Workshop sobre aplicação de informação epidemiológica no planeamento em saúde

imagem do post do Workshop sobre aplicação de informação epidemiológica no planeamento em saúde

15-09-2017

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, promoveu, nos dias 12 e 13 de setembro, nas suas instalações em Lisboa, o primeiro workshop sobre aplicação de informação epidemiológica no planeamento em saúde. A iniciativa teve como objetivo a troca de conhecimentos e experiências sobre a utilização de dados obtidos por inquéritos de saúde com exame físico para o desenvolvimento, implementação, monitorização e avaliação de políticas, planos e programas de saúde pública.

Financiado pelo fundo para as Relações Bilaterais do Programa Iniciativas em Saúde Pública (EEA Grants), “Bilateral knowledge and experiences exchange on how to use survey data to plan, implement, monitor and evaluate regional health plans” decorreu no contexto da colaboração entre o Instituto Ricardo Jorge e o Instituto Norueguês de Saúde Pública (NIPH), que realizaram recentemente inquéritos de saúde de base populacional. Durante os dois dias do evento, representantes das regiões participantes no Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) e do Departamento de Cultura e Saúde Comunitária do Condado de Vestfold (Noruega) apresentaram e discutiram os resultados obtidos em inquéritos de saúde.

Foram ainda discutidas estratégias de tradução da evidência epidemiológica em planos, programas e políticas de saúde a nível regional e local. Além dos elementos da equipa executiva do INSEF, estiveram ainda presentes na reunião representantes do NIPH, da Direção-Geral da Saúde, de todas as administrações regionais de saúde e das secretarias regionais das regiões autónomas.

Os indicadores produzidos a partir de inquéritos de saúde são essenciais para descrever o estado de saúde da população e os seus determinantes. Esta informação é importante para definir prioridades de saúde e para identificar grupos populacionais onde maiores ganhos de saúde podem ser alcançados com intervenções específicas.

A segunda fase deste projeto terá lugar nos próximos dias 26 e 27 de setembro, com a visita dos representantes regionais do INSEF e elementos da respetiva equipa central ao Condado de Vestfold. Nesta segunda visita, serão apresentados e discutidos os resultados dos respetivos inquéritos de saúde sobre a saúde mental, o suporte social e a obesidade, assim como as respetivas politicas e programas de saúde regionais e locais.