Doença dos Legionários 2 de fevereiro 2018 – atualizado 10h00 – DGS

Doença dos Legionários 2 de fevereiro 2018 - atualizado 10h00

Boletim Epidemiológico atualizado sobre Doença dos Legionários no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa

Há mais 1 caso diagnosticado, em relação ao último balanço da DGS

De acordo com a mais recente atualização da Direção-Geral da Saúde (DGS), feita esta sexta-feira, dia 2 de fevereiro de 2018, o número de casos diagnosticados com doença dos legionários relacionados com o Hospital CUF Descobertas subiu para 15, três dos quais estão em unidades de cuidados intensivos.

Segundo boletim epidemiológico, atualizado às 10 horas, os 15 casos, mais um em relação ao último balanço, incluem nove mulheres e seis homens. Quase todos os doentes (13) têm idade superior a 50 anos.

O surto de Legionella surgiu no passado fim de semana e poderá estar ligado à rede de águas do hospital, que está a contactar todas as pessoas que ali estiveram internadas entre os dias 6 e 25 de janeiro.

Recorda-se que, de acordo com o comunicado da DGS, de 31 de janeiro, as autoridades de saúde, em articulação com o Conselho de Administração do Hospital CUF Descobertas e em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, mantêm a necessária intervenção junto do hospital, com o objetivo de assegurar:

  • O diagnóstico e tratamento dos doentes;
  • O reforço da vigilância epidemiológica;
  • O reforço da vigilância ambiental;
  • A implementação das medidas necessárias para interromper a transmissão.

Estas medidas já estão a ser aplicadas e as entidades envolvidas continuam a acompanhar a evolução da situação.

Legionella: Como se transmite a doença

Legionella é a bactéria responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até dez dias.

A DGS sublinha que a doença se transmite através da inalação de aerossóis (gotículas de vapor) contaminados com a bactéria e não através da ingestão de água.

A infeção, apesar de poder ser grave, tem tratamento efetivo.

Para saber mais, consulte: