Seminários Ricardo Jorge: Instituto promove debate sobre integridade científica

12/06/2018

«Integridade científica: liberdade e responsabilidade» é o tema da segunda edição dos Seminários Ricardo Jorge 2018, que decorre no dia 14 de junho, pelas 14h30, no auditório Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa. O seminário visa refletir sobre conceitos, definições e causas, tentando entender a forma como a integridade científica pode e deve ser gerida no contexto nacional, tendo como base o «The European Code of Conduct for Research Integrity» e a recente recomendação do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Com entrada livre para todos os interessados, o seminário contará com a apresentação de Ana Sofia Carvalho (Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, Porto) e com os comentários de Célia Ventura (Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge). A iniciativa será também transmitida por videoconferência, no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira, no Porto.

As orientações daquilo que deve constituir uma conduta responsável em investigação seguem diferentes modelos: algumas têm enquadramento legal ou aparecem vertidas nas políticas das instituições e têm de ser seguidas, outras aparecem em códigos e guias de conduta e devem ser seguidas, e outras ainda, embora não estejam formalmente instituídas, são, presumivelmente, assumidas e transmitidas de forma informal entre investigadores e pelos tutores/orientadores.

Uma definição de conduta responsável em investigação científica, apresentada pelo Office of Research Integrity, inclui a «condução da investigação de forma a garantir as responsabilidades profissionais do cientista, contribuindo para a perpetuação da ciência como empreendimento de alto prestígio social». A responsabilidade em investigação encontra-se por sua vez enquadrada na matriz da integridade e da ética. A conduta responsável pode referir-se a situações relativas às questões de integridade científica e a questões de ética na investigação científica.

O Instituto Ricardo Jorge está a promover, ao longo do ano, no seu auditório em Lisboa, um ciclo de seminários sobre ciência e saúde pública. Estes seminários têm como objetivo estimular a discussão sobre temas de interesse para as atividades do instituto, para a ciência e para a saúde pública nacional e global, assim como divulgar interna e externamente algum do trabalho desenvolvido, trazendo novas perspetivas, saberes e ideias que possam melhorar as atividades realizadas.

Visite:

Instituto Ricardo Jorge  –  Notícias