Tuberculose | Ação conjunta em Lisboa: Parceria diagnostica 343 casos de TB em toxicodependentes

05/06/2018

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) salienta os feitos conquistados na saúde da população toxicodependente, no ano em que se assinalam 20 anos de colaboração regional entre a deteção e tratamento da tuberculose (TB) e o Programa de redução de danos e de proximidade aos utilizadores de drogas com apoio de saúde e psicossocial e recurso a administração de metadona da cidade de Lisboa (PSBLE), gerido pela Associação Ares do Pinhal.

Entre 2001 e 2017, foram diagnosticados 343 casos de tuberculose (TB+) nas pessoas que aderiram ao PSBLE. O diagnóstico tornou-se suspeito através da realização de 20.210 exames radiográficos e confirmado pelos exames bacteriológicos efetuados nos Centros de Diagnóstico Pneumológico (CDP) e na unidade móvel de radiorrastreio da ARSLVT/Departamento de Saúde Pública.

A colaboração também permite a toma vigiada dos medicamentos para o tratamento da tuberculose em conjunto com a toma de metadona aos utentes que se deslocam diariamente junto das unidades móveis do PSBLE.

Ao longo deste período, o CDP de Lisboa e o PSBLE deram resposta a 343 pessoas com diagnóstico de tuberculose (TB+), num total de 6.856 utentes, o que significa uma taxa de prevalência da tuberculose de 5%. No total, mais de 95,4% dos utentes completaram o tratamento para a tuberculose no decurso do programa de substituição e a taxa de abandono situou-se nos 4,6%.

«Desde o primeiro momento que chamámos a atenção para comportamentos como o alcoolismo, tabaco e outras toxicodependências como fatores a considerar na redução do abandono do tratamento da TB e na melhoria da acessibilidade à terapia. E estes números demonstram isso mesmo», explica Maria da Conceição Gomes, responsável pela área da Tuberculose da ARSLVT, realçando o papel fundamental desta parceria.

Destes doentes, a maioria tinham outros fatores de risco (HIV+ e Ac+ para a hepatite C).

De salientar que é condição prévia para frequentar o PSBLE efetuar o rastreio para a TB. Para aumentar a adesão, desde 2011, duas vezes por mês, a unidade móvel de radiorrastreio da ARSLVT acompanha a unidade móvel do PSBLE. Mas os utentes também podem efetuar o rastreio no CDP Dr. Ribeiro Sanches.

A colaboração da área da TB com a área das Dependências teve início em 1997. A parceria permanece até hoje com as Equipas de Tratamento de Xabregas/Taipas e Loures/Odivelas, bem como com as unidades móveis do PSBLE. Contudo, o fator impulsionador do fortalecimento dessa parceria surgiu em 1998, ano em que o Programa de Substituição da Metadona teve início no Casal Ventoso, em Lisboa.

O PSLBLE é atualmente financiado pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências e monitorizado pela Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, da ARSLVT.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP  – http://www.arslvt.min-saude.pt/