Prevenção primária dos defeitos do tubo neural – adesão à toma de ácido fólico: resultados preliminares da Rede Médicos-Sentinela – INSA

imagem do post do Prevenção primária dos defeitos do tubo neural – adesão à toma de ácido fólico: resultados preliminares da Rede Médicos-Sentinela

30-01-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, efetuou um estudo com o objetivo de estimar a frequência de grávidas que iniciaram o consumo de ácido fólico antes da gravidez e caracterizar a toma de ácido fólico. Os resultados mostram que a maioria das grávidas toma ácido fólico durante o primeiro trimestre da gravidez, mas apenas cerca de metade inicia a sua toma antes de engravidar e de acordo com as atuais recomendações, o que revela uma adesão a esta medida preventiva abaixo do pretendido.

A suplementação com ácido fólico no primeiro trimestre da gravidez foi referida por 90,8% das mulheres e iniciada antes da gravidez por 45,2% destas mulheres, indicam os resultados deste estudo preliminar. Os autores do trabalho sublinham, no entanto, que “apesar da adesão ser ainda inferior ao recomendado, comparativamente aos resultados apurados pela Rede Médicos-Sentinela em 2005, observa-se uma melhoria na frequência de mulheres que inicia esta medida preventiva no período pré-concecional”.

Para este estudo foram selecionadas 446 mulheres grávidas e em seguimento na Rede Médicos-Sentinela, independentemente da sua idade gestacional, entre janeiro e outubro de 2017. Este estudo será prolongado durante o ano de 2018, de modo a obter uma amostra que permita uma analise mais robusta das características sociodemográficas das mulheres e sua relação com a adesão à toma de ácido fólico.

Os defeitos do tubo neural (DTN), conjunto de anomalias congénitas que incluem a anencefalia, a espinha bífida e o encefalocelo, resultam do deficiente encerramento do tubo neural e ocorrem até ao 28º dia de vida fetal, período em que muitas mulheres ainda não sabem que estão grávidas. A prevenção primária dos DTN é possível pela suplementação de ácido fólico, referindo a literatura que a utilização diária de 400 microgramas desta vitamina, com início antes da gravidez e até ao fim do primeiro trimestre, previne a primeira ocorrência de DTN assim como o risco de recorrência.

“Prevenção primária dos defeitos do tubo neural – adesão à toma de ácido fólico: resultados preliminares da Rede Médicos-Sentinela” foi publicado na última edição do Boletim Epidemiológico Observações, publicação científica periódica editada pelo Instituto Ricardo Jorge em acesso aberto. Para consultar o artigo de Paula Braz, Ausenda Machado, Ana Paula Rodrigues e José Augusto Simões, clique aqui.