Triagem Canadiana no Hospital Dona Estefânia

Urgência Pediátrica do Hospital Dona Estefânia utiliza Triagem Canadiana desde o dia 7 de Abril.

A Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) – Hospital Dona Estefânia utiliza, desde o dia 7 de Abril, a Triagem Pediátrica Canadiana (CPTAS – Canadian Paediatric Triage Acuity Scale).

Trata-se de um sistema de triagem exclusivamente pediátrico que inclui três passos: impressão clínica de gravidade, avaliada pelo triângulo da avaliação pediátrica (TAP), avaliação da queixa/motivo de vinda à urgência e avaliação dos sinais vitais tendo em conta a idade e os fatores de risco associados.

Este tipo de triagem permite analisar e monitorizar indicadores de qualidade fundamentais para o aperfeiçoamento da triagem e para a gestão do próprio Serviço de Urgência, representando uma etapa fundamental para a melhoria do atendimento ao utente.

O início deste modelo na urgência pediátrica do CHLC foi precedido de formação realizada por formadores credenciados do Hospital de São João, no Porto.

A formação abrangeu enfermeiros e médicos da urgência, das áreas de pediatria médica, cirúrgica e de pedopsiquiatria, num total de 50 formandos. Consistiu de um módulo teórico e um módulo prático (em contexto de sala e posto de trabalho).

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE – http://www.chlc.min-saude.pt/