Dia Mundial da Tuberculose a 22 de Março: DGS assinala data com sessão «Tuberculose em Portugal: Desafios e Estratégias»

21/03/2018

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Tuberculose, promove a sessão «Tuberculose em Portugal: Desafios e Estratégias», no dia 22 de março, pelas 9h30, no auditório do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Norte, em Sete Rios.

A sessão, que assinala o Dia Mundial da Tuberculose, comemorado anualmente a 24 de março, conta com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

Tuberculose diminui na Europa, mas não chega para acabar com doença até 2030

Um novo relatório publicado pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controle das Doenças (ECDC) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa revela que o número de novos doentes com tuberculose diminuiu a uma taxa média de 4,3% ao ano nesta região. Esta tendência é insuficiente para acabar com a epidemia da doença até 2030, conforme está previsto na estratégia «Stop Tuberculose» e nos objetivos de desenvolvimento sustentável.

O ECDC e a OMS aproveitam o Dia Mundial da Tuberculose, que se assinala sábado, dia 24 de março, e apelam aos líderes mundiais para que acelerem os esforços a fim de acabar com a tuberculose de uma vez por todas.

O documento refere que, em 2016, se registaram 58.994 casos de tuberculose em 30 países da região (o Liechtenstein não comunicou os dados).

«Não é suficiente caminhar para o fim da tuberculose, pois, por este andar, vamos chegar tarde para muitas pessoas. Precisamos de avançar e investir nos benefícios individuais e nos retornos sociais. O plano de ação da tuberculose para a região europeia da OMS (2016-2020) mostra que as medidas pouparão mais de três milhões de vidas e 48 mil milhões de dólares em cinco anos», afirmou Zsuzsanna Jakab, Diretora Regional da OMS para a Europa.

«Precisamos de renovar o compromisso político a todos os níveis para alcançar resultados tangíveis e imediatos que mudem e salvem a vida de todas as pessoas que sofrem de tuberculose hoje e garantam um mundo livre de tuberculose para os nossos filhos amanhã», prosseguiu.

Para a Diretora do ECDC, Andrea Ammon, a vigilância sobre a tuberculose, mesmo em ambientes de baixa incidência, é importante face ao potencial ressurgimento desta doença, que é transmitida pelo ar, especialmente tendo em conta o aumento da mobilidade populacional e das multirresistências.

As novas tecnologias para ajudar a investigar os surtos transfronteiriços de tuberculose multirresistente, como a sequenciação do genoma integral, são fundamentais para reduzir a transmissão na União Europeia.

Em 2016, Portugal registou 18 novos casos de tuberculose por 100 mil habitantes. Nesse ano, 18% das ocorrências foram em nascidos fora do país, um aumento que levou as autoridades de saúde a desenvolver estratégias com outros organismos.

Dia Mundial da Tuberculose

O Dia Mundial da Tuberculose, assinalado a 24 de março, foi definido em 1982, pela Organização Mundial da Saúde, em homenagem aos 100 anos do anúncio da descoberta do bacilo causador da tuberculose, em 1882, por Robert Koch.

Este ano, 2018, a data é comemorada sob o tema «Wanted: Leaders for a TB-free world» (Procura-se: Líderes para um mundo sem tuberculose). Todos podem ser líderes de esforços para acabar com tuberculose, desde governos a pessoas afetadas pela doença. Os líderes têm capacidade de influência, a todos os níveis, na construção de parcerias sólidas e compromissos para acabar com a tuberculose.

A 24 de março de cada ano, a comunidade associa-se ao Dia Mundial da Tuberculose, para apelar a esforços novos e urgentes de combate à tuberculose, uma doença prevenível e tratável que é a infeção mais mortífera no mundo, particularmente em populações pobres, marginalizadas e vulneráveis.

A tuberculose é uma doença infetocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atacar órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Pessoas com sida, diabetes, insuficiência renal crónica, desnutridas, idosos doentes, alcoólicos, dependentes de drogas e fumadores são mais propensos a contrair a doença.

Emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expetoração são os sintomas da doença. Podem também existir gânglios no pescoço. A tuberculose não pode ser detetada somente por um exame físico. Se for confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infetada saiba, ao mesmo tempo que transmite a doença a outras pessoas.

A tuberculose é uma doença curável, porém, os esforços atuais para encontrar, tratar e curar todos os que ficam doentes não são suficientes. No século XXI, esta doença continua a ser uma emergência global, para o controlo da qual é fundamental a cooperação de todos os países.

Para saber mais, consulte:


DGS assinala Dia Mundial da Tuberculose, com sessão em Sete Rios

Decorreu na quinta-feira, dia 22 de março, no auditório do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Norte, em Sete Rios, a sessão «Tuberculose em Portugal: Desafios e Estratégias», promovida pela Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Tuberculose.

GracaFreitas651

A abertura da iniciativa, que assinala o Dia Mundial da Tuberculose, comemorado anualmente a 24 de março, esteve a cargo do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo. A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, encerrou a sessão.

A apresentação do relatório «Tuberculose em Portugal: Desafios e Estratégias 2018» esteve a cargo de Raquel Duarte, Diretora do Programa Nacional para a Tuberculose.

Raquel-Duarte651

Por sua vez,  Felisbela Lopes, professora de Jornalismo da Universidade do Minho, apresentou «A Tuberculose em notícia: por uma maior literacia para a saúde através dos media».

Felisbela651

Tuberculose em Portugal: Desafios e Estratégias 2018

O documento resume os dados da tuberculose até dezembro de 2017. Dele consta um sumário da situação da tuberculose em Portugal, com a identificação dos principais desafios e estratégias.

Principais conclusões:

  • Continua a assistir-se a uma redução da notificação e incidência da doença no país, redução da proporção de doentes com baciloscopia positiva, redução de doentes com tuberculose multirresistente;
  • Apesar desta redução, assiste-se a um aumento dos casos de tuberculose nas crianças com idade menor ou igual a 5 anos, particularmente das formas graves da doença;
  • Em 2016, foi alterada a estratégia de vacinação com a BCG, passando-se de uma estratégia universal para seletiva. A manutenção desta estratégia exige que seja assegurada a identificação adequada das crianças que cumprem os critérios de elegibilidade para vacinação.

A tuberculose é uma doença infeciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis complex. Pode atingir qualquer órgão, sendo a forma pulmonar a mais frequente. É também a forma pulmonar que mais implicações tem em termos de saúde pública. Um indivíduo doente, com tuberculose da via aérea, liberta bacilos, através da tosse, fala, entre outros, que serão posteriormente inalados pelos seus contactos.

O Dia Mundial da Tuberculose, assinalado a 24 de março, foi definido em 1982, pela Organização Mundial da Saúde, em homenagem aos 100 anos do anúncio da descoberta do bacilo causador da tuberculose, em 1882, por Robert Koch.

Para saber mais, consulte: