INEM | Emergência Médica: Tempo de espera médio de atendimento de chamadas desceu em 2018

09/05/2018

O tempo de espera de chamadas recebidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) diminuiu na primeira semana de maio, atingindo os 13 segundos, um valor significativamente inferior à média de 36 segundos registada no ano de 2017.

Também para a totalidade dos primeiros quatro meses de 2018, o tempo de atendimento foi inferior ao tempo médio registado no ano anterior, apesar do maior número de chamadas atendidas por dia.

O INEM designou recentemente uma equipa médica para acompanhar e monitorizar permanentemente a atividade das Centrais Médicas do INEM, os CODU. Esta foi uma das medidas que permitiu reduzir substancialmente o tempo de atendimento das chamadas recebidas nos CODU, de acordo com os dados seguintes que agora se divulgam:

Os CODU do INEM são Centrais de Emergência Médica responsáveis pela medicalização do Número Europeu de Emergência – 112.  Os pedidos de ajuda efetuados através do 112, que digam respeito a situações de urgência ou emergência médica, são transferidos para os CODU, competindo-lhes atender e avaliar os pedidos de socorro recebidos, com o objetivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada caso.

O funcionamento dos CODU é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de médicos, técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) e psicólogos, com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de emergência médica (ambulâncias e motociclos de emergência médica, viaturas médicas e helicópteros). Os meios de emergência são selecionados de forma criteriosa, de acordo com a situação clínica das vítimas e com a proximidade e acessibilidade ao local da ocorrência.

Este serviço assegura também o acompanhamento das equipas de emergência em atuação, através de informações clínicas recebidas, e seleciona e prepara a receção hospitalar dos doentes, com base em critérios clínicos, geográficos e de recursos da unidade de saúde de destino.

Para saber mais, consulte:

INEM – http://www.inem.pt/