Infarmed organiza reuniões em que participam 50 agências europeias

No âmbito destas reuniões de alto nível assume destaque a reunião dos Presidentes das Agências do Medicamento (Heads of Medicines Agencies – HMA), acolhida pelo Infarmed em representação da presidência búlgara do Conselho da União Europeia.

Leia mais no comunicado em anexo.

Documentos


Infarmed organiza reuniões com 50 agências europeias

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde vai ser o anfitrião de diversas reuniões com elevado peso estratégico para o sistema europeu do medicamento. Nestes encontros, que irão decorrer entre 28 de fevereiro e 2 de março, vão participar cerca de 50 presidentes das agências europeias reguladoras dos medicamentos, altos dirigentes da Comissão Europeia e o diretor executivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), Guido Rasi.

No âmbito destes encontros, destaca-se a reunião dos Presidentes das Agências do Medicamento (Heads of Medicines Agencies), acolhida pelo Infarmed, em representação da presidência búlgara do Conselho da União Europeia.

A agenda destas reuniões engloba temas como a relocalização da sede da EMA, a preparação para o Brexit, a implementação da legislação de ensaios clínicos, o plano anual da telemática europeia ou a disponibilidade de medicamentos.

A reunião do grupo de coordenação do desenvolvimento do portal europeu dos ensaios clínicos, sob a égide da Comissão Europeia, também vai marcar esta semana, em que Lisboa se configura como capital europeia da regulação do medicamento.

Aproveitando a realização destas reuniões em Portugal, a Associação Europeia de Automedicação organiza a conferência anual com os presidentes das agências do medicamento, para discussão da implementação da agenda europeia nesta área, nomeadamente os desafios regulamentares e das agências em relação à automedicação e autocuidados, que está em crescimento na generalidade dos países.

Como resultado destas reuniões e das decisões estratégicas que serão tomadas, o Infarmed e Portugal reforçam a sua posição enquanto atores e contribuintes centrais para o sistema europeu do medicamento.

Para saber mais, consulte:

Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde – http://www.infarmed.pt/