Notícias em 23/03/2023

Apresentação do Relatório de Vigilância e Monitorização da Tuberculose em Portugal – Dados Definitiv

Apresentação do Relatório de Vigilância e Monitorização da Tuberculose em Portugal – Dados Definitivos 2021 – DGS

Apresentação do Relatório de Vigilância e Monitorização da Tuberculose em Portugal – Dados Definitiv

O Relatório de Vigilância e Monitorização da Tuberculose em Portugal – Dados Definitivos 2021, elaborado pelo Programa Nacional para a Tuberculose da Direção-Geral da Saúde (DGS), foi apresentado a 22 de março de 2023 no evento “Nós e a Tuberculose”, no Auditório da Associação Nacional das Farmácias.

O Relatório sinaliza que o número de casos de tuberculose notificados em Portugal diminuiu em 2021, uma redução que tem sido consistente nos últimos anos. Mas o diagnóstico ainda é tardio.

“A tuberculose é uma das doenças infeciosas mais relevantes a nível mundial e apresenta ainda uma incidência importante em Portugal, face a outros países europeus”, destacou a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, durante o evento. Graça Freitas sublinhou que “apesar de haver uma redução progressiva da sua incidência, a doença não pode ser negligenciada, sobretudo pelo seu impacto a nível individual e social”.

A Diretora do Programa Nacional para a Tuberculose da DGS, Isabel Carvalho, salientou que “mais de metade dos casos de tuberculose são de pessoas que pertencem a grupos vulneráveis, mas continuam a existir casos em cidadãos sem fatores de risco”. Lembrou ainda que “cada vez mais temos pessoas idosas com tuberculose. Esta é uma população que deve ser rastreada e que pode ter de fazer tratamento preventivo”.

O Relatório de Vigilância e Monitorização da Tuberculose em Portugal – Dados Definitivos 2021está disponível aqui.


Circular Normativa n.º 5/2023
Responsabilidade financeira pelo transporte de doentes beneficiários da ADSE, SAD/PSP, SAD/GNR e ADM, para realização de tratamentos de hemodiálise em unidade convencionada com o Serviço Nacional de Saúde


ACSS participa em encontro da OMS sobre profissionais de saúde

imagem do post do ACSS participa em encontro da OMS sobre profissionais de saúde

Tiago Gonçalves, vogal da ACSS, e Sara Alidina, coordenadora da Unidade de Planeamento, Gestão, Recrutamento e Monitorização de Recursos Humanos, estão a representar Portugal no encontro regional sobre profissionais de saúde, organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que decorre em Bucareste, na Roménia.

O encontro de dois dias, 22 e 23 de março,  intitulado Europe regional meeting on health and care workforce: Time to act, visa abordar os desafios que se colocam aos Recursos Humanos da Saúde na Europa, assim como a partilha de boas práticas.

Os responsáveis da ACSS participam neste importante debate, levando o exemplo do caso português, com foco na problemática sobre as dificuldades na atratividade e retenção destes profissionais no SNS.

A OMS alertou recentemente para a crise que está a afetar milhares destes profissionais, e que ameaça os sistemas de saúde na Europa, devido ao envelhecimento da força de trabalho, ao fraco apoio à sua saúde mental e aos desafios colocados para atrair e reter os jovens no setor da saúde.

No relatório Health and care workforce in Europe: time to act, a OMS/Europa pediu aos países que façam mais para proteger os seus profissionais de saúde.

Com base nas advertências deste relatório e levando em consideração os recentes apelos dos profissionais de saúde em toda a Europa, prevê-se que a reunião regional a decorrer na Roménia leve os 53 países participantes a adotar a Declaração de Bucareste sobre os trabalhadores da área da saúde.

Publicado em 23/3/2023