Curso “Séries temporais em Epidemiologia e Saúde Pública”: inscrições até 23 de fevereiro – INSA

imagem do post do Curso “Séries temporais em Epidemiologia e Saúde Pública”: inscrições até 23 de fevereiro

20-02-2018

Continuam abertas, até 23 de fevereiro, as inscrições para o curso “Séries temporais em Epidemiologia e Saúde Pública”, que terá lugar, dias 1 e 2 de março, em Lisboa, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Promovida pelo Departamento de Epidemiologia, a ação formativa tem como destinatários investigadores, profissionais de saúde e todos aqueles que se interessam pela temática.

“Séries temporais em Epidemiologia e Saúde Pública” tem como objetivo abordar as principais aplicações da análise de séries temporais em saúde pública, nomeadamente a descrição da variação temporal (sazonalidade e tendência), a aplicação à vigilância epidemiológica, a avaliação do impacte de intervenções e a previsão ou projeção de indicadores. Os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário.

A análise de séries temporais é uma ferramenta essencial na epidemiologia e na saúde pública. O seu objetivo é a identificação de padrões não aleatórios (sazonalidade e tendências) e a medição do efeito de fatores externos (temperaturas extremas, poluição, intervenções, etc.) na variação de uma série temporal de interesse, tal como a mortalidade, hospitalizações ou ocorrências de casos de uma doença, numa escalda diária, semanal, mensal ou anual.

A identificação destes padrões não aleatórios ou fatores externos permite a sua previsão a curto e longo prazo, a avaliação do impacte de intervenções assim como a definição de linhas de base para a vigilância epidemiológica. Este conhecimento é fundamental ao planeamento e à intervenção em saúde pública.