Notícias em 06/03/2023

Apresentação do Relatório 2022 e das Linhas Estratégicas do PNPAS 2023-2030

Apresentação do Relatório 2022 e das Linhas Estratégicas do PNPAS 2023-2030 – DGS

Apresentação do Relatório 2022 e das Linhas Estratégicas do PNPAS 2023-2030

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), apresentou o Relatório de 2022 do PNPAS e as linhas estratégias do PNPAS 2023-2030, a 3 de março de 2023, no Palácio da Rocha do Conde D’Óbidos, em Lisboa.

No evento, que antecipou o Dia Mundial da Obesidade (4 de março), a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas,  destacou que a estratégia para a alimentação “deve permitir disponibilizar alimentos promotores de saúde, capacitar os cidadãos para boas escolhas e incentivar a produção de alimentos saudáveis”.

No mesmo sentido, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, frisou que “a alimentação inadequada é uma das principais causas evitáveis de doença crónica e de perda de qualidade de vida. Não temos dúvida da urgência em alterar esta realidade. Há que promover ambientes alimentares saudáveis“.

No evento foram também apresentados os resultados do Projeto C2S, do Estudo de Monitorização da Oferta Alimentar nas Escolas, que têm como objetivo melhorar os ambientes alimentares dos mais jovens, e lançada a 3.ª edição do Sistema de Planeamento e Avaliação de Refeições Escolares (SPARE+).

O projeto Selo Excelência “Alimentação Saudável no Ensino Superior”, que concede uma distinção pública às Universidades que promovam uma alimentação saudável, distinguiu oito instituições de ensino.

Conheça o relatório anual do PNPAS (2022) e as linhas estratégias do PNPAS 2023-2030 aqui.


Encontro reúne profissionais do programa de Hospitalização Domiciliária no dia 10 de março em Coimbra

O Ministério da Saúde realiza no próximo dia 10 de março, o 3.º Encontro de Unidades de Hospitalização Domiciliária, com o mote “Compromissos Para Um Desenvolvimento Sustentável”, para assinalar o desenvolvimento e debater os principais desafios desta resposta diferenciada do Serviço Nacional de Nacional (SNS).

O encontro vai reunir profissionais que se dedicam a esta área em todo o país e decorre no Grande Auditório do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

A Hospitalização Domiciliária permite que os doentes que reúnem um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos possam estar internados no conforto do seu domicílio. É assegurada por equipas de médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, entre outros, que garantem o atendimento 24 horas por dia, todos os dias, e fornecem e gerem a terapêutica dos doentes. Os programas de HD garantem mais conforto para o doente, associado a menores taxas de mortalidade, de infeção e redução da probabilidade de reinternamento.

O programa do encontro, que decorre das 09h30 às 18h30, inclui painéis de debate dedicados à Referenciação, Avaliação e Admissão na Hospitalização Domiciliária, Recursos e Diversificação de Serviços em Hospitalização Domiciliária, Modelos de Organização das Unidades de Hospitalização Domiciliária e Continuidade de Cuidados, e Acreditação e Certificação em Qualidade e Normalização.

Para saber mais, consulte:

Programa – PDF – 6 Mb


Dia Europeu da Terapia da Fala

06/03/2023

Data tem como objetivo sensibilizar para a importância do tratamento

Assinala-se esta segunda-feira, dia 6 de março, o Dia Europeu da Terapia da Fala, uma data que tem como objetivo alertar para a importância do tratamento de perturbações a nível da comunicação e da deglutição.

Instituída em 2004, pela Comité Permanente de Ligação dos Terapeutas da Fala e Logopedistas da União Europeia (CPLOL), a data visa também destacar a importância do trabalho desenvolvido pelos terapeutas da fala e sensibilizar os cidadãos para as perturbações da comunicação, o seu efeito sobre a saúde humana, os direitos dos pacientes com perturbações da comunicação e a forma de os ajudar.


Hospitais ligam-se às prisões

06/03/2023

Ministros da Saúde e da Justiça acompanharam primeira teleconsulta em Faro

A implementação de teleconsultas entre os hospitais do Serviço Nacional de Saúde e os Estabelecimentos Prisionais está em curso. Inaugurados a 14 de julho de 2022, foram já implementados 52 Balcões SNS24 na Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Estão ativos em todas as unidades que prestam cuidados de saúde de norte a sul de Portugal.

Para assinalar a importância desta articulação na garantia de cuidados aos reclusos e melhor otimização dos recursos hospitalares, o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, acompanharam, na semana passada, a primeira teleconsulta de Pneumologia entre o Hospital de Faro e o Estabelecimento Prisional (EP) de Faro, no âmbito da iniciativa Governo Mais Próximo.

“Agradeço muito à área governativa da Saúde e aos profissionais que, deste lado e desse lado, tornam possível este serviço, que nos permite chegar a uma maior humanização da situação de reclusão”, afirmou a Ministra da Justiça, que participou no início da consulta no EP de Faro.

A assistir à teleconsulta no Hospital de Faro, integrado no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, o Ministro da Saúde sublinhou que este programa é uma “bela demonstração” de que Portugal, que recentemente acolheu o encontro da Organização Mundial de Saúde sobre a Saúde nas Prisões, leva a sério o repto da OMS para o reforço e consolidação das intervenções nesta área. “O acesso à saúde é um momento essencial da reabilitação e reintegração social da população reclusa”, afirmou Manuel Pizarro.

Os Balcões SNS24, que facilitam tecnicamente a realização de teleconsultas, entre outras ações como marcação de consultas, têm vindo a ser implementados não só nas prisões, mas em espaços das autarquias e, mais recentemente, nos lares, com o desenvolvimento a cargo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

No âmbito deste projeto com a Direção Geral de Reinserção estão ativos 52 balcões e foram já realizadas 139 teleconsultas entre hospitais do SNS e entidades prisionais. Em juntas de freguesias e câmaras municipais há um total de 66 balcões em funcionamento e nos lares já foram instalados 12 balcões, o que perfaz um total de 341 balões SNS24 ativos em Portugal, nos diferentes setores.


DGS participa na conferência de encerramento do projeto internacional EUPAP

DGS participa na conferência de encerramento do projeto internacional EUPAP

A Direção-Geral da Saúde participou na conferência de encerramento do projeto EUPAP – A European Physical Activity on Prescription Model, que decorreu a 14 de fevereiro de 2023,  em Estocolmo.

O projeto EUPAP, cofinanciado pela Comissão Europeia, teve por objetivo a transferência da boa prática sueca, em termos de promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários, a outros nove países europeus.

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, foi um dos parceiros do projeto, tendo responsabilidade na gestão da adaptação e implementação do modelo sueco nos restantes países. No caso português, a envolvência no projeto EUPAP permitiu robustecer o disposto no Despacho 8932/2017, de 10 de novembro, nomeadamente no que concerne à criação da consulta de atividade física, possibilitando o seu desenvolvimento suportado e em harmonia com as principais práticas e orientações internacionais.

Na conferência final, a Direção-Geral da Saúde esteve representada por Cristina Godinho, Diretora-Adjunta do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, Cristina Portugal, Gestora dos Programas Prioritários do Plano Nacional de Saúde, e Bruno Avelar Rosa, Coordenador Nacional do Projeto.

A importância da atividade física como indicador de saúde e como fator de prevenção e tratamento da doença, as políticas internacionais e os processos de implementação levados a cabo nos diferentes países, foram alguns dos pontos em debate na conferência. A necessidade de estabelecimento de redes profissionais e institucionais para que a prescrição da atividade física nos cuidados de saúde primários possa ocorrer, e como envolver os pacientes no processo, foram outras das questões abordadas.

Os participantes fizeram, também, uma visita de estudo ao Centro Académico de Cuidados de Saúde Primário, um centro clínico vinculado à Universidade de Karolinska, em Estocolmo, que desenvolve prescrição de atividade física na sua atividade clínica. Nesta visita foi possível assistir como funciona todo o processo de prescrição desde que o paciente chega à unidade de saúde até à sua derivação para os recursos da comunidade e respetivo follow-up.