Bolsa de Investigação Científica: Projeto “National Serological Survey in Portugal 2015-2016” – INSA

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), Departamento de Epidemiologia e Departamento de Doenças Infeciosas, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica – 1 vaga – a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto “National Serological Survey in Portugal 2015-2016”, designado por “ISN 2015-16”, cofinanciado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014.

Saiba mais…

17-09-2015 
 BOLSA DE INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DO PROJETO “INQUÉRITO SEROLÓGICO NACIONAL”
Data Limite : 30-09-2015

Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação
no âmbito do Projeto Inquérito Serológico Nacional
Refª: ISN/2015/BIC/05

EDITAL

 

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), Departamento de Epidemiologia e Departamento de Doenças Infeciosas, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica – 1 vaga – a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto “National Serological Survey in Portugal 2015-2016”, designado por “ISN 2015-16”, cofinanciado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014.

Fase de Candidatura: 17.09.2015 a 30.09.2015

As condições de Abertura da Bolsa são as seguintes:

Área Cientifica: Estatística

Requisitos de Admissão: Licenciatura em Estatística (obrigatório);

Requisitos Preferenciais:

  • Experiência comprovada no desenvolvimento de bases de dados;
  • Experiência comprovada no desenvolvimento de sistemas de colheita de dados (eg RedCAP);
  • Experiência comprovada no planeamento e execução da análise de dados de estudos epidemiológicos;
  • Excelente domínio dos programas estatísticos R e STATA ou SPSS;
  • Excelentes conhecimentos da língua Inglesa (escritos e orais) e língua Portuguesa nativa (prioridade elevada);
  • Bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador, nomeadamente Microsoft Office incluindo Access;
  • Facilidade de comunicação de conceitos e metodologias da área a outras áreas disciplinares (a não Estatistas);
  • Elevado sentido de responsabilidade;
  • Facilidade de relacionamento, comunicação e trabalho em equipa;
  • Disponibilidade imediata;
  • Disponibilidade para viajar no âmbito de atividades inerentes e financeiramente suportadas pelo projeto.

Plano de trabalhos: Desenho da base de dados e seu desenvolvimento; desenvolvimento de um sistema de colheita de dados em RedCAP; desenvolvimento do plano de análise de dados; validação das bases de dados; análise estatística; colaboração na elaboração dos relatórios de progresso e científicos, comunicações e artigos científicos.

Legislação e regulamentação aplicável: O Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto, na redação dada pela Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro e do Regulamento de Bolsas Ricardo Jorge, publicado no Diário da República – II Série, aviso n.º 7344/2005, de 17 de agosto, e ainda subsidiariamente é aplicável o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (FCT I.P.), aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013 e alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015, sem prejuízo de outra legislação em vigor e das regras de funcionamento interno da Instituição.

Ainda, de acordo com o Regulamento n.º 234/2012, de  25 de Junho, artigo 38.º, em cada entidade de acolhimento deve existir um núcleo de acompanhamento dos bolseiros, sendo que no INSA, I.P., é a DGRH-Bolsas que assume as competências do Núcleo do Bolseiro, e cujas regras básicas de funcionamento são: a responsabilidade de prestar aos bolseiros toda a informação relativa ao seu Estatuto, servir de elo de ligação entre os bolseiros e a Instituição acolhendo e tratando os processos dos bolseiros. A DGRH-Bolsas pode ser contatada nos dias úteis, no horário de atendimento ao público regulamentado nesta Instituição.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge – Sede, havendo a necessidade de realizar deslocações frequentes a qualquer ponto do país no âmbito do projeto.

Orientação Científica: O trabalho será efetuado sob a orientação cientifica do Doutor Baltazar Nunes do Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge.

Duração da bolsa: A bolsa será atribuída pelo prazo de 6 meses, com inicio previsto a 1 de novembro de 2015, em regime de exclusividade, eventualmente renovável até ao limite de duração do projeto cuja data de término se prevê a 30.04.2016, conforme regulamentação supramencionada, nomeadamente o Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei n,º 40/2004, de 18 de Agosto).

Valor do subsídio de manutenção mensal: De acordo com a tabela de valores para bolsas nacionais atribuídas pela FCT constante no regulamento de bolsas de investigação. Excecionalmente poderá ser atribuída majoração. O Bolseiro usufrui, ainda, de Seguro Social Voluntário (1º escalão) e de um Seguro de Acidentes Pessoais ou equivalente.

Métodos de seleção: O processo de avaliação inclui duas fases: avaliação curricular (caráter eliminatório) e entrevista, parte da qual desenvolvida em inglês. À avaliação curricular será atribuída classificação numa escala de 0 a 20 valores. Só serão chamados a entrevista, através da comunicação por email, os candidatos que obtiverem uma pontuação igual ou superior a 12 valores na avaliação curricular. A ponderação para a avaliação final é de 60% e 40% para a avaliação curricular e entrevista, respetivamente.

Composição do Júri de Seleção: O Júri é constituído pelo Doutor Baltazar Nunes, investigador auxiliar do Instituto Ricardo Jorge (presidente do Júri), pela Doutora Maria José Borrego, investigadora auxiliar do Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Ricardo Jorge e pela Doutora Sónia Namorado, bolseira do Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge (vogais efetivos). A Doutora Ana Paula Gil e a Doutora Marta Barreto, bolseiras do Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, serão vogais suplentes.

Prazo e forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes. Tanto a carta de candidatura como o Curriculum Vitae devem ser apresentados em inglês.

As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail ou por correio (até à data limite de 30.09.2015) para o seguinte endereço:

Baltazar Nunes
Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
Departamento de Epidemiologia
Avenida Padre Cruz | 1649-016 Lisboa | Portugal
Email: baltazar.nunes@insa.min-saude.pt

Os candidatos que enviem as candidaturas por email devem conservar o recibo de entrega e/ou leitura como comprovativo de receção.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Comunicação dos resultados aos candidatos e outras informações: Os resultados do concurso serão comunicados aos candidatos através de correio eletrónico, com recibo de entrega. Após o envio do resultado da candidatura, considerar-se-á automaticamente notificado para consultar o processo se assim o desejar e pronunciar-se em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis. O candidato selecionado deve declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data de início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta de declaração dentro do prazo requerido (10 dias) equivale à renúncia da bolsa. Em caso de impedimento de aceitação da bolsa pelo primeiro candidato selecionado, a opção será o segundo qualificado (e assim sucessivamente) de acordo com a lista ordenada pelo Júri do concurso, a constar em Ata. A lista final de classificação será afixada em local visível, na Ala da Direção de Gestão de Recursos Humanos, piso 2, deste Instituto.