Operação Fátima 2018: 100 pessoas assistidas pelo INEM no âmbito do 13 de maio

15/05/2018

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assegurou, até às 18 horas de domingo, a assistência médica pré-hospitalar a 100 pessoas no âmbito das comemorações do 13 de maio, em Fátima. Destas 100 pessoas, 75 foram assistidas no Hospital de Campanha do INEM, tendo 52 tido alta e 23 sido evacuadas para o Hospital de Leiria.

No que respeita à gravidade dos doentes assistidos, 14 vítimas foram consideradas urgentes e 86 pouco urgentes, onde se incluem 11 pessoas que receberam apoio psicológico do INEM. Ao nível da sua tipificação, 81 pessoas foram assistidas por «doença súbita» e 19 por «trauma».

Para a Operação Fátima 2018, o INEM:

  • Constituiu um Núcleo Técnico de Emergência Médica que funcionou integrado no Posto de Comando de Operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC);
  • Montou um Hospital de Campanha onde foi feita a admissão e triagem dos doentes, a sua estabilização e o atendimento em ambulatório;
  • Empenhou grupos de reforço estratégicos posicionados ao longo do recinto do Santuário de Fátima que operacionalizaram quatro motociclos de emergência médica e duas viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER).

Esta operação contou com o empenho de 40 profissionais do INEM, entre médicos, enfermeiros, técnicos de emergência pré-hospitalar, psicólogos, farmacêuticos e elementos de coordenação, logística, informática e telecomunicações.

No âmbito da Operação Fátima 2018, o INEM integrou o Dispositivo de Operações e Socorro da ANPC, composto ainda por corpos de bombeiros e pela Cruz Vermelha Portuguesa.

Ao INEM coube a responsabilidade de coordenar todas as atividades de saúde em ambiente pré-hospitalar, a triagem e evacuações primárias e secundárias, a referenciação e transporte para as unidades de saúde adequadas, bem como a montagem do seu Hospital de Campanha.

Além disso, foi responsável por executar a triagem e apoio psicológico a prestar às vítimas no local da ocorrência com vista à sua estabilização emocional.

Para saber mais, consulte:

Instituto Nacional de Emergência Médica – http://www.inem.pt/