Plano de Contingência | ULS Guarda: Unidade Local de Saúde com camas suplementares e reforço de equipas

08/01/2018

A Unidade Local de Saúde (ULS) Guarda anunciou que, no âmbito da segunda fase do Plano de Contingência da Gripe, reforçou o número de camas suplementares e tem previsto o aumento das equipas de profissionais.

Em comunicado, a ULS refere que «está agora a implementar a segunda fase do Plano de Contingência, que prevê, entre outras medidas, o reforço de profissionais, o aumento do número de camas disponíveis para eventuais internamentos, o alargamento do horário de funcionamento dos centros de saúde (caso se justifique) e a continuação da divulgação das recomendações da Direção-Geral da Saúde para o frio, junto da comunidade».

De acordo com o documento, «para já, será alargado o horário de funcionamento do Centro de Saúde da Guarda, que passará a funcionar até à meia-noite, enquanto se justificar».

A ULS tem também prevista a abertura de 20 camas, 12 no Serviço de Medicina do Hospital Sousa Martins, duas no Serviço de Pneumologia do mesmo hospital e seis camas no Hospital de Seia.

Segundo a ULS Guarda, para a abertura das camas e o aumento da prestação de cuidados nos serviços de urgência «será necessário o reforço de recursos humanos: novas contratações de 20 enfermeiros e 14 assistentes operacionais».

Na nota, a ULS da Guarda indica que na primeira fase do Plano de Contingência da Gripe procedeu à reorganização dos serviços, nomeadamente à alocação de nove camas no Serviço de Ginecologia do Hospital Sousa Martins e à divulgação permanente das recomendações da Direção-Geral da Saúde para o frio, junto da comunidade.

Aquela entidade prevê que haja uma grande afluência aos serviços de saúde, com sintomas associados à gripe, «nas próximas duas a três semanas».

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde Guarda – http://www.ulsguarda.min-saude.pt/