Profissionais do CHPL Criaram o Portal “Saúde Mental” Para Combater o Estigma e a Exclusão Social

O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), disponibiliza o portal “Saúde Mental”, acessível através do endereço www.saude-mental.pt.

Esta iniciativa partiu de um conjunto de médicos de família, psiquiatras, psicólogos e enfermeiros que trabalham nos centros de saúde e unidades de saúde familiar da zona Oriental de Lisboa e no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL).

O combate ao estigma e à exclusão social das pessoas com perturbações mentais é um dos grandes objetivos deste portal. A Educação para a Saúde Mental (literacia) é um dos passos fundamentais para a desconstrução de mitos e preconceitos sobre a doença mental, e assim promover uma melhor compreensão e aceitação destas situações.

O portal “Saúde Mental” foi desenhado como um espaço de informação clara e compreensível, em língua portuguesa e para a população em geral sobre a Saúde Mental. Fornece informação e esclarecimento sobre os sinais e sintomas do adoecer mental, facilitando o seu reconhecimento e a procura atempada de cuidados adequados.

Alimentação, sono, exercício, sexo, autoajuda, relaxamento, meditação são alguns temas do novo portal, que pretende também ser uma ferramenta de divulgação e promoção de estilos de vida saudáveis.

De acordo com os autores, uma pessoa bem informada é capaz de utilizar melhor os serviços de saúde e também fazer melhores escolhas em relação ao seu tratamento. Neste sentido, o portal tem o propósito de promover o envolvimento da população em geral na tomada de decisões em matérias relacionadas com a Saúde Mental.

Para saber mais, consulte:

Saúde Mental –  www.saude-mental.pt

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – Notícias