Vacina Antigripal com Efetividade de 54% na Época 2015-16  – INSA

A segunda reunião do Grupo de Acompanhamento do Projeto IMOVE+ (Integrated Monitoring of Vaccines Effects in Europe) teve lugar, dia 7 de julho, nas instalações do Instituto Ricardo Jorge em Lisboa. O encontro teve como principais objetivos apresentar os resultados da implementação do projeto na época 2015-16 nos cuidados de saúde primários e em contexto hospitalar.

Em Portugal, na época 2015-16, predominou a circulação do vírus do subtipo InfluenzaA(H1)pdm09, sendo que para a vacina trivalente antigripal a efetividade ajustada contra este vírus foi 54.0% na população em geral e 63.9% no grupo alvo da vacinação contra a gripe. Considerando a população com menos de 65 anos, a efetividade contra o subtipo InfluenzaA(H1)pdm09 foi 56.2% e 74.9% no grupo com 65 e mais anos de idade.

“Os resultados da efetividade da vacina na última época gripal estão dentro dos valores expectáveis”, refere Baltazar Nunes, investigador do Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge e coordenador nacional do Projeto I-MOVE+, salientando ainda a grande mais-valia da realização destes estudos: “detetar precocemente épocas em que a efetividade da vacina seja baixa e permitir às autoridades de saúde desenvolver outro tipo de intervenções”.

O Projeto I-MOVE+ estuda desde 2008 a efetividade da vacina antigripal na população europeia, ou seja, determina a performance da vacina contra a gripe em condições reais na população. Esta iniciativa internacional congrega especialistas de vários países que representam institutos de saúde pública e universidades, sendo o Instituto Ricardo Jorge uma das 23 entidades integrantes deste consórcio, a única portuguesa.

O Instituto Ricardo Jorge participa neste estudo através dos seus Departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas. O principal objetivo projeto, inicialmente denominado “IMOVE”, foi testar a adequação de um estudo epidemiológico com delineamento de tipo caso-controlo para estudar a efetividade da vacina antigripal sazonal nos indivíduos com 65 ou mais anos. A partir de 2015, agora com a designação de “IMOVE+”, passou também a estudar a efetividade da vacina antipneumocócica.

Veja as publicações relacionadas:

Tag Gripe