ARSLVT | Plano de contingência: Perto de 5.000 utentes recorreram aos CSP no fim de semana

23/01/2018

Foi realizado, no último fim de semana, dias 20 e 21 de janeiro de 2018, um total de 4.929 consultas nas unidades de cuidados de saúde primários (CSP) de Lisboa e Vale do Tejo que aderiram ao Plano de Contingência de Inverno.

De acordo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), a procura indica que tem havido bom acolhimento das medidas destinadas a descongestionar as urgências hospitalares.

O alargamento dos horários foi feito nos 15 agrupamentos de centros de saúde (ACES) da região, distribuídos da seguinte forma:

  • De segunda a sexta-feira: 35 centros de saúde;
  • Sábados: 47 centros de saúde;
  • Domingos: 37 centros de saúde.

Os agrupamentos de centros de saúde com maior procura no último fim de semana foram:

  • ACES Arrábida –  645 atendimentos;
  • ACES Oeste Sul – 551 atendimentos;
  • ACES Lezíria com – 505 atendimentos.

Atenção!

Aos primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, contacte o Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24): 808 24 24 24, que o encaminhará para o serviço de saúde mais adequado!

O Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas é ativado anualmente, entre 1 de novembro e 31 de março, com o objetivo de prevenir e minimizar os efeitos negativos do frio extremo e das infeções respiratórias, nomeadamente da gripe, na saúde da população em geral e dos grupos de risco, em particular. Incluem-se nos grupos de risco os idosos, as crianças e as pessoas com doenças crónicas.

O plano é operacionalizado, a nível regional, através de um conjunto de medidas de atuação coordenadas pelo Departamento de Saúde Pública das administrações regionais de saúde e asseguradas pelos hospitais e agrupamentos de centros de saúde.

Para saber mais, consulte:

Visite:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – http://www.arslvt.min-saude.pt/