ACSS, ARS e APDP assinam compromisso por mais 5 anos

imagem do post do ACSS, ARS e APDP assinam compromisso por mais 5 anos

A ACSS, as ARS e a APDP – Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal -, assinaram ontem, dia 14 de maio, na presença do Ministro da Saúde, um compromisso que permite à APDP continuar a prestar cuidados de saúde às pessoas com diabetes, passando por consultas, tratamentos e exames. O acordo agora assinado deverá vigorar de janeiro de 2019 até dezembro de 2023.

A Resolução da Assembleia da República n.º 105/2015, de 5 de agosto, recomenda ao Governo o reforço das medidas de prevenção, controlo e tratamento da diabetes.

A APDP ajuda a cuidar de cerca de 50 mil pessoas com diabetes, doença que, em Portugal, afeta mais de um milhão de pessoas. Por dia, são diagnosticados cerca de 200 novos casos e 500 são internados nos hospitais. A prevalência estimada da doença na população portuguesa, com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, é de 13,3%. A este número juntam-se mais de dois milhões de doentes com pré-diabetes. A APDP é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) vocacionada para a prestação de cuidados de saúde na área da diabetologia.

Publicado em 15/5/2018