Calculadora de Risco da Diabetes: Mais de 49.000 cidadãos avaliados através do Portal SNS

08/06/2018

A área do cidadão do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem disponível a calculadora de risco da Diabetes Tipo 2, uma ferramenta que, até agora, permitiu fazer a avaliação de 49.128 utentes, até final de maio.

Dos 49.128 cidadãos avaliados, 1.483 foram convidados para consulta e cerca de 600 compareceram na consulta que diagnosticou 178 utentes com Diabetes tipo 2, que desconheciam ser portadores da doença.

Inserindo-se no Registo de Saúde Eletrónico, a Calculadora de Risco da Diabetes da Área do Cidadão pode ser uma forte aliada na prevenção e controlo da Diabetes tipo 2, porque sempre que são identificados riscos «moderado», «alto» ou «muito alto» é enviada informação para os Cuidados de Saúde Primários e feito agendamento de consulta, via telefone, para o Centro de Saúde a que o utente pertence. A partilha de informação só é feita após autorização do cidadão.

Estes utentes podem ainda ser convidados para consultas de grupo com um enfermeiro, de forma a trabalharem em conjunto em áreas distintas e preventivas, nomeadamente na adoção de hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, na prática de atividade física regular, no controlo periódico dos níveis de glicémia no sangue, entre outras medidas importantes.

É ainda possível efetuar o rastreio através da Calculadora em cerca de 97% farmácias portuguesas, seguindo um fluxo de dados muito semelhante: rastreio realizado na farmácia com o consentimento do utente; informação enviada para o SNS através da área do cidadão do Portal SNS e a informação é reencaminhada para os Cuidados de Saúde de Primários.

No âmbito do programa «Não à Diabetes», a área do cidadão do Portal SNS tem disponível a calculadora de risco da diabetes. Para o cidadão fazer o seu teste e saber o risco da doença, apresentado em cinco cores – verde, azul, amarelo, laranja e vermelho -, basta registar-se na área do cidadão do Portal SNS.

Nos termos do novo Regulamento de Proteção de Dados, o cidadão poderá alterar e retirar o seu consentimento à partilha de informação com profissionais de saúde, a qualquer momento, no menu de “Autorizações” da Área do Cidadão.

Na área da Transparência do Portal SNS é disponibilizada informação sobre a evolução da taxa de incidência da diabetes e sobre o programa de monitorização e acompanhamento. Fazer o teste do risco da Diabetes tipo 2 é bastante simples e pode fazer toda a diferença.

Para saber mais, consulte: