Notícias em 10/02/2023

Inauguração “Heróis da Pandemia”

10/02/2023

Manuel Pizarro defendeu que “o trabalho em equipa é um dos mais importantes propósitos do ser humano”

“Esta escultura é uma bela homenagem a todos os profissionais que, em especial nos últimos anos, permitiram manter a resposta do Serviço Nacional de Saúde”, disse o Ministro da Saúde, sexta-feira, 10 de fevereiro, na inauguração das peças escultóricas “Heróis da Pandemia”.

O conjunto escultórico da autoria do mestre Rogério Abreu partiu da reflexão sobre a entrega dos médicos no combate à pandemia e pode ser visto no Passeio Carlos do Carmo, em Lisboa.

Manuel Pizarro referiu que “o trabalho em equipa é um dos mais importantes propósitos do ser humano”, salientado que essa realidade “foi bem evidente durante a pandemia”, razão pela qual o governante agradeceu a todos os profissionais, “o desempenho e entrega na missão de cuidar do outro”, muitas vezes, com “sacrifício pessoal”.

Na sua intervenção, o governante afirmou que, “apesar dos desafios presentes, é tempo de preparar um futuro que traga tranquilidade às gerações vindouras”. Isso, nas palavras de Manuel Pizarro, faz-se com medida como as alterações estruturais no SNS e a valorização do “recurso mais valioso, os seus profissionais”.

“Estamos concentrados num projeto de saúde universal, que não deixa ninguém para trás”, disse o Ministro da Saúde.


Insuficiência Cardíaca

10/02/2023

Projeto da ULSLA visa coordenar prestação de cuidados

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejo (ULSLA) apresentou, no dia 9 de fevereiro, o Percurso Assistencial da Pessoa com Insuficiência Cardíaca, um documento que tem como objetivo coordenar os cuidados a prestar às pessoas com esta doença, ao longo dos vários níveis de cuidados: Cuidados de Saúde Primários (CSP), cuidados hospitalares, necessidades sociais, apoio da comunidade.

O documento foi elaborado por um grupo de trabalho constituído por médicos, enfermeiros e outros profissionais dos CSP e cuidados hospitalares, bem como parceiros da comunidade, doentes e cuidadores.

Para facilitar a sua implementação o Conselho de Administração decidiu adquirir uma aplicação informática (UPHILL), que vai permitir seguir a jornada do doente nas várias instituições que percorre no decurso da sua doença e tem ainda a capacidade de, a cada momento, ajudar à tomada de decisão por parte dos profissionais. Com esta ferramenta, a ULSLA será a primeira instituição do país a ter o Percurso Assistencial da Pessoa com Insuficiência Cardíaca informatizado.

A implementação dos Percursos Assistenciais insere-se num programa europeu de disseminação de Boas Práticas em Saúde, gerido em Portugal pela Administração Central do Sistema de Saúde, sendo que a ULSLA foi uma das cinco instituições selecionadas para integrar este programa a nível nacional.

Para saber mais, consulte:

ULSLA – https://www.ulsla.min-saude.pt/


Hospital de Santarém com nova direção clínica

10/02/2023

Maria Filomena Roque nomeada para o Conselho de Administração

Por proposta da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, o Governo nomeou a médica Maria Filomena Roque para o cargo de Diretora Clínica do Hospital Distrital de Santarém (HDS), passando a integrar o respetivo Conselho de Administração.

Maria Filomena Cardoso dos Santos Roque, natural de Lisboa, é licenciada em Medicina pela Universidade Nova de Lisboa e especialista em Medicina Interna. É Mestre em Saúde Pública e Desenvolvimento pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical/ Universidade Nova Lisboa. Pós-graduada em Diabetes pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal/ Universidade Nova Lisboa, possui certificação em Diabetes pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e competência em Codificação Clínica pela Ordem dos Médicos.

Completou o Internato Geral no Hospital de Vila Franca de Xira, em 1988. Foi Médica de Clínica Geral na extensão de Alverca do Centro de Saúde de Alhandra, de 1989 a 1991. Fez o internato em Medicina Interna no Hospital de Santo António dos Capuchos, entre 1992 a 1996. Ingressa no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca em 1997 como Assistente Hospitalar de Medicina Interna e em 2000, com as mesmas funções, no Hospital de Portalegre e na Unidade de Torres Novas do Centro Hospitalar do Médio Tejo. Em 2006 integra o Hospital Distrital de Santarém como Assistente Graduada de Medicina Interna, unidade onde dirigiu até agora o Departamento de Medicina.

Possui uma ampla experiência de trabalho em contexto hospitalar. No Hospital de Santarém, entre outros cargos, foi coordenadora de Enfermaria de Medicina Interna, chefe de Equipa de Urgência e coordenadora do Grupo de Trabalho para Normalização da Nota de Alta Clínica. Na mesma unidade, integrou a Unidade de Gestão Clínica, a Comissão de Qualidade e Segurança do Doente e o Grupo de Trabalho para a Monitorização da Prescrição Médica. No Unidade de Torres Novas do Centro Hospital do Médio Tejo, foi diretora do Hospital de Dia e da Consulta Externa, integrou a Equipa Multidisciplinar do Gabinete do Utente e coordenou o Núcleo Tratamento de Feridas.

Maria Filomena Roque foi ainda professora adjunta convidada de Fisiopatologia na Escola Nacional de Saúde – Instituto Politécnico de Santarém, de 2005 a 2020. Orientadora de Formação de Internos da Especialidade e Formadora na área da Diabetes. É autora de dezenas de publicações, como investigadora em ensaios clínicos.

O Ministério da Saúde agradece publicamente o trabalho do cirurgião Paulo de Jesus Silva, que agora cessa funções como Diretor Clínico, e renova o compromisso com a segurança, a qualidade e a qualidade dos serviços de saúde que presta às populações.

10 de fevereiro de 2023


Instituto Ricardo Jorge e Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida celebram protocolo de cooperação

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge e Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida celebram protocolo de cooperação

09-02-2023

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) e o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) celebraram um protocolo de cooperação em áreas de interesse comum, nomeadamente na divulgação científica, participação em projetos de âmbito nacional e internacional e acesso a bibliotecas e redes de informação. Com o acordo estabelecido, as duas entidades poderão beneficiar de ações de colaboração nos vários domínios de atividade a que se dedicam.

O protocolo celebrado prevê também a realização de encontros para a partilha de conhecimento e experiência, o desenvolvimento da Plataforma Lusófona de Bioética e a partilha de condições físicas para a realização de eventos e de ações de divulgação de atividades de cada uma das instituições, pretendendo ainda garantir que os colaboradores e conselheiros do CNECV e os colaboradores do INSA possam ter acesso às atividades científicas organizadas por cada uma das partes.

A cerimónia de assinatura do protocolo, que decorreu no Auditório António de Almeida Santos, no novo edifício da Assembleia da República, contou com a presença, além de uma comitiva do CNECV, do Conselho Diretivo do INSA, quadros dirigentes e coordenadores dos departamentos técnico-científicos do Instituto, tendo o documento sido assinado pelo presidente do Conselho Diretivo do INSA, Fernando de Almeida, e pela presidente do CNECV, Maria do Céu Patrão Neves.

Criado em 1990, o CNECV é um órgão consultivo independente, que tem por missão analisar os problemas éticos suscitados pelos progressos científicos nos domínios da biologia, da medicina ou da saúde em geral e das ciências da vida. Elabora pareceres, relatórios, tomadas de posição e outros documentos de estudo e reflexão, organiza e participa em grupos de trabalho, seminários, conferências e reuniões de âmbito nacional e internacional, e procura a sensibilização e reflexão éticas e o diálogo com a sociedade civil, apresentando publicamente as matérias submetidas à sua análise.


Instituto Ricardo Jorge e Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais alargam protocolo de cooperação

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge e Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais alargam protocolo de cooperação

10-02-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) assinaram, dia 9 de fevereiro, em Lisboa, um protocolo de cooperação para o alargamento da realização de análises clínicas por parte do INSA a reclusos de diversos estabelecimentos prisionais. As análises previstas no protocolo abrangem a necessidade de diagnóstico e vigilância de algumas doenças infectocontagiosas, como a tuberculose, VIH/SIDA e hepatite C, bem como de outras situações clínicas.

O presidente do Conselho Diretivo do INSA, Fernando de Almeida, e o diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rui Abrunhosa Gonçalves, assinaram nas instalações do INSA, em Lisboa, um protocolo com vista ao reforço da cooperação entre as duas instituições. O acordo agora estabelecido prevê que o INSA será responsável por realizar as análises clínicas aos reclusos afetos a 18 estabelecimentos prisionais da região Norte do país, assim como os que estão internados no Hospital Prisional de São João de Deus, em Caxias. O anterior protocolo, datado de janeiro de 2017, contemplava a realização de análises em 11 estabelecimentos.

Pelas análises objeto do protocolo assinado não será devida por parte da DGRSP nenhuma contrapartida financeira ao INSA, na medida em que este serviço será fatura à Administração Regional de Saúde respetiva, à semelhança do que acontece com os demais utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O protocolo tem a duração de um ano e prevê um desconto de 10% sobre o preço da tabela utilizada pelo SNS.

A DGRSP é um serviço da administração direta do Estado, integrado no Ministério da Justiça. Tem por missão o desenvolvimento das políticas de prevenção criminal, de execução das penas e medidas e de reinserção social e a gestão articulada e complementar dos sistemas tutelar educativo e prisional, assegurando condições compatíveis com a dignidade humana e contribuindo para a defesa da ordem e da paz social.