Peter Jordan é o novo presidente do Conselho Científico do Instituto Ricardo Jorge

imagem do post do Conselho Científico do Instituto Ricardo Jorge com novo presidente

26-06-2017

Peter Jordan, investigador do Departamento de Genética Humana, foi eleito presidente do Conselho Científico (CC) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge para o triénio 2017-2020, substituindo no cargo Manuela Caniça, investigadora do Departamento de Doenças Infeciosas. O CC é o órgão responsável pela apreciação e acompanhamento das atividades de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico do Instituto Ricardo Jorge.

Composto por todos os que, a qualquer título, incluindo o de bolseiro, exerçam atividade no Instituto Ricardo Jorge, desde que estejam habilitados com o grau de doutor ou equivalente, compete ao CC emitir parecer sobre o orçamento, o plano e o relatório anual de atividades, assim como exercer, em relação à carreira de investigação, as competências que lhe estão cometidas. Este órgão pronuncia-se ainda sobre todas as questões que lhe sejam submetidas pelo Conselho Diretivo.

O presidente do CC é eleito por escrutínio secreto e por maioria simples dos votos expressos, diretamente de entre os seus membros, tendo o mandato a duração de três anos, renovável por idênticos períodos, num máximo de dois mandatos. O CC funciona em sessões plenárias ou em secções, consoante a natureza dos assuntos a apreciar e nos termos do respetivo regulamento interno.

Licenciado em Biologia pela Universidade de Bona e doutorado em Biologia pelo Centro Alemão de Investigação de Cancro e a Universidade de Heidelberg, Peter Jordan ingressou no Instituto Ricardo Jorge, como investigador, em 1993. Tem desenvolvido o seu trabalho na área da genética molecular do cancro com foco no processamento de estímulos de crescimento das células do cancro coloreta

Com pós-doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Peter Jordan obteve, em 2009, aprovação nas provas públicas de habilitação para o exercício de funções de coordenação científica no Instituto Ricardo Jorge. No Departamento de Genética Humana, é responsável pelo grupo de investigação em biologia molecular e celular do cancro e vias de transdução de sinal e patologias associadas.