Notícias a 5 e 06/02/2024

Relatório N.º 18 da Vacinação Sazonal 2023/2024

Relatório N.º 18 da Vacinação Sazonal 2023/2024 – DGS

Relatório N.º 18 da Vacinação Sazonal 2023/2024

Entre 29 de setembro de 2023 e 4 de fevereiro de 2024 foram vacinadas 1.954.211 pessoas com o reforço sazonal contra a COVID-19 e 2.463.960 pessoas contra a gripe.

Os dados constam do Relatório N.º 18 da Vacinação Sazonal 2023/2024, publicado semanalmente pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

O Relatório da Vacinação Sazonal 2023/2024 de 6 de fevereiro de 2024 está disponível aqui:


Circular Normativa nº2/2024
Consolidação de Contas do Ministério da Saúde referente ao exercício de 2023
Manual de Consolidação de Contas


Dia da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina – DGS

Dia da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina

Entre janeiro e dezembro de 2023 foram registados 223 casos de Mutilação Genital Feminina (MGF) na plataforma “Registo de Saúde Eletrónico (RSE-AP)”, tendo-se verificado um aumento de 17,4% de casos em relação ao período homólogo anterior.

Estes dados integram a “Atualização dos Registos de Mutilação Genital Feminina – Ano de 2023”, que a Direção-Geral da Saúde (DGS) publica, hoje, Dia da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina.

Desde 2014, foram registados um total de 1076 casos no formulário desta plataforma. Dos 223 casos de MGF registados em 2023, foi registada a intervenção dos profissionais de saúde em 84,2% (160) dos casos, no âmbito do esclarecimento dos direitos da mulher numa perspetiva educativa e preventiva. A identificação ocorreu em contexto de consultas de vigilância da gravidez, parto, puerpério e em consultas e internamentos nos cuidados de saúde hospitalares e cuidados de saúde primários.

Os registos indicam que os casos ocorreram nos seguintes países: Eritreia, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Senegal, Serra Leoa e Somália (ordem alfabética). Não foram registados casos de MGF realizados em Portugal.

Em 2023, a idade média da prática foi de 6 anos (mediana de 5 anos) e a idade média de identificação foi de 29,4 anos. Do total de registos, 76 incluem complicações do foro psicológico, 66 obstétricas, 60 incluem complicações de resposta sexual e 62 sequelas uro-ginecológicas. Cada caso registado pode corresponder a mais do que uma complicação em simultâneo. Em 108 casos dos 223 reportados, não foram registadas quaisquer complicações.

O Dia da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, celebrado todos os anos a 6 de fevereiro, constitui uma oportunidade para criar laços mais fortes e definir medidas concertadas para reforçar os compromissos de eliminar esta prática nociva que continua a ter impacto na vida de milhões de mulheres e raparigas.

Apesar dos progressos registados ao longo dos anos, a MGF continua a ser um sério desafio em muitos países. Este ano, assinala-se o 13.º aniversário deste dia internacional, cujo tema é: “Sua Voz. O seu futuro. Investir em movimentos liderados por sobreviventes para acabar com a mutilação genital feminina“.

Nesta data, a DGS publica a atualização dos dados de MGF efetuados na plataforma do RSE-AP, em 2023, dando voz às mulheres e meninas sobreviventes por terem permitido o seu registo, contribuindo, assim, para melhorar o conhecimento desta realidade e promover a sua eliminação nas novas gerações.

Consulte aqui a “Atualização dos Registos de Mutilação Genital Feminina – Ano de 2023”.


Ferramenta mundial de apoio à decisão clínica

06/02/2024

ULS de Coimbra é a primeira do país a subscrever o BMJ Best Practice

A Unidade de Saúde Local (ULS) de Coimbra foi a primeira, em Portugal, a subscrever aquela que é considerada uma das melhores ferramentas mundiais de apoio à decisão clínica, anunciou a ULS em comunicado.

De acordo com a ULS de Coimbra, o “BMJ Best Practice” fornece orientações, passo a passo, sobre diagnóstico, tratamento e prevenção, sendo diariamente atualizado, através de uma metodologia robusta baseada em evidências e na opinião de especialistas.

O Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, frisa que “a ULS de Coimbra faz questão de dotar os seus profissionais de saúde de ferramentas que os ajudem no seu trabalho, de forma a assegurar a elevada qualidade e diferenciação dos cuidados de saúde que prestamos”.

“Sendo a investigação, o conhecimento científico e a inovação áreas que privilegiamos em todas as nossas unidades de saúde não podíamos deixar de disponibilizar esta ferramenta, uma das melhores do mundo, às nossas equipas”, acrescentou o responsável.

No início do mês, cerca de 500 profissionais da ULS de Coimbra participaram numa formação online de “Introdução ao BMJ Best Practice e ao Gestor de Comorbilidades”, para um melhor entendimento de como os algoritmos de tratamento e o Comorbidities Manager podem ajudar nas diferentes etapas da prestação de cuidados , refere o comunicado.


Unidade de Intervenção Cardiológica na Covilhã

06/02/2024

Nova unidade vai abranger mais de 300 mil utentes dos distritos de Castelo Branco e da Guarda

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira tem a funcionar, desde o início do mês de fevereiro, a Unidade de Intervenção Cardiológica da Covilhã, um serviço essencial para os utentes da Beira Interior, na realização de procedimentos altamente diferenciados, tais como, cateterismo e angioplastia.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da ULS Cova da Beira, João Casteleiro, a nova unidade vai dar resposta a mais de 300 mil utentes dos distritos de Castelo Branco e da Guarda e funcionará 24/24 horas, 365 dias por ano, com uma equipa interna composta por oito pessoas e com especialistas de todo o país, entre os quais médicos, enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e outros, que se deslocam à Covilhã, numa lógica de articulação com outros hospitais.

Com a entrada em funcionamento da nova unidade será possível tratar os doentes na Covilhã, evitando assim deslocações a unidades de saúde mais distantes.


Humanização nos serviços de saúde

06/02/2024

ULS da Guarda presta informação por SMS aos acompanhantes dos doentes na urgência

Os acompanhantes de doentes que entrem no serviço de urgência da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vão receber SMS a informar quais o exames efetuados e o local em que se encontram, definindo o seu trajeto na estrutura hospitalar, anunciou a unidade.

De acordo com a ULS da Guarda, assim que “o número de telemóvel seja adicionado ao processo do utente, o acompanhante recebe informação através de SMS sobre indicação do estado do episódio de urgência.”

Trata-se de uma medida que pretende facilitar a comunicação e humanizar o serviço prestado.

Para saber mais, consulte:

ULS Guarda > Notícias


Literacia em saúde: um modo de olhar a pessoa doente

06/02/2024

ULS de Coimbra assinala Dia Mundial do Doente com um evento sobre literacia em Pampilhosa da Serra

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Doente, que se comemora a 9 de fevereiro, o Grupo “Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde de Enfermagem” da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e com a Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, vai assinalar esta data com o evento “Literacia em saúde: um modo de olhar a pessoa doente”.

De acordo com a ULS de Coimbra este pretende ser mais um espaço para dar voz a cidadãos que experienciam a doença, e simultaneamente, um momento de reflexão para a importância da literacia em saúde, enquanto determinante de saúde promotora do bem-estar e qualidade de vida da sociedade.

Durante todo o encontro, composto por dois painéis, estará patente uma exposição de arte, sendo os autores pessoas que convivem com a doença.

O evento realizar-se-á no Auditório Municipal do Edifício Monsenhor Nunes Pereira da Pampilhosa da Serra, a partir das 10h30, sendo simultaneamente transmitido via streaming nas redes sociais da Unidade Local de Saúde Coimbra.

Para saber mais, consulte:

ULS de Coimbra > Programa


Joint Action IncreaseNET – Supporting the increased capacity and competence building of the EU medicines regulatory network – Infarmed

06 fev 2024

Para: Divulgação geral

O INFARMED,I.P., através da Direção de Avaliação de Medicamentos, participa no projeto co-financiado pelo programa EU4Health, IncreaseNET. Este projeto pretende promover o uso otimizado dos recursos disponíveis e aumentar a capacidade de avaliação da rede regulamentar europeia, dando resposta à rápida evolução técnico científica, à inovação  e a algumas medidas regulamentares previstas na revisão da legislação farmacêutica.

Esta ação conjunta envolve 29 parceiros, maioritamente as Autoridades Competentes Nacionais dos 28 Estados membros e tem como objetivos a capacitação através de ações de formação e treino pratico on-the-job, e o desenvolvimento das competências. Este projeto apoiará ainda a sustentabilidade da rede de avaliação de medicamentos procurando facilitar o uso eficiente dos recursos promovendo a partilha de avaliações e boas práticas, a cooperação entre os Estados membros e a otimização dos processos, no interesse da garantia da proteção da saúde pública e em benefício dos cidadãos.

A IncreaseNET manterá articulação com todos os parceiros como a Agência Europeia do Medicamento (EMA), Heads of Medicines Agencies (HMA), e com grupos e iniciativas relevantes na rede europeia como o CMDh, Accelerating Clinical Trials in EU(ACT EU), EU Network Training Centre (EU-NTC), e a EU Innovation Network (EU-IN).

O projeto decorrerá por três anos, encontrando- se o INFARMED, I.P. mais diretamente envolvido no estabelecimento de formação teórica e prática bem como  na otimização de procedimentos.


Raquel Duarte nomeada diretora do Instituto Ricardo Jorge no Porto

imagem do post do Raquel Duarte nomeada diretora do Instituto Ricardo Jorge no Porto

05-02-2024

Raquel Duarte é a nova diretora do Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira (CSPGF), no Porto, substituindo Ana Maria Correia, que cessou recentemente o seu mandato. Nomeada para o cargo pelo Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) em regime de substituição, Raquel Duarte é pneumologista e especialista em Saúde Pública, com vasta experiência académica e clínica na área das doenças infeciosas respiratórias, tendo ainda desempenhado funções enquanto Secretária de Estado da Saúde no XXI Governo Português entre 2018 e 2019.

Para assinalar o início de funções de Raquel Duarte enquanto diretora do CSPGF, teve lugar dia 2 de fevereiro uma cerimónia de apresentação que contou com a presença do Conselho Diretivo e de coordenadores de alguns dos departamentos técnico-científicos do INSA, bem como da diretora cessante do CSPGF e de outros colaboradores da delegação do INSA no Porto. Na ocasião, Raquel Duarte mostrou-se “honrada” com o desafio, referindo tratar-se “do resultado de todo o percurso realizado até aqui enquanto médica, académica, investigadora e especialista em Saúde Pública”. A nova diretora do CSPGF considerou ainda o INSA “um legado nacional” e diz sentir “uma enorme responsabilidade para ajudar a alcançar os objetivos da instituição”.

Licenciada em Medicina e Doutorada em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Raquel Duarte é assistente graduada sénior de Pneumologia, sendo atualmente professora associada com agregação no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e coordenadora do Centro Diagnóstico Pneumológico de Vila Nova de Gaia. A nova diretora do CSPGF é também coordenadora do Centro de Referência para a Tuberculose Multirresistente da Região Norte de Portugal da Administração Regional de Saúde do Norte e membro da TB Disease Network Coordination Committee do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), entre outros cargos de relevo.

O Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira do INSA contempla 14 unidades laboratoriais (Bacteriologia, Serologia, Química Clínica, Hematologia, Virologia, Química e Toxicologia de Águas, Parasitologia, Saúde Ocupacional, Toxicologia, Qualidade do Ar Interior, Química Alimentar, Microbiologia dos Alimentos, Tuberculose e Micobactérias), bem como os respetivos serviços de apoio, além de um biotério, uma biblioteca, uma sala de formação, um gabinete médico e um gabinete de enfermagem. No total, trabalham no Centro mais de 150 colaboradores.