Qualidade das Areias das Praias: Atas da Reunião Beachnet e Reunião Sobre o Impacto do Aquecimento Global na Qualidade da Areia de Praias – INSA

As tendências hidrometerológicas influenciam a dinâmica das areias, assim como as condições geomorfológicas e hidrometerológicas afetam a dinâmica dos indicadores de contaminação fecal em areias. Estas foram as duas conclusões  saídas da reunião sobre impacto do aquecimento global na qualidade das areias de praias, que decorreu durante a última conferência “Recreational Beaches Conference” da Agência Federal para o Ambiente dos Estados Unidos da América, em Nova Orleães, e foi coorganizada pelo Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge.

Antes desta reunião, teve lugar uma discussão na rede beachnet, plataforma internacional dedicada à qualidade das águas balneares, sobre dinâmicas de areias e seus microrganismos, diferenças regionais dentro e fora dos EUA e sobretudo a influência da areia na quantificação de indicadores fecais de águas. A reunião coorganizada pelo Instituto Ricardo Jorge surge na sequência desta discussão e teve como principal objetivo alcançar consensos sobre os impactos da areia nos níveis bacterianos indicadores da qualidade da água balnear. As atas desta reunião podem ser consultas aqui.

O Instituto Ricardo Jorge, através dos seus Departamentos de Doenças Infeciosas e de Saúde Ambiental, tem vindo a desenvolver trabalhos de investigação em exposição ambiental a contaminantes microbiológicos de águas e areias e suas fontes desde 2000, participando ativamente enquanto Laboratório nacional de referência e colaborando com diversos grupos norte-americanos e europeus de doenças infeciosas e saúde ambiental.