USF de Baguim do Monte inaugurada

24/10/2018

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Baguim do Monte, Gondomar, no distrito do Porto, foi inaugurada esta quarta-feira, dia 24 de outubro, numa cerimónia que contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e da Ministra da Saúde, Marta Temido.

Na ocasião, a nova Ministra da Saúde assegurou que «Temos prosseguido e vamos continuar a prosseguir a meta de garantir que todos os portugueses tenham um médico de família atribuído até ao final da legislatura». Ainda há 580 mil pessoas sem acompanhamento por médico de família no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, mas as estimativas apontam para que, até ao final do ano em curso, a taxa de cobertura se situe entre 94% e 96%.

Naquela que foi a sua primeira intervenção enquanto Ministra da Saúde, Marta Temido recordou que em 2015 havia ainda um milhão de portugueses sem médico de família.

A governante sublinhou que é entendimento deste Governo que uma das melhores formas de conseguir atingir as metas de cobertura populacional consiste no modelo de unidade de saúde familiar. Como tal, afiançou, até ao final da legislatura «vamos ultrapassar essa meta, ter as 100 novas USF a funcionar».

Fotografia: Twitter República Portuguesa