e enfermarias.


Nova Farmácia do Hospital de Gaia/ Espinho

22/11/2022

Manuel Pizarro inaugura investimento de 3 milhões de euros e assinala processo de modernização do SNS

“O processo de modernização do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/ Espinho é notável é um esforço que vai continuar”, disse Manuel Pizarro, no dia 21 de novembro, por ocasião da inauguração do novo Serviço Farmacêutico do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/ Espinho (CHVNG/E), um investimento de três milhões de euros.

O Ministro da Saúde sublinhou não só a “importância da inauguração do Serviço Farmacêutico, essencial para uma resposta assistencial de qualidade”, bem como “a capacidade de investimento do SNS, comprovado através de todos os investimentos realizados nos últimos anos no CHVNG/E”, exemplificando com as obras em curso no Piso 2, para alojar várias unidades de internamento, e os investimentos previstos para 2023, como a nova Unidade de Neurocríticos e construção do heliporto.

A farmácia hospitalar do CHVNG/E passa a dispor de uma área de 1.350 metros quadrados, o dobro da área atual, e está dotada de novos equipamentos, nomeadamente duas câmaras de fluxo laminar, salas limpas de pressão positiva e negativa e isolador para citotóxicos, o que permite a introdução de novas terapias, assegurando os níveis de segurança dos medicamentos preparados.

Na sua intervenção, Manuel Pizarro agradeceu aos profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde, salientado que “por detrás da excelência dos cuidados públicos de saúde, estão milhares de profissionais”, referindo-se particularmente, no contexto da visita ao CHVNG/E, “aos farmacêuticos, daí a importância da carreira farmacêutica”.


IV Encontro do ACES Matosinhos

22/11/2022

Iniciativa decorre nos dias 24 e 25 de novembro, em Leça da Palmeira

Vai decorrer nos dias 24 e 25 de novembro, no Auditório Infante D. Henrique, em Leça da Palmeira, o IV Encontro do ACES Matosinhos, uma iniciativa que tem como objetivo refletir sobre as temáticas atuais e os desafios que se colocam aos cuidados de saúde primários na resposta às necessidades da população.

Organizado pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Matosinhos, integrado na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, esta quarta edição é subordinada ao tema «Desafios na Saúde: construindo caminhos» e exprime a necessidade de se construir novas formas de articulação e de abordagem multidisciplinar na resposta em cuidados de saúde.

O programa deste encontro está estruturado em quatro grandes áreas temáticas: determinantes em saúde; bem-estar mental; a abordagem do doente crónico; e a centralidade do cidadão nos cuidados de saúde.

O encontro inclui, ainda, a apresentação de comunicações livres, simpósios e ainda a realização de três workshops temáticos com destaque na prática clínica: tratamento de feridas, técnicas inalatórias e insulinoterapia.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde de Matosinhos > Notícias


Instituto Ricardo Jorge participa em conferência europeia sobre doenças raras

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em conferência europeia sobre doenças raras

22-11-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Genética Humana (DGH), participou na “Expert Conference on Rare Diseases”, realizada em Praga, na República Checa, nos dias 25 e 26 de outubro. Promovida pela presidência Checa da União Europeia (UE), no seguimento de iniciativas anteriores das presidências eslovena e francesa, a conferência teve como objetivo chamar a atenção dos decisores políticos europeus e nacionais para a problemática das doenças raras.

Segundo os especialistas nesta área, e apesar do progresso alcançado através das medidas já implementadas, dos compromissos em curso e do investimento feito pela Comissão Europeia, existe atualmente a necessidade de uma estrutura da UE que apoie os planos e estratégias nacionais em doenças raras. Nesse sentido, foram apresentadas e discutidas nesta conferência diversas propostas para a criação de um plano de ação europeu para as doenças raras.

De acordo com as conclusões do evento, a estratégia a desenvolver deverá fortalecer a cooperação e a coordenação dos Estados-membros, combinando as diversas áreas de atuação que compõem o ecossistema das doenças raras ao longo do percurso de seguimento de um doente raro (diagnóstico, centros especializados, tratamento e assistência social) e também ao longo das fases de desenvolvimento de soluções inovadoras bench to bedside para as doenças raras.

No âmbito do diagnóstico precoce de doenças raras, uma das palestras abordou os vários programas de Rastreio Neonatal na Europa e as discrepâncias existentes na acessibilidade e no funcionamento dentro do espaço da UE. Portugal é um dos países mais bem posicionados nesta matéria a nível europeu, com um grande número de patologias a serem rastreadas, sendo também de mencionar o acesso equitativo ao rastreio de toda a população.

Estiveram presentes nesta conferência, em representação do Ministério da Saúde de Portugal, três peritos da Direção-Geral da Saúde, INSA e Infarmed. O INSA, através do DGH, pretende dar continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver em diversas áreas das doenças raras, assim como colaborar a nível nacional e internacional em iniciativas que visem a melhoria dos cuidados de saúde e a investigação nesta matéria.