Nomeação de Vogais do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul – ARS Norte

«Deliberação n.º 1355/2022

Sumário: Designação de vogais do conselho clínico e de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega II – Vale do Sousa Sul.

Nos termos do previsto nos artigos 25.º e 29.º do Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de fevereiro, na última redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 239/2015, de 14 de outubro, tendo por base a proposta da Presidente do Conselho Clínico e de Saúde, Dr.ª Dagmara Kondek Paiva do ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul, por deliberação de 20 de maio de 2022 do Conselho Diretivo da ARS do Norte, IP, foram designados os profissionais abaixo identificados como Vogais daquele órgão, pelo período de 3 anos, atendendo a que reúnem as qualificações adequadas para o exercício das funções inerentes ao cargo, conforme notas curriculares em anexo:

(ver documento original)

Mais foi determinado que a designação das profissionais retroagem à data de 01/01/2022, com exceção da Dr.ª Daniela Neves da Costa, cuja nomeação produz efeitos a 01/03/2022.

Nota curricular

Daniela Neves da Costa nasceu a 21 de janeiro de 1987 e está inscrita na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos e no Colégio de Especialidade em Saúde Pública, com a Cédula Profissional n.º 57220, e com o nome clínico Daniela Neves da Costa.

Concluiu a licenciatura em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela, com a nota de 13 valores, em 2013, e obteve o Grau de Especialista em Saúde Pública, com a classificação de 15,59 valores, em 2021. Desde 01/09/2021 exerce funções de Assistente de Saúde Pública na Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega II – Vale do Sousa Sul. Foi nomeada Autoridade de Saúde em 04/03/2022.

Concluiu o Curso de Especialização em Saúde Pública, pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, em 2015, com a classificação final de 15 valores.

Participou em vários cursos promovidos pela Administração Regional de Saúde do Norte, nomeadamente “Poliomielite, Rubéola e Sarampo. Doenças-alvo de programas de eliminação em Portugal” (2015), “Sanidade Internacional. Medicina de Viagens e Doenças Tropicais Negligenciadas” (2015), “Acesso à Saúde de Grupos Vulneráveis – a Experiência do Programa Autoestima” (2015), “Sanidade Internacional – Investigação de Surtos” (2018), “Tabagismo Prioridade de Saúde Pública” (2018). Foi formanda em cursos organizados por outras instituições, tais como o “V Curso de Pediatria Comunitária”, organizado pela Associação de Saúde Infantil de Coimbra (2015), o “I Workshop “Vacinas em Viajantes”, organizado pela Sociedade Portuguesa da Medicina de Viagem (2017), o “9.º Curso de Pós-Graduação de Medicina de Viagem e de Populações Móveis”, organizado pela Ordem dos Médicos, com a classificação de 14 valores (2017), “Atualização de Vacinas”, organizado pela Sociedade de Infeciologia Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria (2018) e “Tuberculose – 8.ªEdição”, em formato e-learning, promovido pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (2020). Entre 2018 e 2020, participou em vários cursos básicos, em formato e-learning, incluídos no “Curso de Especialización Universitária de Vacunas”, da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

Desenvolveu o programa “Ativar + Saúde”, resultando de necessidades de saúde sentidas no concelho de Braga, em 2018. No âmbito deste programa foi ainda implementado o Programa Diabetes em Movimento(ver documento original) no concelho, em colaboração com o Município de Braga. Entre 2017 e 2020, fez parte da equipa da Consulta do Viajante do Centro de Vacinação Internacional de Braga. Colaborou em comunicações científicas sob a forma de póster em vários contextos científicos.

Participou em várias formações nas áreas da Saúde Pública, Epidemiologia, Estatística, Sistemas de Informação Geográfica, Auditoria, entre outras e em diversos eventos científicos, como congressos, conferências, seminários, na área da Saúde Pública.

Nota curricular

Iolanda Maria André de Sousa Couto, nascida a 3 março 1975, é licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Santa Maria (1996), mestre em enfermagem comunitária pelo Instituto Politécnico da Saúde do Norte (2012) e detentora do título de especialista em enfermagem comunitária. Reconhecimento da competência acrescida na área da gestão e supervisão clínica avançada, pela Ordem dos Enfermeiros. Concluiu o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde em 2015.

Exerceu funções como enfermeira, no serviço de pediatria e neonatologia do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa de 1996 a 2003, ano em que iniciou funções na ARS Norte no ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul. De 2011 a abril 2022, exerceu funções como Coordenadora do Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência Antimicrobiana do ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul. Em 2012, iniciou funções como Vogal de Enfermagem do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul e, desde 2013, é Presidente da Direção de Enfermagem.

Integrou a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do ACES Vale Sousa Sul, entre 2013 e 2018, e, desde 2014, é Elemento da Unidade Coordenadora Funcional de Saúde da Criança e do Adolescente do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa.

Desde 2015, exerce funções como Presidente da Comissão de Qualidade e Segurança do ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul. De 2019 até à presente data, é Coordenadora da Campanha de vacinação COVID-19 no ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul e desde 2020 foi designada Interlocutora do projeto piloto Estatuto Cuidador Informal nos concelhos de Penafiel e Castelo de Paiva.

É Formadora desde 2010, em várias unidades de formação profissional, em colaboração com a Agito, Escola Profissional de Valongo. Desde 2021, é Formadora na Pós-Graduação em Prevenção, Controlo de Infeção e Resistência a Antimicrobianos, no Instituto Politécnico da Saúde do Norte.

Atividade de Investigação:

2011 – Preletora na Mesa Redonda “Controlo da Infeção: que riscos para a saúde” nas I Jornadas Multidisciplinares do Baixo Tâmega.

2013 – Projeto de Investigação “A Prevalência do Aleitamento Materno nos Primeiros 6 Meses de Vida dos Lactentes”, Inscritos nos Centros de Saúde da Área de Influência da Unidade Coordenadora Funcional da Saúde Materna e Saúde Infantil do Centro Hospital Tâmega e Sousa, E. P. E. e os Fatores que Influenciam esta Prática.

2013 – Participou no Painel com o tema “Exercício Profissional Especializado nos Cuidados de Saúde Primários”.

2013 e 2020 – Júri de Prova Pública na atribuição do título de especialista na área científica de Enfermagem, na qualidade de arguente.

2014 – Palestrante com o tema “Intervenção social na saúde mental”, integrado no I Seminário de Intervenção Social da Póvoa de Varzim.

2018 – Comentadora 7.ª Jornada Urológica.

2019 – Moderadora de mesa no 1.º Encontro da Qualidade da ARS Norte: Qualidade, Pessoa e Saúde – Uma Visão Integrada.

2020 – Palestrante na Sessão Esclarecimento “Estatuto dos Cuidadores Informais”, promovida pela Autarquia de Penafiel.

2021 – Póster “Quais as razões para a não vacinação para o SARS-CoV-2 da população dos 35 aos 49 anos no ACES Tâmega II – VSS”.

Nota curricular

Alice Ribeiro Gonçalves, nasceu a 1 de julho de 1969, licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto (1993), com Mestrado em Estudos Económicos e Sociais pela Universidade do Minho, na área da toxicodependência (1998). Frequenta o Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais, na Universidade do Porto.

Iniciou funções como Técnica Superior de Serviço Social, na ARS Norte em 1999, no Centro de Saúde de Felgueiras. Em 6 de junho de 2002, foi admitida no Centro de Saúde de Penafiel, onde se encontra atualmente, no ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul. Integra a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP). Desde 2012 que é Vogal do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Tâmega II – Vale do Sousa.

As principais funções que desenvolve são: atendimento personalizado de informação e apoio ao utente e seus familiares, das situações referenciadas ou que recorrem ao Serviço Social por iniciativa própria, utilizando os procedimentos técnicos e metodologias adequadas; acompanhamento e apoio psicossocial dos utentes e respetivas famílias, no quadro dos grupos sociais em que se integram, mediante a prévia elaboração de planos de intervenção social; assegura a continuidade dos cuidados sociais a prestar, em articulação com os parceiros da comunidade e participa na comunidade institucional, nos projetos de âmbito de parceria do ACES.

Participação em equipas do ACES:

Unidade Coordenadora Funcional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa.

Integra o Grupo Operativo Local do Plano de Ação para a Prevenção da Violência na Saúde.

Interlocutora do ACES no âmbito da intervenção em populações vulneráveis.

Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Penafiel desde a sua constituição (2016).

Rede Social do concelho de Penafiel, no Núcleo Executivo e no Conselho Local de Acão Social, desde 2012.

Interlocutora dos Estágios das áreas profissionais que integram a URAP do ACES, desde 2012.

Colaboração com a equipa da UCC Cuidar Penafiel, na avaliação e acompanhamento dos utentes em acompanhamento na ECCI e no Projeto de intervenção comunitária para capacitação do Cuidador Informal.

Representa o ACES no Conselho Geral da Escola Secundária de Penafiel.

Foi responsável pelo Gabinete do Cidadão desde a sua constituição até 2019.

Coordenou o Núcleo de Crianças e Jovens em Risco do ACES desde a sua constituição (2009) até 2019.

Foi coordenadora da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) do ACES, desde a sua constituição (9 de janeiro de 2012) até setembro de 2012.

Orientação de estágios curriculares do terceiro e quarto ano de Licenciatura em Serviço Social da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Licenciatura em Serviço Social da UTAD e da Licenciatura de Educação Social da Universidade Portucalense Infante D. Henriques.

Palestrante em ações de formação interna, nomeadamente: Prestações Sociais, Ajudas Técnicas, NACJR, EPVA, Gabinete do Cidadão, RENTEV, RENNDA, Reembolsos e Taxas Moderadoras, Gestão do Tempo, Benefícios Adicionais de Saúde, Atendimento das Unidades Funcionais aos Cidadãos estrangeiros, entre outros.

02/12/2022. – A Vice-Presidente do Conselho Diretivo, Dr.ª Maria Clara Vieira Castro Cabanas.»