Promoção da atividade física: Plano de Ação Nacional foi apresentado hoje

20/04/2018

Foi apresentado esta sexta-feira, dia 20 de abril, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, o Plano de Ação Nacional para a Atividade Física (PANAF).

A iniciativa inseriu-se no âmbito da sessão comemorativa do Dia Mundial da Atividade Física 2018 e foi promovida pela Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física.

SEAS_bicicletas

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, o Secretário de Estado da Educação, João Costa, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, chegaram ao evento de bicicletas do GIRA – serviço de bicicletas partilhadas de Lisboa. Após a sessão de abertura, seguiram-se intervenções sobre o PANAF e a promoção da atividade física e do desporto em Portugal. O encerramento ficou a cargo da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

SEAS_atividade_fisica2

O PANAF consiste numa plataforma digital onde estão disponíveis diversas informações úteis e tecnicamente validadas sobre a atividade física em Portugal. Além de números, estudos e recomendações serão divulgadas iniciativas de promoção da atividade física, apresentados projetos e partilhadas experiências de sucesso.

O grande objetivo do Plano, que resulta do envolvimento de quatro Ministérios (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Saúde), é criar um largo compromisso social em torno da importância da atividade física. Pretende que os cidadãos saibam o que existe à disposição perto de sua casa para a prática de atividade física, procurando, ainda, servir de fonte de inspiração para os vários setores da sociedade desenvolverem programas que visem promover a atividade física, dinamizando e incentivando a implementação de projetos em áreas menos exploradas como a mobilidade ativa, o local de trabalho ou os cuidados de saúde.

Neste encontro, o diretor do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, Pedro Teixeira, explicou que o objetivo é fazer da atividade física um sinal vital, permitindo perceber qual o nível de atividade física dos portugueses. Espera-se que, pelo menos 30% dos utentes dos centros de saúde, tenham a sua atividade física enquanto sinal vital avaliada pelos médicos de família até ao fim deste ano.

O Programa de Promoção da Atividade Física pretende ainda que se passe desta avaliação para o aconselhamento breve e, nesse sentido, desenvolveu guias para a atividade física que os médicos de família ou outros profissionais dos centros de saúde podem passar aos utentes, incluindo por email ou telemóvel.

Segundo Romeu Mendes, coordenador da Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física, foram já emitidas 4.500 guias de atividade física pelos cuidados de saúde primários entre janeiro e fevereiro deste ano.

Este ano e no próximo vão ainda ser desenvolvidos projetos-piloto em centros de saúde para consultas de prescrição da atividade física. As unidades de saúde ainda não estão selecionadas, mas deverão ser entre 10 a 20, sendo que as consultas serão dadas por uma equipa multidisciplinar constituída por um médico com pós-graduação em medicina desportiva e um fisiologista do exercício.

Para saber mais, consulte: