Nefrologia de transição pediátrica: Serviço do CHMT abre a consulta a jovens com mais de 15 anos

28/05/2018

O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) dispõe, desde o dia 17 de maio, de Consulta de Nefrologia de Transição Pediátrica. Esta nova modalidade permite que os jovens, com mais de 15 anos, do distrito de Santarém e da região do Médio Tejo, sejam seguidos no Serviço de Nefrologia do CHMT e não tenham que se deslocar a outros pontos do país, nomeadamente a Coimbra e Lisboa, para onde eram encaminhados.

Ana Vila Lobos, diretora do Serviço de Nefrologia do CHMT e coordenadora desta consulta, explica que «vamos tratar a patologia nefrológica ou nefro-urológica a jovens com mais de 15 anos, que eram vistos na pediatria e depois enviados para Lisboa ou Coimbra, situação esta que trazia vários constrangimentos quer aos jovens quer às suas famílias».

Com a abertura da Consulta de Nefrologia de Transição Pediátrica, «vamos pôr à disposição destes jovens toda a nossa experiência e know-how, nomeadamente na consulta de seguimento nefrológico de onde poderemos enviar jovens para consulta de transplante renal pre-emptive, ou seja antes de iniciarem diálise», mas também na hemodiálise e diálise peritoneal pediátricas, caso sejam necessárias, refere Ana Vila Lobos.

A consulta Nefrologia de Transição Pediátrica vai decorrer às quintas-feiras e Ana Rita Alves, médica interna do Serviço de Nefrologia, vai realizar alguns estágios especialmente dirigidos a esta faixa etária, explicou a diretora do Serviço de Nefrologia, Ana Vila Lobos.

Esta nova consulta reforça ainda mais o Serviço de Nefrologia do CHMT, único no distrito de Santarém com capacidade para responder a utentes na faixa etária de transição pediátrica.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE > Notícias