Dia Nacional do Dador de Sangue: IPST assinalou hoje efeméride com cerimónia em Coimbra

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) comemorou o Dia Nacional do Dador de Sangue, assinalado a 27 de março, com uma cerimónia oficial que decorreu no Convento São Francisco, em Coimbra.

A cerimónia contou com intervenções do Presidente do Conselho Diretivo do IPST, da FAS – Portugal (Federação das Associações de Dadores de Sangue), da FEPODABES (Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue) e do Vogal do Conselho Diretivo do IPST e Presidente da Comissão Externa de Acompanhamento do Plasma.

O encerramento da cerimónia ficou a cargo da Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, em representação do Ministro da Saúde.

À margem desta iniciativa, o Presidente do IPST, João Paulo Almeida e Sousa, afirmou que o nível de reservas de sangue está estável e que as colheitas de sangue existentes têm permitido cobrir as necessidades. Referiu, como desafio para o futuro, o aproveitamento do plasma, apontando para o facto de que Portugal vai ter, pela primeira vez, medicamentos derivados do plasma português, no final do segundo semestre de 2018.

Quem pode doar sangue

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos.

A dádiva de sangue é benévola e não remunerada. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

A saber

Os tipos de sangue são A, O, que são os mais comuns, AB e B, que são mais raros.

As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue a qualquer pessoa, mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.

Já pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.

Além dos tipos de sangue, existe o fator RH, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto que, se o sangue tiver RH negativo, podem doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber negativo.

Dê sangue! Partilhe o melhor de si!

Para saber mais, consulte: