Hospital de Guimarães | Lesões mamárias: Nova técnica evita cirurgia de remoção de nódulos na mama

01/03/2018

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (Hospital de Guimarães) realizou, pela primeira vez, no Serviço de Imagiologia, uma excisão de lesões mamárias recorrendo a uma técnica minimamente invasiva, rápida, com uma incisão reduzida e que não necessita de sutura nem de internamento.

O procedimento, denominado Breast Lesion Excision System, é realizado pelo médico radiologista de intervenção, sob controlo por ecografia ou mamografia, no Serviço de Imagiologia, sendo uma técnica que ainda não está a ser aplicada de forma rotineira em hospitais portugueses.

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães revela que nos últimos três anos foi realizada uma média anual de 115 cirurgias para aquele tipo de lesões, pelo que a nova técnica «pode reduzir boa parte destas intervenções, promovendo a redução da lista de espera e gerando poupança e eficiência».

A nova técnica, Breast Lesion Excision System, apresenta várias vantagens: fácil acessibilidade (não necessita de sala de bloco operatório, nem apoio de médico anestesista), boa tolerância da doente apenas com anestesia local, incisão reduzida da pele (apenas seis milímetros), sem necessidade de sutura, rapidez da técnica (no total cerca de 30 minutos) e possibilidade de a doente abandonar o hospital logo após o procedimento e, de seguida, retomar a sua vida normal.

O hospital refere ainda que os efeitos secundários são comparáveis aos de uma biopsia convencional, incluindo possibilidade de hematoma e/ou dor local, geralmente minimizados com a aplicação de gelo. Mas, na maioria dos casos, estas complicações não se verificam.

As primeiras doentes submetidas a este procedimento já foram entretanto reavaliadas, quatro dias depois, não se tendo verificado quaisquer complicações, acrescenta a unidade hospitalar.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Guimarães > Nova técnica de excisão de lesões mamárias