Nova edição de curso “Os mapas como ferramenta epidemiológica” – INSA

imagem do post do Nova edição de curso “Os mapas como ferramenta epidemiológica”

02-05-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, promove, dia 5 de junho, nas suas instalações em Lisboa, a segunda edição da ação formativa “Os mapas como ferramenta epidemiológica”. Este curso de introdução à epidemiologia espacial tem como objetivo dotar os formandos de conhecimentos que permitam construir mapas, através de ferramentas de sistemas de informação geográfica, e analisar criticamente os resultados obtidos.

Destinada a investigadores, profissionais de saúde e a todos aqueles que se interessam pela temática, a formação terá a sua componente prática desenvolvida em ambiente R (The R Project for Statistical Computing), pelo que os participantes devem trazer os seus computadores pessoais com R e R Studio instalados. Os interessados em participar nesta iniciativa deverão efetuar a sua inscrição até 25 de maio, através do preenchimento do seguinte formulário.

“Introdução à epidemiologia”, “Noções gerais sobre mapeamento de dados” e “Produção de mapas” são alguns dos temas a abordar  nesta ação formativa, que funcionará com um número máximo e mínimo de dez e seis formandos. Para mais informações, consultar a plataforma de e-learning do Instituto Ricardo Jorge ou consultar o programa do curso.

A descrição e análise da distribuição geográfica dos acontecimentos de saúde e fatores que os determinam é fundamental para a investigação, planeamento, intervenção e avaliação em Saúde Pública. Os mapas são ferramentas poderosas no apoio à descrição espacial de dados e indicadores e sua análise.