Inauguração da USF Conchas a 6 de março, às 15 horas, em Lisboa

05/03/2018

A Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, acompanhada pelo Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, e o Presidente do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Carlos Martins, preside à cerimónia de inauguração das novas instalações da Unidade de Saúde Familiar (USF) das Conchas, no dia 6 de março, às 15 horas, no Parque da Saúde Pulido Valente.

A USF das Conchas, que integra o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Norte, presta cuidados de saúde a residentes na freguesia do Lumiar, abrangendo ainda alguns residentes da freguesia de Santa Clara. No total são cerca de 13.400 utentes inscritos.

A equipa da USF das Conchas é constituída por oito médicos, sete enfermeiros e seis assistentes técnicos, com um horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8 às 20 horas. Além disso, é campus de formação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, integrando ainda 11 internos da especialidade de Medicina Geral e Familiar.

O Presidente da ARSLVT salienta que «estas novas instalações irão permitir prestar melhores cuidados de saúde com maior conforto e comodidade, em benefício da população abrangida». Luís Pisco destaca ainda que «o novo espaço irá permitir uma nova dinâmica de trabalho aos profissionais, contribuindo assim para o reforço e qualidade dos cuidados de saúde primários na região».

A ARSLVT dá, assim, continuidade ao compromisso de melhorar a resposta assistencial aos seus 3,6 milhões de utentes. A missão desta instituição do Ministério da Saúde passa por garantir, à população da Região de Lisboa e Vale do Tejo, o acesso à prestação de cuidados de saúde de qualidade, adequando os recursos disponíveis às necessidades em saúde.

O ACES Lisboa Norte tem em funcionamento oito USF, cinco Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, duas Unidades de Cuidados na Comunidade, uma Unidade de Saúde Pública e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.

Programa

15h00 Receção aos convidados
15h05 Descerramento da placa inaugural
15h10 Visita às novas instalações da USF das Conchas
15h20 Intervenção de Pedro Alves, Coordenador da USF das Conchas
15h25 Intervenção de Manuela Peleteiro, Diretora Executiva do ACES Lisboa Norte
15h30 Intervenção de Carlos Martins, Presidente do Conselho de Administração do CHLN
15h35 Alocução de encerramento, Rosa Valente de Matos, Secretária de Estado da Saúde

Local: USF das Conchas, Parque da Saúde Pulido Valente (CHLN), Alameda das Linhas de Torres, 117, Lisboa

Visite:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo  – http://www.arslvt.min-saude.pt/