Cimeira Mundial de Saúde: Consórcio CoimbraHealth na presidência da Cimeira e da Aliança M8

18/10/2017

O Reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, e o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Fernando Regateiro, assumiram a presidência da Cimeira Mundial da Saúde e da Aliança M8.

A cerimónia de tomada de posse do cargo realizou-se no dia 17 de outubro, em Berlim, na Alemanha.

Ao assumirem a copresidência do grupo dos melhores do mundo na área da saúde, João Gabriel Silva sublinhou que «o posicionamento da UC como universidade global fica mais sólido, sendo um grande reforço da necessidade de usarmos sempre patamares de qualidade global».

Por seu lado, Fernando Regateiro salientou «o reforço da projeção internacional do CHUC, a par do reconhecimento do elevado nível dos seus profissionais e dos cuidados de saúde que prestam».

A Cimeira Mundial de Saúde é a conferência anual da Aliança M8 – uma associação internacional que tem como missão principal a melhoria da saúde a nível global, considerada o G8 da Saúde. Reúne investigadores, profissionais de saúde, decisores políticos, organizações não governamentais e organizações de saúde.

Portugal está representado na Cimeira Mundial de Saúde | Aliança M8 através do CoimbraHealth – Centro Académico e Clínico de Coimbra –, um consórcio entre a Universidade de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Este consórcio vai organizar a Conferência Intercalar da Cimeira Mundial de Saúde de 2018, que irá decorrer a 19 e 20 de abril de 2018, em Coimbra, dedicada ao tema da «Medicina de Fronteira», em que a prestação de cuidados de saúde é feita em condições adversas, quer por se tratar de zonas subdesenvolvidas, quer por haver situações de guerra e pós-guerra, fluxos de refugiados, alterações climáticas e pandemias.

De acordo com o consórcio português UC/CHUC, são esperados na conferência intercalar de abril de 2018 cerca de 700 especialistas provenientes de todo o mundo, da Europa à Ásia, passando pela África, Médio Oriente, América do Norte, Central e do Sul, que se vão reunir no Convento São Francisco.

Os tópicos principais em análise serão as abordagens das doenças infeciosas nos países em desenvolvimento, as políticas globais de saúde que melhor respondem às necessidades desses países, os desafios e as oportunidades associadas à translação da inovação para os cuidados de saúde e, ainda, num mundo em mudança, o melhor modo de fazer educação médica e biomédica.

Créditos da fotografia: World Health Summit / S. Kugler

Para saber mais, consulte:

Universidade de Coimbra – http://www.uc.pt/