Promoção da atividade física: Plano Nacional para a Atividade Física apresentado, dia 20, em Lisboa

19/04/2018

O Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, acolhe a apresentação do Plano de Ação Nacional para a Atividade Física, no dia 20 de abril de 2018, no âmbito de uma sessão comemorativa do Dia Mundial da Atividade Física 2018.

A sessão comemorativa, a decorrer entre as 10 e as 13 horas, é promovida pela a Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física.

O dia começará sobre rodas. O Secretário de Estado da Saúde Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, o Secretário de Estado da Educação,  João Costa, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo,  juntamente com elementos dos respetivos Ministérios, vão chegar ao evento de bicicletas do GIRA – serviço de bicicletas partilhadas de Lisboa.

A ação advém também do compromisso assumido pelo Governo, em 2017, e que se materializou num Plano de Ação Nacional para a Atividade Física, que será apresentado publicamente no âmbito da sessão comemorativa.

Trata-se de uma plataforma 100% digital e em permanente atualização onde qualquer pessoa poderá encontrar toda a informação útil (e tecnicamente validada) sobre atividade física em Portugal. Além de números, estudos e recomendações, lá serão divulgadas iniciativas de promoção da atividade física, disseminados projetos, e partilhadas experiências de sucesso.

A promoção da atividade física está entre as prioridades do Governo

O grande objetivo deste Plano de Ação Nacional, que resulta do envolvimento de quatro Ministérios (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Saúde), é criar um largo compromisso social em torno da importância da atividade física.

Depois de criado o Programa Prioritário para a Promoção da Atividade Física, em 2016, no ano passado foi criada a Comissão Intersectorial para a Promoção da Atividade Física (que envolve os Gabinetes da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, dos Secretários de Estado da Educação, da Juventude e do Desporto e do Emprego, da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Saúde) com o objetivo de elaborar, operacionalizar e monitorizar um Plano de Ação Nacional para a Atividade Física.

Em Portugal, segundo o Eurobarómetro de 2017, considerando todas as atividades físicas, apenas um quarto da população atinge as recomendações internacionais para a saúde. E estima-se que cerca de 14% das mortes anuais esteja associada à inatividade física, um valor superior à média mundial.

Dia Mundial da Atividade Física, que se assinala anualmente a 6 de abril, visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.

A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, entre elas:

  • Evita o excesso de peso e a obesidade;
  • Previne o aparecimento de doenças;
  • Reduz a tensão arterial;
  • Melhoria da auto estima;
  • Redução do stress;
  • Contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico;

A Organização Mundial de Saúde, que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

Para saber mais, consulte:

DGS > Comemorações do Dia Mundial da Atividade Física 2018