Artigo: “Leguminosas: Como as escolher, armazenar e desfrutar” – INSA

O mais recente artigo do Departamento de Alimentação e Nutrição no site Alimentação Saudável do Jumbo, no âmbito da parceria editorial existente entre o Instituto Ricardo Jorge e o Grupo Auchan, fala sobre leguminosas. Como as escolher, armazenar e desfrutar são alguns dos temas abordados no artigo publicado dia 11 de outubro.

O artigo, que pode ser consultado aqui, relembra que há uma série de cuidados que se deve ter em atenção na altura da aquisição e armazenamento destes alimentos. Por exemplo, devem ser rejeitadas as embalagens/latas com sinais de humidade, rasgões, roídas, amolgadas, sujas e com defeitos visíveis.

As leguminosas constituem uma boa fonte de proteína de origem vegetal, de energia, de algumas vitaminas, minerais, de fitoquímicos, de fibra e de hidratos de carbono de absorção lenta, que as tornam muito saciantes. As leguminosas deverão ser parte integrante de uma alimentação saudável de modo a combater a obesidade bem como prevenir o desenvolvimento de doenças crónicas, como a diabetes, doenças cardiovasculares e cancro.

“Leguminosas: Como as escolher, armazenar e desfrutar” dá também exemplos de como as leguminosas podem ser utilizadas na alimentação diária. Estes alimentos podem inclusive ser utilizados em algumas refeições como substituto da carne ou do peixe, refere o texto elaborado por especialistas do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge.

O site do Programa de Alimentação Saudável visa transmitir ao público digital em geral e em particular ao cliente Jumbo, um conjunto de mensagens formativas e de aconselhamento que vão desde receitas saudáveis a sugestões e dicas de saúde e bem-estar. Os Hipermercados Jumbo desenvolvem desde 2009 este programa de informação e sensibilização, com o objetivo de contribuir para incrementar o grau de conhecimento dos seus clientes em matéria de boas práticas de alimentação e nutrição.

Consulte aqui o Artigo