Exercício “A Terra Treme” – Dia Internacional para a Redução de Catástrofes a 13 de Outubro

Exercício a Terra Treme

No próximo dia 13 de outubro assinala-se o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes. Neste âmbito, a Autoridade Nacional de Proteção Civil promove uma iniciativa que procura alertar para o risco sísmico e a importância da adoção de comportamentos simples que podem salvar vidas.

Esta iniciativa, denominada “A Terra Treme”, é uma simulação de um sismo e tem a duração de 1 minuto, durante o qual as pessoas são convidadas a efetuar três gestos simples, mas importantes:

BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR

Assim como outras zonas do globo, também Portugal tem zonas suscetíveis à ocorrência de sismos. Para que estejamos todos mais preparados, devemos conhecer os 7 procedimentos essenciais a adotar antes, durante e depois de um sismo, descritas pela ANPC em http://www.aterratreme.pt/os-7-passos/ ou no folheto desdobrável, disponível na ligação: http://www.aterratreme.pt/recursos/aterratreme_folheto/.

A Direção-Geral da Saúde alia-se à iniciativa e incentiva a participação de todos os cidadãos neste exercício, dia 13 de outubro de 2017 às 10h13.