Notícias em 26/12/2022

Remodelação no Hospital de Beja

26/12/2022

Serviço de Medicina Intensiva com novas instalações

Já estão concluídas as obras de remodelação do novo espaço do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de Beja, que recebeu, no dia 20 de dezembro, os primeiros doentes.

Em comunicado, o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) explica que este projeto, agora integralmente concluído, tem como principal objetivo reforçar a capacidade instalada, tornando os espaços mais funcionais, bem como diversificar e melhorar a qualidade dos cuidados prestados na área da medicina intensiva.

De acordo com a nota, com esta intervenção foi possível aumentar a capacidade instalada passando de 8 para 10 camas disponíveis em Medicina Intensiva, que incluem dois quartos de isolamento com pressão regulável.

Para saber mais, consulte:

ULSBA > Notícias


Nova intervenção em Ovar

26/12/2022

Hospital Dr. Francisco Zagalo passa a realizar cirurgia no canal lacrimal

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) passou a realizar cirurgia no canal lacrimal, tendo a primeira intervenção ocorrido no passado mês de novembro.

Em comunicado, Eulália Sá, responsável médica do Bloco Operatório e Serviços Cirúrgicos do HFZ-Ovar, explica que este procedimento – denominado «DCR – Dacriocistorrinostomia endonasal» – visa «solucionar a obstrução das vias lacrimais, que se manifesta por lacrimejo persistente, secreções abundantes e por vezes infeção». Nos adultos, esta obstrução pode ocorrer sem causa específica, sendo mais comum no sexo feminino, em pessoas com idade superior a 40 anos.

«Estamos a falar da única forma de tratamento para este problema, que consiste em criar uma nova comunicação entre o saco lacrimal e a cavidade nasal, por via endoscópica, sem cicatriz visível», explica a responsável.

A «DCR – Dacriocistorrinostomia endonasal» é feita em regime de ambulatório, sob anestesia geral, sem necessidade de internamento. O período de recuperação dura, em regra, entre sete e dez dias.

Esta nova resposta do HFZ-Ovar reforça a atividade desenvolvida no bloco operatório desta unidade, que se encontra em fase de obra de reabilitação/ampliação, que deverá estar concluída no final de 2023.

Para saber mais, consulte:

HFZ-Ovar – https://www.hovar.min-saude.pt/


Reforço dos hospitais em 1.022 milhões de euros

24/12/2022

O Governo aprovou uma injeção extraordinária de verbas nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde para pagamento a fornecedores externos ainda no ano de 2022

Este reforço financeiro permitirá que as entidades hospitalares terminem o ano de 2022, pela primeira vez, sem stock de pagamentos em atraso, um resultado histórico no caminho de consolidação orçamental do SNS, que entrará no novo ano também com o maior orçamento de sempre.

A injeção de verbas foi aprovada esta semana em despacho conjunto do Ministério das Finanças e do Ministério da Saúde, reconhecendo-se que, durante o presente ano, a resposta à covid-19 ainda representou uma pressão orçamental acrescida sobre o SNS.

Os hospitais vão receber cerca de 1 022 milhões de euros, o que permitirá liquidar a totalidade de pagamentos em atraso acumulados a fornecedores externos (dívida vencida há mais de 90 dias).

Até aqui, 2021 tinha sido o ano com melhor resultado na gestão de pagamentos, tendo terminado ainda assim com um stock de cerca de 110 milhões de euros de pagamentos em atraso, que este ano será possível liquidar na íntegra.

Esta operação insere-se na trajetória, em curso desde 2015, de contínuo reforço orçamental do Serviço Nacional de Saúde, com um novo máximo histórico em 2023 traduzindo um reforço de 1,2 mil milhões de euros, e de reversão de um ciclo de endividamento crónico.

A injeção efetuada visa também contribuir, de modo decisivo, para uma gestão eficaz e programada dos pagamentos, promovendo uma maior eficiência na utilização dos recursos públicos e assegurando melhores condições de liquidez, gestão e responsabilidade orçamental para as instituições do SNS.

24 dezembro de 2022